Empresário diz em tribunal que Pinto Moreira lhe pediu 50 mil euros, ex-autarca nega

O empresário Francisco Pessegueiro, arguido no processo Vórtex, disse hoje em tribunal que o ex-presidente da Câmara de Espinho Pinto Moreira lhe pediu 50 mil euros para aprovar dois projetos urbanísticos, o que foi negado pelo ex-autarca do PSD.

© D.R

Durante o início do julgamento, que começou hoje no Tribunal de Espinho, no distrito de Aveiro, Francisco Pessegueiro referiu que o dinheiro foi pedido pelo então presidente da Câmara de Espinho, durante um encontro num café no centro da cidade, numa altura em que estavam em discussão três projetos estratégicos, para a construção de um lar, um hospital e um hotel.

“Foi aí que me foi pedido pelas ‘démarches’ políticas dele, que seriam necessários 25 mil euros para o lar, 25 mil euros para o hospital e, relativamente ao hotel não conseguiu quantificar, porque era muito problemático a zona onde estava inserido”, disse o empresário.

Últimas do País

O homem detido na terça-feira pela Polícia Judiciária (PJ) suspeito de ser o autor de um incêndio florestal no concelho da Batalha saiu em liberdade, após ser presente a um juiz de instrução criminal, foi hoje divulgado.
A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 106 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões norte e centro, atingidas pelos incêndios desde o fim de semana, já arderam 75.645 hectares.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje três homens suspeitos de assalto a ourivesarias em Fátima, numa operação de perseguição e detenção que obrigou ao encerramento do trânsito na Ponte 25 de Abril.
O Ministério Público (MP) disse hoje, nas alegações em tribunal, que espera que o julgamento do processo conhecido como 'cartel da banca' contribua para o reforço da confiança no setor bancário.
A PSP deteve 5.962 pessoas durante a habitual operação “Verão Seguro 2024”, sendo a maioria (2.328) por crimes rodoviários, dos quais sobressai a condução com excesso de álcool, segundo o balanço final hoje divulgado.
Mais de 4.400 operacionais, apoiados por 1.600 meios terrestres, continuavam às 08:00 de hoje a combater cerca de 50 fogos rurais em Portugal continental, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O "Encontro Solidário" de guardas prisionais que estava marcado para o exterior da cadeia de Vale de Judeus na quinta-feira foi adiado para 07 de outubro, anunciou hoje o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP).
O presidente da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) considerou hoje que o aumento da população estrangeira residente em Portugal constitui um desafio para o país, mas rejeitou que se trate de uma "grande onda migratória".
Seis alunos de uma escola básica do concelho de Azambuja foram hoje esfaqueados por um colega, tendo um deles ficado em estado grave e sido transportado para o hospital, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
A Polícia Judiciária (PJ) já deteve pelo menos 29 pessoas por suspeitas de incêndio florestal em 2024, segundo dados fornecidos pela PJ, num registo próximo daquele que foi alcançado no mesmo período do ano passado.