CHEGA lidera intenção de voto em Santarém

O partido liderado por André Ventura encabeça a lista nas intenções de voto no distrito de Santarém, com 28,0%. A Aliança Democrática (AD) recolhe 26,4% das preferências, ficando assim em segundo lugar. O Partido Socialista (PS) surge em terceiro lugar, com 26,3%.

© Folha Nacional

O CHEGA ascende ao primeiro lugar nas intenções de voto no distrito de Santarém, ultrapassando a Aliança Democrática (AD), de acordo com a sondagem mais recente da Aximage para o Folha Nacional.

O estudo revela que 28,0% dos eleitores inquiridos manifestam intenção de votar no CHEGA, enquanto a AD recolhe 26,4% das preferências, posicionando-se assim em segundo lugar. O Partido Socialista (PS) surge logo atrás, com 26,3%.

A sondagem indica ainda que a CDU alcança 4,4%, o Livre obtém 4,3% e o Bloco de Esquerda soma 4,2%. A Iniciativa Liberal (IL) regista 3,3% e o PAN 1,7%, encerrando a lista.

Restam 1,4% dos inquiridos que indicaram preferências por outros partidos ou que não quiseram revelar em quem votariam (OBN).

FICHA TÉCNICA
Sondagem de opinião realizada pela Aximage – Comunicação e Imagem Lda. para o jornal Folha Nacional, sobre a intenção de voto nas eleições legislativas antecipadas e temas da atualidade política no distrito de Santarém. Universo: Indivíduos maiores de 18 anos residentes no distrito de Santarém. Amostra: Amostragem por quotas, obtida a partir de uma matriz cruzando sexo(2), idade (3) e concelho (21), a partir do universo conhecido. A amostra é constituída por 305 entrevistas efetivas: 150 homens e 155 mulheres; 101 entre os 18 e os 34 anos, 103 entre os 35 e os 49 anos e 101 entre os 50 e mais anos.
Técnica: Aplicação online – CAWI (Computer Assisted Web Interviewing) – de um questionário estruturado a um painel de indivíduos que preenchem as quotas pré-determinadas; entrevistas telefónicas – metodologia CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing) do mesmo questionário devidamente adaptado ao suporte utilizado. O trabalho de campo decorreu entre 16 e 20 de abril de 2025. Margem de erro: O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de + ou – 5,6%. Responsabilidade do estudo: Aximage – Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de Ana Carla Basílio.

Últimas do País

A presença da bactéria 'legionella' foi detetada em três de oito balneários do Pavilhão Desportivo Municipal de Oliveira do Bairro, no âmbito de análises de rotina para controlo da qualidade da água, confirmou hoje a Câmara Municipal.
O presidente executivo (CEO) da Vodafone Portugal, Luís Lopes, considerou hoje que a longo prazo não há mercado em Portugal para quatro operadores de telecomunicações.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu na quarta-feira na freguesia de Odivelas, em Lisboa, mais de 114 quilos de droga e deteve duas pessoas, informou hoje a força de segurança.
O Ministério Público e a GNR realizaram, esta quinta-feira, buscas nas instalações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, no âmbito de uma investigação por suspeitas de crimes de corrupção e participação económica em negócio, segundo o Correio da Manhã.
O representante legal da empresa contratada pela Carris para a manutenção do elevador da Glória vai ser ouvido na quinta-feira no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, indicou hoje fonte judicial à agência Lusa.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve no Algarve um dos criminosos mais procurados do Reino Unido, suspeito de chefiar uma organização envolvida no tráfico internacional de droga.
As contraordenações por uso do telemóvel ao volante duplicaram no primeiro trimestre face ao mesmo período de 2024, tendo as polícias multado uma média de 84 condutores por dia, num total de 7.587, segundo a Segurança Rodoviária.
O antigo ministro da Justiça Álvaro Laborinho Lúcio morreu hoje aos 83 anos em casa, confirmou à agência Lusa o presidente da Câmara da Nazaré, Manuel Sequeira.
Lisboa, Barcelona e Madrid são as cidades da União Europeia (UE) onde os habitantes destinam uma maior percentagem do salário para pagar a habitação, de acordo com um relatório divulgado hoje pelo Conselho Europeu.
Sete suspeitos intercetados após perseguição policial. PSP recupera 57 artigos furtados. André Ventura elogia atuação das autoridades.