Decretado recolher obrigatório nas zonas afetadas pelos incêndios em Los Angeles

As autoridades locais anunciaram hoje que as zonas afetadas pelos incêndios que têm devastado Los Angeles, no sudoeste dos Estados Unidos, e que se tornaram alvo de pilhagens, encontram-se sob recolher obrigatório.

© D.R.

“Não se pode estar nestas zonas afetadas. Se estiverem, podem ser detidos. Estamos a fazer isto para proteger os edifícios e as casas que as pessoas abandonaram porque lhes foi ordenado”, afirmou hoje o xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna, numa conferência de imprensa.

Los Angeles tem estado a ser devastada ao longo da semana por cinco incêndios diferentes, que já causaram 10 mortos e a destruição de cerca de 10.000 edifícios, obrigando 180.000 pessoas a abandonar as suas casas.

Robert Luna informou que o toque de recolher em todas as zonas de evacuação obrigatória começará novamente às 18:00 locais (02:00 de Lisboa) para as casas que ainda se encontram intactas.

O procurador distrital de Los Angeles, Nathan Hochman, ameaçou processar quem pilhar, pilotar ‘drones’ em zonas de incêndio ou violar o recolher obrigatório “em toda a extensão da lei”.

“Pilhar é um crime desprezível”, afirmou o procurador.

Já foram feitas pelo menos 20 detenções por pilhagem e outros roubos nas zonas ardidas, o que levou às autoridades a impor o recolher obrigatório durante a noite.

“Não se pode estar nas zonas afetadas. Se estiver, está sujeito a ser preso”, reforçou Nathan Hochman.

Na quinta-feira, um avião dos bombeiros teve de ser imobilizado após ter sido atingido por um ‘drone’ pilotado por um civil, segundo o Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles, que avançou que o acidente não causou feridos.

Pilotar um ‘drone’ (aparelho aéreo não tripulado) durante o combate aos incêndios é um crime federal.

O maior incêndio na zona, em Palisades, a noroeste da segunda maior cidade dos Estados Unidos, está a devastar o bairro de luxo de Pacific Palisades, onde já arderam mais de 5.300 casas e outros edifícios, ao mesmo tempo que outro incêndio está a destruir Altadena, um subúrbio a leste de Los Angeles.

No total, os incêndios já queimaram quase 36.000 hectares, o equivalente a 145 quilómetros quadrados (km2).

Na tarde de quinta-feira, o incêndio de Kenneth, cujas as ordens de evacuação já foram levantadas, começou no vale de San Fernando e deslocou-se para o condado vizinho de Ventura, mas uma resposta grande e agressiva dos bombeiros impediu que as chamas se propagassem.

As causas dos maiores incêndios ainda continuam por identificar.

A AccuWeather, uma empresa que fornece dados sobre o impacto de fenómenos meteorológicos extremos, elevou na quinta-feira a estimativa dos danos e perdas económicas dos incêndios para entre 135 e 150 mil milhões de dólares (entre 131 e 146 mil milhões de euros, ao câmbio atual).

Últimas do Mundo

O emblemático Arco do Triunfo, em Paris, símbolo das vitórias do exército francês, realizou hoje uma emotiva e inédita cerimónia em homenagem aos soldados do Corpo Expedicionário Português (CEP) da 1.ª Guerra Mundial, reunindo diferentes gerações.
Os ataques israelitas a Gaza nas últimas 48 horas fizeram mais de 90 mortos, adiantou o Ministério da Saúde do enclave palestiniano, com Israel a intensificar a investida para pressionar o Hamas a libertar os reféns e desarmar.
O Presidente russo, Vladimir Putin, ordenou às suas tropas que observem um cessar-fogo na Ucrânia na Páscoa, a partir das 15:00 (hora de Lisboa) de hoje até domingo à noite, e instou Kiev a fazer o mesmo.
Os aviões Boeing 737 Max recusados por companhias aéreas chinesas já começaram a voar de regresso aos Estados Unidos, num momento em que se agrava a guerra comercial entre as duas maiores economias mundiais.
O Presidente norte-americano, Donald Trump anunciou esta sexta-feira estar em curso uma revisão profunda do sistema da função pública, que lhe dará poder para contratar e despedir diretamente até 50.000 empregos reservados a funcionários federais de carreira.
A polícia antiterrorismo italiana anunciou hoje a detenção de um cidadão tunisino suspeito de ter ligações ao grupo Estado Islâmico (EI) e que, segundo as autoridades, planeava um atentado em Itália.
Duas pessoas morreram e seis ficaram feridas num tiroteio na Universidade da Florida e o atirador, já detido, é um estudante da universidade, segundo o chefe da polícia da universidade, Jason Trumbower.
A polícia turca deteve 525 suspeitos de tráfico de droga durante a madrugada de hoje em Ancara, no que o ministro do Interior, Ali Yerlikaya, disse ser a "maior operação de narcóticos" realizada na Turquia.
Um adolescente sueco foi acusado na Austrália de utilizar aplicações (app) de comunicação encriptadas para facilitar assassinatos por encomenda na Suécia e na Dinamarca, anunciaram hoje as polícias dos três países.
O Tribunal Supremo do Reino Unido decidiu hoje que a definição de mulher na legislação britânica sobre a igualdade de género deve ser baseada no sexo biológico, excluindo mulheres transgénero.