Urgência Pediátrica e Bloco de Partos do hospital de Beja encerrados entre terça e quarta-feira

O Serviço de Urgência Pediátrica e Bloco de Partos do hospital de Beja vão estar encerrados entre as 08:00 de terça-feira e as 08:00 de quarta-feira, revelou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

© D.R.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a ULSBA informou que “por dificuldades na elaboração das escalas médicas, a urgência” daquela unidade de saúde irá funcionar “com constrangimentos nos próximos dias”.

Entre eles está o encerramento do Serviço de Urgência Pediátrica e do Bloco de Partos, entre as 08:00 do dia 31 deste mês (terça-feira) e as 08:00 de dia 01 de janeiro de 2025 (quarta-feira), precisou.

Já o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica de adultos “receberá apenas doentes referenciados (encaminhados pelo CODU/ INEM, SNS24 ou outros médicos)”, entre as 20:00 de quarta-feira (01 de janeiro de 2025) e as 08:00 de quinta-feira (02 de janeiro de 2025).

Os constrangimentos afetam também o Serviço de Urgência Básico de Moura que estará encerrado entre as 08:00 deste domingo e as 08:00 de segunda-feira, indicou.

No comunicado, a ULSBA apelou aos utentes para contactarem a linha de apoio do SNS24 (808 242424) ou 112 (em caso de urgência), antes de recorrerem às urgências hospitalares, para garantir uma correta orientação “de acordo com o grau de gravidade da situação”.

Lembrou ainda que “sempre que possível [o utente] deve recorrer aos cuidados de saúde primários que, nos dias 31 de dezembro e 01 janeiro, estarão a funcionar em regime de consulta aberta, das 08:00 às 20:00, em Beja, e, das 08:00 às 13:00, nos Centros de Saúde de Aljustrel, Almodôvar, Ferreira do Alentejo, Mértola, Ourique, Serpa e Vidigueira.

Também em comunicado divulgado hoje a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) revelou que o Serviço de Urgência Polivalente do Hospital de Évora está a funcionar com equipa reduzida na especialidade de Medicina Interna, entre as 12:00 de hoje e até às 09:00 de segunda-feira.

Esta situação, segundo a ULSAC, deverá “resultar em tempos de espera mais longos”.

Na mesma nota, a ULSAC realçou que os utentes devem ligar para a linha de saúde 24 ou recorrer à Consulta de Doença Aguda da sua Unidade de Saúde, para casos não emergentes, estando em funcionamento os Serviços de Urgência Básica de Estremoz, Montemor-o-Novo e o Serviço de Atendimento Permanente de Vendas Novas.

Últimas do País

O Presidente da República pediu hoje celeridade às autoridades responsáveis pelo relatório final sobre o acidente mortal no Ascensor da Glória, em Lisboa, agradecendo as primeiras conclusões preliminares conhecidas no sábado.
A GNR desmantelou uma rede de tráfico de estupefacientes no concelho de Ponte de Sor, detendo quatro homens e uma mulher, entre 25 e 47 anos, e apreendeu mais de 7.000 doses de droga, foi hoje anunciado.
Os bombeiros conseguiram dominar esta madrugada o incêndio que começou no sábado de manhã em Sandomil, concelho de Seia, disse à Lusa fonte da proteção civil.
O suspeito de ter ateado o fogo que está a lavrar desde hoje de manhã no concelho de Seia, distrito da Guarda, está retido no Posto Territorial da GNR de Seia, disse à Lusa fonte da corporação.
O Ministério da Saúde assinou esta semana com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) o protocolo de negociação sobre os novos modelos de organização do trabalho destes profissionais de saúde, anunciou hoje a tutela.
O Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP deteve, na quinta-feira, em Lisboa, um homem de 23 anos, suspeito de exercer "de forma reiterada, violência física e psicológica sobre a sua bisavó, de 83 anos", anunciou hoje aquela polícia.
Mais de 200 operacionais, apoiados por 63 viaturas e 10 meios aéreos, combatem hoje um incêndio que deflagrou próximo Sandomil, no concelho de Seia, distrito da Guarda, de acordo com a Proteção Civil.
Os nove processos disciplinares instaurados pelos serviços prisionais a sete guardas, um chefe e um diretor de Vale de Judeus após a fuga de cinco reclusos foram concluídos com dois arquivamentos, duas suspensões e cinco multas.
Os elevadores históricos da Glória e do Lavra nunca foram fiscalizados pela Autoridade Nacional de Segurança Ferroviária (ANSF), ao contrário dos ascensores da Bica e de Santa Justa, avança o Público na edição de hoje.
A urgência polivalente do hospital de Évora está a limitar a admissão de utentes, desde as 11:00 de hoje e até às 20:00 de segunda-feira, devido à elevada afluência de doentes e redução da equipa clínica.