Europol desmantela rede de tráfico de cocaína vinda do Brasil para a Europa

Uma vasta rede de tráfico de cocaína para a Europa, que operava desde o Brasil até Espanha, passando pela Turquia, foi desmantelada, com 40 pessoas detidas e oito toneladas de cocaína apreendidas, revelou hoje a Europol.

© D.R.

A operação contou com a participação de forças policiais de uma dezena de países durante três anos, representando um “rude golpe” contra esta “rede criminosa envolvida no tráfico de droga em grande escala”, refere a Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol) num comunicado.

Além disso, a operação “pôs termo” às atividades deste “cartel”, cujos líderes, originários dos Balcãs, tinham a sua base na Turquia e no Dubai.

Segundo a Europol, a fase final desta operação começou com a descoberta, em agosto de 2023, pela Guarda Civil espanhola, de 700 quilos de cocaína transportados num barco ao largo das Ilhas Canárias, tripulado por cidadãos croatas e italianos.

Através da análise das comunicações e da troca de informações com outras forças policiais, os investigadores da Europol conseguiram estabelecer uma ligação com as apreensões anteriores, rastreando a cocaína até aos seus cabecilhas, membros de uma rede criminosa dos Balcãs.

Tratava-se de uma “estrutura poderosa”, com “capacidade para transportar toneladas de cocaína por todo o mundo”, explicou Óscar Esteban Remacha, chefe da unidade de tráfico de droga da Guardia Civil espanhola, numa conferência de imprensa.

De acordo com a Europol, foram detidas 40 pessoas nesta operação, incluindo dois croatas que eram os cabecilhas da rede de trafico de estupefacientes e que foram detidos em Istambul no final de 2023.

Na quarta-feira foram detidos outros quatro elementos da rede em Espanha.

Entre estas quatro pessoas, conta-se um homem de 40 anos, detido perto de Marbella, uma estância balnear muito popular entre os traficantes de droga.

De acordo com um jornalista da agência de notícias France-Presse (AFP) que testemunhou a operação, o homem foi detido na sua casa por uma dezena de elementos da Guardia Civil fortemente armados.

Os investigadores explicaram que esta vasta rede enviava a droga da América do Sul por barco para “centros logísticos na África Ocidental e nas Ilhas Canárias” e depois para centros de distribuição “na Bélgica, Croácia, Alemanha, Itália e Espanha”.

Segundo a Europol, oito toneladas de cocaína foram recuperadas pela polícia durante as várias operações realizadas nos últimos três anos contra esta rede de tráfico de estupefacientes. Foram igualmente apreendidos numerosos bens, num valor total de várias dezenas de milhões de euros.

“Esta é uma das maiores operações realizadas até à data contra os cartéis de droga dos Balcãs”, disse Tomislav Stambuk, oficial da polícia croata responsável pela luta contra a droga, na conferência de imprensa.

Este cartel era constituído por “numerosas células” que se caracterizavam por praticarem atos de “grande violência”, salientou o mesmo oficial da polícia.

Últimas do Mundo

Um jovem russo a cumprir uma pena por ter alegadamente queimado o Corão foi condenado a 13 anos e meio de prisão por traição a favor da Ucrânia, anunciou hoje um tribunal regional russo.
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, manifestou-se hoje favorável a uma mudança na estrutura militar do país, de forma a “reduzir a burocracia” e a facilitar a gestão das tropas envolvidas na guerra contra a Rússia.
O papa Francisco apelou hoje aos jovens do mundo para não se deixarem contagiar por a ânsia do reconhecimento ou o desejo de serem “estrelas por um dia” nas redes sociais, durante a missa.
Um suspeito foi morto e três polícias ficaram feridos num tiroteio ocorrido esta manhã perto da embaixada de Israel em Amã, capital da Jordânia, num incidente que as autoridades informaram estar controlado.
A Rússia avisou hoje a Coreia do Sul que o uso de armas fornecidas por Seul à Ucrânia para “matar cidadãos russos destruirá definitivamente” as relações entre os dois países.
Carlos Monjardino, presidente da Fundação Oriente, considera que se assiste nos últimos anos, sobretudo desde a chegada de Xi Jinping à presidência chinesa, a "uma certa vontade de acelerar o processo" de 'reunificação' de Macau à China.
O presidente eleito Donald Trump escolheu Russell Thurlow Vought, um dos 'arquitetos' do programa governamental ultraconservador Projeto 2025, para chefiar o Gabinete de Gestão e Orçamento do futuro Governo.
Os Estados-membros das Nações Unidas (ONU) adotaram hoje por consenso uma resolução que visa dar início a negociações formais para a criação de uma convenção sobre crimes contra a humanidade.
Pelo menos quatro pessoas morreram e 33 ficaram feridas num ataque, atribuído a Israel, que destruiu um edifício no centro de Beirute, noticiaram esta manhã os meios de comunicação do Líbano.
O Governo do Laos disse hoje estar "profundamente entristecido" pela morte de seis turistas ocidentais, alegadamente após terem bebido álcool adulterado com metanol em Vang Vieng, uma cidade do noroeste do país, popular entre mochileiros.