Administração Trump anuncia detenção de alegado líder de gangue salvadorenho

As autoridades norte-americanas anunciaram hoje a detenção de um alegado líder de um gangue salvadorenho, num contexto marcado pelas denúncias do Presidente norte-americano, Donald Trump, de que o país está a ser invadido por "criminosos estrangeiros".

© Facebook Nayib Bukele

“Esta manhã prendemos um dos principais líderes da MS-13″, anunciou o diretor do FBI (polícia federal norte-americana), Kash Patel, numa conferência de imprensa conjunta com a procuradora-geral norte-americana, Pam Bondi, e o governador do estado da Virgínia, situado no leste do país, onde o suspeito foi detido.

A Mara Salvatrucha, designada como “MS-13”, é uma organização criminosa internacional com origem em El Salvador e criada na cidade de Los Angeles, na Califórnia, em 1980.

“Ele [o suspeito] é um dos três principais líderes [da MS-13] em todo o país, associado a crimes muito violentos. Ele não deveria estar neste país. É originário de El Salvador e foi recrutado numa fase muito precoce”, afirmou Pam Bondi, adiantando que a administração republicana não iria divulgar o nome do suspeito “por várias razões”.

Pam Bondi, Kash Patel e Kristi Noem “fizeram um ótimo trabalho ao capturar o líder da MS-13”, elogiou o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, na rede social Truth Social.

“Esta é uma grande vitória para o público norte-americano. Portanto, saudamos os esforços das forças policiais locais e estaduais. Este era um indivíduo muito violento”, salientou a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, à imprensa.

Em meados de fevereiro, os Estados Unidos designaram oito cartéis latino-americanos como “organizações terroristas”, incluindo o gangue MS-13.

Donald Trump, que fez da luta contra a imigração ilegal uma das suas prioridades enquanto Presidente dos EUA, tem denunciado a “invasão” do país por “criminosos” oriundos do estrangeiro e tem divulgado amplamente a deportação de migrantes.

Em 15 de março, o magnata republicano ordenou a deportação de mais de 200 pessoas apresentadas como membros da organização venezuelana Tren de Aragua para El Salvador, com base numa lei de emergência anteriormente utilizada apenas em tempos de guerra.

O gangue Tren de Aragua surgiu numa prisão da Venezuela e acompanhou o êxodo de milhões de venezuelanos para os EUA, a esmagadora maioria dos quais procurava melhores condições de vida depois de a economia do seu país ter entrado em colapso na última década.

Trump e os seus aliados transformaram o gangue no rosto da alegada ameaça representada pelos imigrantes que vivem ilegalmente nos EUA e designaram-no formalmente como uma organização terrorista no estrangeiro.

Últimas do Mundo

Depois de ter perdido a primeira volta, José Antonio Kast protagonizou uma reviravolta eleitoral e foi eleito Presidente do Chile, impondo uma derrota clara à candidata comunista Jeannette Jara no segundo turno das presidenciais.
A liberdade de expressão mundial caiu 10% entre 2012 e 2024, um retrocesso comparável ao ocorrido com a Primeira Guerra Mundial, alertou hoje a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Quinze pessoas morreram e pelo menos 40 ficaram feridas num ataque armado durante uma festa judaica na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, informou na segunda-feira a polícia estadual numa atualização do balanço de vítimas.
A plataforma de arrendamento de alojamentos turísticos Airbnb terá de pagar uma multa de 64 milhões de euros em Espanha por causa da publicação de anúncios ilegais, anunciou hoje o Governo espanhol.
A polícia australiana considerou um “ato terrorista” contra a comunidade judaica o ataque com tiros na praia de Bondi, Sydney, que causou pelo menos 12 mortos.
Pelo menos duas pessoas morreram e oito ficaram feridas com gravidade num tiroteio ocorrido no campus da Universidade Brown, nos Estados Unidos, informou o presidente da câmara de Providence.
Mais de 40% do território espanhol está num processo de degradação devido à atividade humana que pode conduzir a desertificação, segundo o primeiro "Atlas da Desertificação em Espanha", elaborado por cientistas de diversas universidades e publicado recentemente.
O número de vítimas das inundações e deslizamentos de terra que atingiram a Indonésia subiu para 1.003 mortos e 218 desaparecidos, anunciou hoje a Agência Nacional de Gestão de Catástrofes.
Perante o colapso do sistema de asilo, o Governo britânico avançou com um método relâmpago: milhares de pedidos estão a ser aprovados sem entrevistas, apenas com base num questionário escrito. A oposição acusa Londres de “escancarar as portas” à imigração.
A cidade alemã de Salzgitter vai obrigar requerentes de asilo aptos para trabalhar a aceitar tarefas comunitárias, sob pena de cortes nas prestações sociais.