Formação de técnicos do INEM será dada em colaboração com as escolas médicas

A formação de técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH) deixará de ser dada exclusivamente pelo INEM a partir de 2025 e será externalizada em colaboração com as escolas médicas, anunciou hoje o presidente do instituto.

©INEM

“Esta formação será a curto e médio prazo, ainda em 2025, complementada em colaboração com as escolas médicas”, adiantou Sérgio Janeiro na Comissão de Saúde, onde está a ser ouvido sobre a situação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a pedido do PS e do Chega.

O responsável do instituto adiantou ainda que já foram feitos contactos com o Conselho das Escolas Médicas Portuguesas e com várias das faculdades de medicina com esse objetivo.

“Essa formação irá avançar e irá ser externalizada e deixará de ser dada exclusivamente pelo INEM”, permitindo libertar o instituto para o “papel de regulador e fiscalizador que deve exercer com mais rigor”, referiu Sérgio Janeiro.

Últimas do País

A Polícia Judiciária (PJ) informou, esta quarta-feira, que participou este mês numa operação marítima internacional de "grande escala" no Oceano Atlântico, entre as Canárias e a Madeira, que fez quatro detenções e à apreensão de 2,3 toneladas de cocaína.
O Tribunal Constitucional rejeitou a contestação de Armando Vara à decisão de reverter o perdão de pena que lhe tinha sido concedido na pandemia, o que deve levar o ex-governante a regressar à prisão para cumprir o tempo restante.
O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) pediu hoje ao Ministério da Justiça "para ouvir e olhar" para estes profissionais que, diariamente, lidam com carências de meios, equipamentos obsoletos, infraestruturas degradadas e processos judiciais cada vez mais complexos.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) rejeitou hoje o encerramento de algumas urgências locais para dar lugar a uma centralização de serviços, sobretudo na área da saúde maternoinfantil, considerando ser mais uma medida desvantajosa para a população.
A Polícia Judiciária (PJ) investiga dois ataques a tiro contra repartições das Finanças na Área Metropolitana de Lisboa, ocorridos entre sexta-feira e segunda-feira, levantando preocupações ao mais alto nível das autoridades, segundo o Correio da Manhã.
O julgamento do processo ‘Operação Lex’ arrancou hoje no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) com o juiz conselheiro presidente do coletivo a assinalar o caráter “inédito na história judiciária” portuguesa do caso que senta ex-juízes no banco dos réus.
Nove distritos de Portugal continental vão estar na sexta-feira sob aviso laranja (o segundo mais grave) devido à previsão de chuva forte e persistente, determinou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os dois homens de nacionalidade espanhola, suspeitos de envolvimento na morte de um militar da GNR durante uma operação de combate ao tráfico de droga no rio Guadiana, foram libertados sob termo de identidade e residência. A informação foi confirmada ao CM pela Diretoria do Sul da Polícia Judiciária, à qual a GNR entregou os detidos.
A Proteção Civil registou, até às 12:00, 1.147 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo, sobretudo inundações, concentradas na Grande Lisboa, Península de Setúbal e Algarve, disse à agência Lusa o comandante Elísio Pereira.
O Ministério da Cultura vai criar um Prémio Nacional de Banda Desenhada, com 30.000 euros, para reconhecer pessoas, obras e inovação nesta expressão artística em Portugal, revelou hoje a ministra Margarida Balseiro Lopes.