Oposição denuncia morte de mais um preso político na Venezuela

A Comissão dos Direitos Humanos do partido político Vente Venezuela (VV), liderado por Maria Corina Machado, denunciou a morte do político e ativista Reinaldo Araújo, detido desde 09 de janeiro, durante uma manifestação pacífica.

© Instagram Maria Corina Machado

A morte de Araújo eleva para quatro o número de presos políticos falecidos desde novembro, sob custódia do Estado, segundo várias organizações não governamentais (ONG) venezuelanas.

“Confirmamos o falecimento de Reinaldo Araújo, dirigente do VV na paróquia de Juan Ignacio Montilla, município de Valera, estado de Trujillo [oeste]. Foi sequestrado pelo regime a 09 de janeiro”, denunciou a comissão, segunda-feira.

Na rede social X, o partido explicou que a mulher de Araújo tinha denunciado, há alguns dias, “o seu estado de saúde e exigido cuidados médicos para ele, algo que não lhe permitiram”.

“Esta é a situação dos presos políticos que, atualmente, sofrem de múltiplas patologias e correm riscos consideráveis”, sublinhou o partido.

O VV insta a comunidade internacional a “atuar imediatamente contra quem comete crimes contra a humanidade e que atualmente se aferram ao poder, condenando à morte centenas de venezuelanos”.

“A nossa solidariedade para com todas as suas famílias e companheiros que sofrem hoje perante esta terrível notícia. Faremos justiça!”, lê-se ainda na mensagem, que está acompanhada por uma foto do ativista e a palavra ‘assassinado’.

Também através da X, a ONG Comité pela Liberdade dos Presos Políticos (CPLPP) condenou a morte de Reinaldo Araújo que disse ter sido “detido arbitrariamente” e “mantido em condições desumanas”.

“A sua morte sob custódia do Estado é mais uma prova da utilização da tortura, da recusa de cuidados médicos e da prisão arbitrária contra dissidentes políticos”, explicou.

Segundo a CPLPP “as doenças graves de que sofrem os presos políticos, sem tratamento adequado, têm sido repetidamente denunciadas”.

“Muitos deles enfrentam um risco iminente de vida, mas é-lhes negado tratamento e cuidados médicos especializados”, sublinha.

Em 16 de dezembro, o Observatório Venezuelano de Prisões (OVP) denunciou que três presos políticos faleceram desde novembro sob custódia do Estado na Venezuela.

“Três pessoas detidas arbitrariamente no contexto de manifestações pós-eleitorais [presidenciais de 28 de julho de 2024] morreram sob custódia do Estado, entre novembro e dezembro de 2024: Jesús Manuel Martínez Medina a 14 de novembro de 2024, em Anzoátegui; Jesús Rafael Álvarez, em 12 de dezembro em Tocuyito, Carabobo; Osgual Alexander González Pérez, em 15 de dezembro, em Tocuyito, Carabobo”, denunciou o OVP na X.

O OVP instou o Ministério Público e as autoridades competentes a iniciarem uma investigação penal imediata, exaustiva e imparcial sobre as mortes.

“Reiteramos que o Estado é responsável pela integridade física, pela saúde e a vida dos privados de liberdade”, explicou o OVP.

Últimas do Mundo

Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.
Os comboios suburbanos estão parados em toda a região espanhola da Catalunha por tempo indeterminado depois de um acidente na terça-feira em que morreu uma pessoa e cinco mortes com gravidade.