Marcelo Rebelo de Sousa lamenta morte de ex-Presidente alemão Horst Köhler

O Presidente da República português lamentou hoje a morte do antigo chefe de Estado da Alemanha Horst Köhler, lembrando-o pela sua “dedicação à causa pública” e pela “promoção de uma parceria justa com África”.

© Facebook de The New Vision

Numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa escreveu que Horst Köhler vai ser “recordado com admiração pela sua dedicação permanente à causa pública e contributo para o equilíbrio económico e financeiro da Alemanha”.

“Economista de profissão e defensor convicto da economia social de mercado”, Marcelo lembrou ainda que como Presidente da Alemanha “distinguiu-se, também, a nível internacional, tendo pugnado ativamente pela promoção de uma parceria justa com África”.

“Durante o seu mandato como Diretor-Geral do Fundo Monetário Internacional, fomentou o alívio da dívida pública de países em desenvolvimento e fortaleceu a capacidade do FMI para gerir crises e promover a estabilidade financeira global”, escreveu Rebelo de Sousa, que enviou a mensagem de condolências ao Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier.

Horst Köhler, que morreu hoje, aos 81 anos, após uma curta e grave doença, foi eleito Chefe de Estado em 23 de maio de 2004 e confirmado no cargo cinco anos mais tarde, mas demitiu-se inesperadamente em 31 de maio de 2010, após comentários considerados infelizes sobre a missão da Alemanha no Afeganistão.

Desconhecido da maioria dos alemães quando chegou à chefia do Estado, Horst Köhler acabou por ser um popular Presidente, cargo que na Alemanha tem apenas um papel cerimonial e de representação e pouco poder.

Anteriormente, foi diretor do FMI entre 2000 e 2004, até ser eleito chefe de Estado.

Últimas Entrevistas

O Presidente da República português lamentou hoje a morte do antigo chefe de Estado da Alemanha Horst Köhler, lembrando-o pela sua “dedicação à causa pública” e pela “promoção de uma parceria justa com África”.
Licenciado em Engenharia Zootécnica, Luís Mira é Secretário-Geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) desde 1999 e Membro do Conselho Económico e Social (CES). É ainda Membro do Conselho Económico e Social Europeu (CESE), desde 2006.
A esquerda acha-se no direito de lutar por quaisquer meios (…) o que significa que o terrorismo de esquerda se torna aceitável.
osé Bourdain nasceu em Lisboa em 1971. É licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Mestre em Ciência Política. Iniciou a sua atividade profissional aos 16 anos no sector social/saúde/educação e fundou a Cercitop (cooperativa sem fins lucrativos) em 1998, onde é o Presidente do Conselho de Administração. Em 2013 criou a Tourism for All – Operador Turístico que trabalha o Turismo Para pessoas com deficiência e ajudou a fundar a Associação Nacional dos Cuidados Continuados em 2017, sendo o seu Presidente desde essa data.
Luís Cabral de Moncada é professor de Direito Público e autor de vasta obra (mais de setenta títulos) nos domínios do Direito Constitucional e do Direito Económico e da Regulação. Advoga, é jurisconsulto e colabora regularmente na imprensa com artigos de opinião.
José de Carvalho é Professor e Investigador de História. Tem 44 anos, é casado e pai de dois filhos e nasceu no Marco de Canavezes. Actualmente, vive no Porto. É autor de vários livros sobre História Político-religiosa Contemporânea.

Natividade Barbosa nasceu em Lille (França) em Março de 1985. Empreendedora desde os 18 anos, seguiu o curso técnico de Energias Renováveis. É gestora empresarial no ramo das energias renováveis e consultoria. As energias renováveis são uma solução realista para garantir a soberania energética do nosso país, ou, por outro lado, devem coexistir com outro […]

António Pinto Pereira nasceu em Luanda em 1964. É advogado e professor universitário com 30 anos de carreira, lecionando atualmente no ISCSP, onde também é investigador e membro integrado do Instituto do Oriente. Autor de mais de trinta livros publicados, António Pinto Pereira é também conhecido dos portugueses por ser comentador regular de temas jurídicos […]

Ventura está convicto que o CHEGA vai mesmo disputar as eleições na Região Autónoma da Madeira e que as dificuldades que o partido está a enfrentar devem-se apenas a manobras de secretaria, que visam afastar das urnas a única força política anti-corrupção. Temos assistido a vários pedidos para impugnar as listas do CHEGA nas próximas […]

Patrícia Almeida nasceu há 42 anos em Lisboa e vive em Loures. Licenciada em Gestão e Administração Pública e Mestre em Sociologia, é deputada municipal e membro efetivo da Comissão de Saúde, da Comissão do Território, Mobilidade, Urbanismo, Habitação e Turismo e da Comissão Eventual de Acompanhamento da JMJ na Assembleia Municipal de Loures, tendo […]