Urgência Pediátrica e Bloco de Partos do hospital de Beja encerrados entre terça e quarta-feira

O Serviço de Urgência Pediátrica e Bloco de Partos do hospital de Beja vão estar encerrados entre as 08:00 de terça-feira e as 08:00 de quarta-feira, revelou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

© D.R.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a ULSBA informou que “por dificuldades na elaboração das escalas médicas, a urgência” daquela unidade de saúde irá funcionar “com constrangimentos nos próximos dias”.

Entre eles está o encerramento do Serviço de Urgência Pediátrica e do Bloco de Partos, entre as 08:00 do dia 31 deste mês (terça-feira) e as 08:00 de dia 01 de janeiro de 2025 (quarta-feira), precisou.

Já o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica de adultos “receberá apenas doentes referenciados (encaminhados pelo CODU/ INEM, SNS24 ou outros médicos)”, entre as 20:00 de quarta-feira (01 de janeiro de 2025) e as 08:00 de quinta-feira (02 de janeiro de 2025).

Os constrangimentos afetam também o Serviço de Urgência Básico de Moura que estará encerrado entre as 08:00 deste domingo e as 08:00 de segunda-feira, indicou.

No comunicado, a ULSBA apelou aos utentes para contactarem a linha de apoio do SNS24 (808 242424) ou 112 (em caso de urgência), antes de recorrerem às urgências hospitalares, para garantir uma correta orientação “de acordo com o grau de gravidade da situação”.

Lembrou ainda que “sempre que possível [o utente] deve recorrer aos cuidados de saúde primários que, nos dias 31 de dezembro e 01 janeiro, estarão a funcionar em regime de consulta aberta, das 08:00 às 20:00, em Beja, e, das 08:00 às 13:00, nos Centros de Saúde de Aljustrel, Almodôvar, Ferreira do Alentejo, Mértola, Ourique, Serpa e Vidigueira.

Também em comunicado divulgado hoje a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) revelou que o Serviço de Urgência Polivalente do Hospital de Évora está a funcionar com equipa reduzida na especialidade de Medicina Interna, entre as 12:00 de hoje e até às 09:00 de segunda-feira.

Esta situação, segundo a ULSAC, deverá “resultar em tempos de espera mais longos”.

Na mesma nota, a ULSAC realçou que os utentes devem ligar para a linha de saúde 24 ou recorrer à Consulta de Doença Aguda da sua Unidade de Saúde, para casos não emergentes, estando em funcionamento os Serviços de Urgência Básica de Estremoz, Montemor-o-Novo e o Serviço de Atendimento Permanente de Vendas Novas.

Últimas do País

O Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP) disse hoje que a auditoria às condições de segurança das 49 prisões portuguesas, pedida pela ministra da Justiça, “só vem confirmar” tudo o que tem alertado nos últimos anos.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) afirmou hoje que o acordo alcançado entre o Sindicato Independente dos Médicos e o Governo é uma traição aos profissionais que trabalham no Serviço Nacional de Saúde.
A auditoria às condições de segurança das 49 prisões, pedida pela ministra da Justiça, já está concluída e o relatório revela “deficiências” nos equipamentos, organização e gestão de recursos.
Seis serviços de urgência de Ginecologia/Obstetrícia, de Pediatria e Geral estão hoje e na quarta-feira encerrados, segundo as Escalas de Urgências do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) contém informações erradas acerca do funcionamento de alguns Serviços de Urgência Básica, ao referir que possuem a especialidade de urgência pediátrica, quando só possuem urgência geral. É o caso dos hospitais de Ponte de Lima, Monção e Peniche.
O Plano Municipal de Contingência para pessoas em situação de sem-abrigo de Coimbra vai ser ativado hoje, a partir das 20:00, face à previsão da descida da temperatura nos próximos dias, afirmou hoje a Câmara.
O INEM assinou hoje um protocolo de entendimento com a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), que prevê um aumento em cerca de 20% na comparticipação às corporações de bombeiros no transporte de emergência pré-hospitalar.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou hoje uma operação especial de prevenção na zona dos Olivais, em Lisboa, e foram detidas nove pessoas e apreendidas uma arma branca e uma arma de fogo, informou fonte policial.
Quase 70% dos portugueses manifestou preocupações sobre o tratamento de dados pessoais por sistemas de Inteligência Artificial (IA) usados por instituições financeiras, colocando o país muito acima da média da União Europeia (52%), segundo um estudo da Intrum, hoje divulgado.
A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu cerca de três toneladas e meia de cocaína que chegou a Portugal escondida em paletes de caixas de bananas num cargueiro, que habitualmente transporta fruta entre a Americana Latina e a Europa.