‘Óscares do Queijo’ com quase cinco mil exemplares neste fim de semana em Viseu

O World Cheese Awards, conhecido por 'Óscares do Queijo', realiza-se pela primeira vez em Portugal, em Viseu, neste fim de semana, com quase cinco milhares de exemplares, 182 portugueses, uma participação recorde, disse hoje a organização.

© D.R.

“Ao longo dos três dias haverá milhares de queijos, vinhos e produtos regionais para provar com um ‘summit’ de queijos’ e um festival gastronómico abertos ao grande público e de acesso gratuito”, disse em comunicado a organização.

De 15 a 17 de novembro, o Pavilhão Multiúsos, em Viseu, acolhe a primeira edição em Portugal, do concurso internacional de queijos, o World Cheese Awards (WCA), comummente conhecido como os “Óscares do Queijo” que realiza a sua 36.ª edição.

“Viseu será palco de uma edição histórica ao receber a maior delegação portuguesa de sempre, com 182 queijos na corrida aos “Óscares do Queijo” e cerca de 100 stands de produtores nacionais na Tenda Viseu”, anunciou.

Segundo o comunicado, durante os três dias, os “fãs e apreciadores” dessa iguaria têm oportunidade para “provar alguns dos melhores e mais exclusivos exemplares”, num total de 4.784 queijos, provenientes de 47 países que estarão sujeitos ao “exigente júri composto por mais de cerca de 250 especialistas de 40 nacionalidades”.

Segundo o responsável e impulsionador do evento em Portugal, Bruno Filipe Costa, é também uma oportunidade para “descobrir e conhecer de perto os produtores nacionais e regionais que tanto orgulham” Portugal.

“E que projetam diariamente os queijos portugueses além-fronteiras, num tributo ao incrível e incomparável legado de produção queijeira das diversas regiões do país”, sublinha na nota de imprensa.

A organização refere ainda que, além das provas, há ainda a possibilidade, no dia 15 de novembro, de “acompanhar, em primeira mão, o concurso de queijos, a partir de uma galeria, onde poderão acompanhar o processo de julgamento”.

“Incluindo o súper júri dos World Cheese Awards, que irá decidir qual o queijo Campeão do Mundo numa avaliação de queijos ao vivo”, destaca Bruno Filipe Costa.

O fim de semana conta com diversas atividades em torno do queijo, desde visitas guiadas ao recinto dos WCA, que incluem degustações de uma seleção de queijos acompanhadas por um membro do júri, uma feira de produtores, provas e apresentações de produtos, bem como harmonizações de vinhos com queijos.

No total, a Arena WCA 2024 conta com 2.400 metros quadrados para o “maior concurso mundial” de queijos, que inclui a cerimónia de entrega de prémios e ainda um espaço “súper ‘gold’ reservado aos 20 melhores queijos do mundo”.

Além dessa área, os visitantes podem “percorrer os 1.500 metros quadrados da Tenda Viseu, reservada aos produtores da região, com mais de 100 stands, e que reúne também algumas das mais exclusivas marcas mundiais”.

“Ao longo dos três dias, haverá ainda provas comentadas, degustações, ‘workshops’ de queijos e produtos regionais, oito sessões de ‘showcooking’ com alguns dos melhores chefs nacionais, música ao vivo, diversas atividades em torno do queijo e muitas surpresas”, antecipa a organização.

Últimas de Cultura

A canção “Deslocado”, interpretada pelos NAPA, venceu hoje o 58.º Festival da Canção e, por isso, irá representar Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, em maio na Suíça.
Nove espetáculos e 25 apresentações integram o programa do Festival de Teatro de Pombal, que este ano se estende pela primeira vez a todas as 13 freguesias daquele concelho do distrito de Leiria, de 07 a 27 de março.
O coordenador científico do Centro de Investigação sobre as Artes do Circo (RISCO), Rui Leitão, alertou que o património circense português está em risco por falta de um espaço digno para armazenamento e conservação de documentos históricos.
A Companhia Nacional de Bailado (CNB) estreia na quinta-feira, no Teatro Camões, em Lisboa, o bailado 'Stravinsky Violin Concerto', do coreógrafo George Balanchine (1904-1983), inserido num programa com peças de William Forsythe e Andrew McNicol.
O Festival de Cannes escolheu um dos rostos mais conhecidos do cinema francês, a atriz Juliette Binoche, para presidir ao júri da sua 78.ª edição, de 13 a 24 de maio.
A relevância das artes e indústrias gráficas, bem como a história ligada ao movimento associativo daqueles profissionais, são o mote para duas exposições na Universidade de Coimbra (UC) que serão inauguradas na segunda-feira.
O Centro de Ciência Viva do Museu do Côa lançou um desafio aos alunos do 1.º ciclo do Vale do Côa que, desde 2022, os leva numa viagem no tempo, desde o Paleolítico Superior até à atualidade.
Um novo serviço das bibliotecas públicas permite aceder gratuitamente através de uma plataforma a livros digitais e audiolivros em todo o país, numa iniciativa da Direção-Geral do Livro.
O museu do Louvre, em Paris, será alvo de uma grande remodelação, que inclui a mudança da icónica obra “Mona Lisa” para uma nova sala, com bilhete próprio de acesso, anunciou o presidente francês.
Fotografias do campo de Auschwitz-Birkenau, testemunhos e documentos integram um dos maiores arquivos sobre o Holocausto que está acessível na internet.