Chegaram 12,2% dos votos dos emigrantes

Cerca de 12% dos votos dos emigrantes portugueses chegaram a Portugal até sexta-feira, estando prevista para 28 de maio a sua contagem, que poderá desempatar o PS e o CHEGA.

© D.R.

Segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, até à sexta-feira foram rececionadas em Portugal 192.600 cartas com os boletins de voto dos portugueses residentes no estrangeiro.

Trata-se de 12,2% dos 1.578.890 eleitores inscritos para as eleições de domingo, um pouco menos do que os 12,95% registados nas eleições de 2024 no período homólogo.

A maior parte das cartas com os votos dos eleitores portugueses residentes no estrangeiro e que já estão em Portugal foi enviada da Europa (85,73%), seguindo-se a América (11,56%), Ásia e Oceânia (2,08%) e África (0,63%).

As cartas começaram a ser enviadas a 12 de abril, para 192 destinos, tendo a última expedição acontecido a 21 de abril. Dos envelopes enviados, foram entretanto devolvidos 77.509.

Além do voto postal, estão inscritos para votar presencialmente 5.832 eleitores: 845 na Europa, 1.375 em África, 3.001 na América e 611 na Ásia e Oceânia.

As escolhas dos eleitores portugueses residentes no estrangeiro vão continuar a chegar a Portugal e os votos serão contados a 28 de maio, no décimo dia posterior às eleições de domingo.

Os resultados, que poderão ser conhecidos nesse mesmo dia, irão resolver o empate entre o PS e o CHEGA, que disputam o segundo lugar das legislativas – ganhas pela Coligação AD (PSD-CDS) -, tendo cada um deles conseguido 58 mandatos.

Nos últimos 20 anos, o PS e o PSD dividiram os mandatos pela Europa e Fora da Europa, mas este bipartidarismo terminou em 2024, quando o CHEGA elegeu um deputado por cada um destes dois círculos.

Às eleições do passado domingo concorreram 36 candidaturas aos dois círculos, 18 para cada um.

Últimas do País

A Unidade Local de Saúde Santa Maria gastou 40 milhões de euros em cirurgias adicionais desde 2022, afirmou hoje o inspetor-geral da saúde, anunciando que as auditorias aos hospitais vão se inciar este mês.
Um total de 301 operacionais, apoiados por 11 meios aéreos e 94 viaturas, estava às 17:35 empenhado no combate às chamas que lavram no concelho de Alandroal, no distrito de Évora, revelou a Proteção Civil.
Um homem de 51 anos aguarda extradição para a Alemanha, depois de ser procurado pelas autoridades de vários países. Foi apanhado no Algarve e é suspeito de introduzir cocaína na Europa oriunda da América do Sul,
Seis pessoas foram hoje detidas pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de corrupção e fraude na aquisição de sistemas informáticos por universidades e escolas públicas financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciaram hoje as autoridades.
O presidente da Associação Sindical de Chefias do Corpo da Guarda Prisional (ASCCGP), Hermínio Barradas, alertou hoje que o “caos” instalado nas prisões portuguesas por sobrelotação, falta de recursos e edificado obsoleto vai propiciar novas evasões de reclusos.
Os dois reclusos que se evadiram na segunda-feira do Estabelecimento Prisional de Alcoentre, no concelho de Azambuja, distrito de Lisboa, foram capturados hoje, pelas 06:40, cerca de 12 horas após a fuga, nas proximidades de Espinheira, em Alcoentre.
A Polícia Judiciária (PJ) está hoje a realizar buscas na Universidade do Porto e no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) no âmbito de um mesmo processo, confirmou à Lusa fonte daquela força policial.
A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) deu alimentos a 95 mil famílias em 2024, um aumento de quase 60% face a 2023, anunciou hoje a instituição, ao anunciar para esta semana mais uma campanha de angariação de bens.
Dois homens, de 37 e 44 anos, evadiram-se hoje ao final da tarde do Estabelecimento Prisional de Alcoentre, no concelho de Azambuja, distrito de Lisboa, adiantou fonte da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
O número de reclamações no setor da mobilidade e dos transportes aumentou 7,2% no segundo semestre de 2024 face ao período homólogo, totalizando 15.197 queixas, revelou hoje a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).