Licenciamentos de construções novas caem 23,1% e novas obras 14,5% até março

Os fogos licenciados em construções novas recuaram 23,1% até março, em termos homólogos, tendo as licenças para obras de construção nova ou reabilitação para habitação caído 14,5% e o consumo de cimento aumentado 2,1%, segundo a AICCOPN.

© D.R.

De acordo com a “Síntese Estatística da Habitação” da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), hoje divulgada, ao nível do licenciamento municipal, até ao final de março, o número de fogos licenciados em construções novas registou “um expressivo decréscimo” de 23,1% face ao período homólogo, passando de 9.033 fogos no primeiro trimestre de 2023 para 6.942 alojamentos no trimestre em análise.

Por sua vez, verificou-se uma redução, em termos homólogos, de 14,5% no total de licenças emitidas para obras de construção nova ou de reabilitação de edifícios residenciais.

No primeiro trimestre de 2024, os dados da AICCOPN apontam que o consumo de cimento no mercado nacional registou um aumento homólogo de 2,1%, o que traduz “um significativo abrandamento” face aos 13,4% registados até fevereiro.

No que respeita à evolução do novo crédito à habitação concedido pela banca, aumentou 23,6% nos três primeiros meses de 2024, face ao período homólogo, perfazendo 3.647 milhões de euros, tendo-se a taxa de juro implícita no crédito à habitação fixado em 4,61%, um aumento de 1,78 pontos percentuais face ao mesmo mês de 2023.

Relativamente ao valor mediano da avaliação de habitação estabelecido para efeitos de crédito bancário, registou uma valorização de 6,5% em março, em termos homólogos, em resultado de variações de 5,7% nos apartamentos e de 9,2% nas moradias.

Analisando em maior detalhe a evolução na região da Grande Lisboa, a AICCOPN aponta um recuo de 11% no número de fogos licenciados em construções novas nos 12 meses terminados em março, para 3.748, face aos 4.209 alojamentos licenciados nos 12 meses anteriores.

Destes, 8% eram de tipologia T0 ou T1, 34% de tipologia T2, 40% de tipologia T3 e 18% de tipologia T4 ou superior.

Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação, verificou-se, nesta região, uma variação homóloga de 3,5% no mês de março.

Últimas do País

A AIMA atribuiu 386.463 autorizações de residência até 22 de outubro deste ano, mais 60% do que no mesmo período de 2024.
A associação ambientalista Zero lançou a campanha “1 bebé, 1 árvore” em que propõe que seja oferecida a plantação de uma árvore a cada bebé, contribuindo para o restauro da floresta portuguesa.
As ilhas dos grupos central e Oriental dos Açores estão sob aviso amarelo até terça-feira devido a precipitação por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada.
O empresário e embaixador da comunidade 'tech' Outono, Diogo Guerner, admite ter ficado chocado ao mudar-se para a Alemanha ao perceber que, na vertente tecnológica, Portugal está “muito mais avançado” em vários aspetos.
Jovens, pessoas desempregadas ou em transição profissional e estrangeiros estão entre os trabalhadores que mais concorrem a vagas de trabalho temporário para reforçar as equipas no 'pico' de atividade no Natal, segundo as recrutadoras ouvidas pela Lusa.
Quatro habitações ficaram inundadas nos Açores, duas na vila de Água de Pau, onde 10 viaturas foram arrastadas devido ao transbordar de uma ribeira, segundo a presidente da autarquia, Vanessa Silva.
As Ordens dos Médicos e dos Enfermeiros enviaram à ministra da Saúde uma proposta conjunta para defender o reforço do modelo português de emergência médica, numa altura em que o Governo se prepara para substituir o presidente do INEM.
A Polícia Marítima apreendeu mais de duas dezenas de motas de água e material náutico suspeito no interior de um armazém, no concelho de Portimão, no distrito de Faro, foi hoje anunciado.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) suspendeu preventivamente um professor daquela instituição após tomar conhecimento de queixas de alunas que o acusam de importunação em redes sociais.
Parte do piso à entrada da Praça Rodrigues Lobo, em Leiria, abateu hoje de manhã devido à chuva que se fez sentir, tendo uma viatura caído no buraco, informou fonte da Câmara Municipal de Leiria.