CHEGA lidera intenção de voto em Santarém

O partido liderado por André Ventura encabeça a lista nas intenções de voto no distrito de Santarém, com 28,0%. A Aliança Democrática (AD) recolhe 26,4% das preferências, ficando assim em segundo lugar. O Partido Socialista (PS) surge em terceiro lugar, com 26,3%.

© Folha Nacional

O CHEGA ascende ao primeiro lugar nas intenções de voto no distrito de Santarém, ultrapassando a Aliança Democrática (AD), de acordo com a sondagem mais recente da Aximage para o Folha Nacional.

O estudo revela que 28,0% dos eleitores inquiridos manifestam intenção de votar no CHEGA, enquanto a AD recolhe 26,4% das preferências, posicionando-se assim em segundo lugar. O Partido Socialista (PS) surge logo atrás, com 26,3%.

A sondagem indica ainda que a CDU alcança 4,4%, o Livre obtém 4,3% e o Bloco de Esquerda soma 4,2%. A Iniciativa Liberal (IL) regista 3,3% e o PAN 1,7%, encerrando a lista.

Restam 1,4% dos inquiridos que indicaram preferências por outros partidos ou que não quiseram revelar em quem votariam (OBN).

FICHA TÉCNICA
Sondagem de opinião realizada pela Aximage – Comunicação e Imagem Lda. para o jornal Folha Nacional, sobre a intenção de voto nas eleições legislativas antecipadas e temas da atualidade política no distrito de Santarém. Universo: Indivíduos maiores de 18 anos residentes no distrito de Santarém. Amostra: Amostragem por quotas, obtida a partir de uma matriz cruzando sexo(2), idade (3) e concelho (21), a partir do universo conhecido. A amostra é constituída por 305 entrevistas efetivas: 150 homens e 155 mulheres; 101 entre os 18 e os 34 anos, 103 entre os 35 e os 49 anos e 101 entre os 50 e mais anos.
Técnica: Aplicação online – CAWI (Computer Assisted Web Interviewing) – de um questionário estruturado a um painel de indivíduos que preenchem as quotas pré-determinadas; entrevistas telefónicas – metodologia CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing) do mesmo questionário devidamente adaptado ao suporte utilizado. O trabalho de campo decorreu entre 16 e 20 de abril de 2025. Margem de erro: O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de + ou – 5,6%. Responsabilidade do estudo: Aximage – Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de Ana Carla Basílio.

Últimas do País

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) revelou hoje atrasos na saída de ambulâncias aos pedidos de socorro da população, sobretudo na Área Metropolitana de Lisboa, alguns superiores a uma hora.
O Sistema de Segurança Interna (SSI) admite que o sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários poderá ser suspenso durante o Natal para evitar filas nos aeroportos, uma medida que já foi autorizada pela Comissão Europeia.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 432 botijas de óxido nitroso, também conhecido como “droga do riso”, nas portagens de Paderne da Autoestrada n.º 2 (A2), em Albufeira, no Algarve, e que estavam a ser transportadas para Espanha.
O filho do primeiro-ministro, Hugo Montenegro, foi vítima de um furto no passado dia 29 de setembro, na área da Foz, no Porto.
A Comissão Técnica Independente (CTI) para a refundação do INEM propõe a criação de uma central única de atendimento juntando CODU e SNS24, e a abertura do transporte não emergente de doentes ao setor privado, revela hoje o jornal Público.
A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para um "agravamento considerável" da agitação marítima nos Açores a partir da madrugada de domingo e até às 18h00 de segunda, com ondas de 12 metros.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria ativou o nível 1 do Plano de Contingência Saúde Sazonal - Módulo Inverno devido ao aumento da procura dos serviços e à necessidade de reforçar a resposta.
A depressão Davide vai afetar a partir de hoje a costa ocidental de Portugal continental com agitação marítima forte, em particular a norte do Cabo da Roca, tendo já sido emitidos avisos, segundo o IPMA.
A decisão do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, de remover completamente quaisquer elementos natalícios das fotografias escolares deste ano está a gerar forte contestação entre muitos encarregados de educação, que consideram a medida desproporcionada, injustificada e prejudicial para a tradição celebrada pela maioria das famílias.
Os Técnicos de Emergência Pré-hospitalar decidiram hoje que vão aderir à greve geral agendada para 11 de dezembro, disse à Lusa fonte sindical.