CHEGA lidera intenção de voto em Santarém

O partido liderado por André Ventura encabeça a lista nas intenções de voto no distrito de Santarém, com 28,0%. A Aliança Democrática (AD) recolhe 26,4% das preferências, ficando assim em segundo lugar. O Partido Socialista (PS) surge em terceiro lugar, com 26,3%.

© Folha Nacional

O CHEGA ascende ao primeiro lugar nas intenções de voto no distrito de Santarém, ultrapassando a Aliança Democrática (AD), de acordo com a sondagem mais recente da Aximage para o Folha Nacional.

O estudo revela que 28,0% dos eleitores inquiridos manifestam intenção de votar no CHEGA, enquanto a AD recolhe 26,4% das preferências, posicionando-se assim em segundo lugar. O Partido Socialista (PS) surge logo atrás, com 26,3%.

A sondagem indica ainda que a CDU alcança 4,4%, o Livre obtém 4,3% e o Bloco de Esquerda soma 4,2%. A Iniciativa Liberal (IL) regista 3,3% e o PAN 1,7%, encerrando a lista.

Restam 1,4% dos inquiridos que indicaram preferências por outros partidos ou que não quiseram revelar em quem votariam (OBN).

FICHA TÉCNICA
Sondagem de opinião realizada pela Aximage – Comunicação e Imagem Lda. para o jornal Folha Nacional, sobre a intenção de voto nas eleições legislativas antecipadas e temas da atualidade política no distrito de Santarém. Universo: Indivíduos maiores de 18 anos residentes no distrito de Santarém. Amostra: Amostragem por quotas, obtida a partir de uma matriz cruzando sexo(2), idade (3) e concelho (21), a partir do universo conhecido. A amostra é constituída por 305 entrevistas efetivas: 150 homens e 155 mulheres; 101 entre os 18 e os 34 anos, 103 entre os 35 e os 49 anos e 101 entre os 50 e mais anos.
Técnica: Aplicação online – CAWI (Computer Assisted Web Interviewing) – de um questionário estruturado a um painel de indivíduos que preenchem as quotas pré-determinadas; entrevistas telefónicas – metodologia CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing) do mesmo questionário devidamente adaptado ao suporte utilizado. O trabalho de campo decorreu entre 16 e 20 de abril de 2025. Margem de erro: O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de + ou – 5,6%. Responsabilidade do estudo: Aximage – Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de Ana Carla Basílio.

Últimas do País

O incêndio que deflagrou na segunda-feira às 20h46 em Quintelas, serra do Alvão, em Vila Real, entrou hoje em resolução, às 10h50, segundo fonte do comando sub-regional do Douro.
A Provedoria de Justiça denuncia graves irregularidades no apoio extraordinário para pagamento de renda, apelando à secretária de Estado da Habitação para uma revisão urgente do sistema.
A terra voltou a tremer, esta terça-feira, na Região Autónoma dos Açores, desta vez, na ilha do Faial, no Grupo Central do arquipélago. O sismo foi registado pelo CIVISA pelas 2h14, horas locais, menos uma hora que em Portugal Continental.
Um homem de 55 anos foi detido hoje pelo crime de incêndio florestal com recurso a um isqueiro, na zona de Vila Marim, concelho de Mesão Frio, anunciou a Guarda Nacional Republicada.
Cerca de 60 concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Santarém estão hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O presidente da Câmara do Fundão, no distrito de Castelo Branco, disse hoje que o fogo consumiu mais de 10 mil hectares dos 70 mil do concelho, apesar de estes dados serem ainda provisórios.
Dez distritos de Portugal continental vão estar terça e quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Internet Segura (CIS) admite a chegada de pedidos de ajuda relacionados com imagens sexuais de menores geradas com Inteligência Artificial (IA), numa altura em que é mais fácil aliciar menores para obter conteúdo sexual ilegal.
O incêndio que deflagrou em Arganil no dia 13 apresenta a maior área ardida de sempre em Portugal, com 64 mil hectares consumidos, segundo o relatório provisório do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
Engenharia Aeroespacial, Medicina, Matemática Aplicada à Economia e Gestão e Bioengenharia voltam a ser os cursos em que só ficaram colocados alunos com uma média mínima de 18 ou mais valores.