PJ tem 30 inspetores nas buscas relacionadas com desparecimento de Madeleine McCann

A Polícia Judiciaria (PJ) tem hoje 30 inspetores empenhados nas diligências pedidas pela polícia alemã no âmbito da investigação sobre o desaparecimento de Madeleine McCann na Praia da Luz (Lagos), há 18 anos, disse fonte policial.

© Official Find Madeleine Campaign

De acordo a mesma fonte, os trabalhos arrancaram ao início da manhã de hoje e deverão prolongar-se até sexta-feira.

As buscas decorrem numa vasta área entre a cidade de Lagos e a Praia da Luz, onde o principal suspeito habitou na altura do desaparecimento.

A fonte disse ainda que tudo o que for recolhido ficará na posse da policia alemã, detentora da investigação, para analise.

Num comunicado hoje divulgado, a PJ adiantou que as buscas acontecem na sequência de uma Decisão Europeia de Investigação “emitida pelas autoridades alemãs e titulada pelo coordenador do Ministério Público junto da Comarca de Faro”.

O Ministério Público de Braunschweig conduz o processo em curso e pediu a execução de mandados de busca no concelho de Lagos, no âmbito de “um processo preliminar contra um cidadão alemão suspeito da prática de homicídio da cidadã britânica Madeleine Beth McCann”, acrescentava a nota.

Madeleine McCann, na altura com três anos de idade, desapareceu a 03 de maio de 2007 do apartamento onde dormia com os irmãos gémeos, de dois anos, na Praia da Luz, enquanto os pais jantavam com amigos a poucos metros de distância, na estância balnear.

Em 2020, a polícia alemã declarou Christian Brückner como principal suspeito do sequestro e assassínio da criança, mas não se formalizaram acusações.

Últimas do País

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) denuncia a "grande revolta" dos polícias no aeroporto de Lisboa, que refutam as críticas de serem responsáveis pelos tempos de espera e acusam "a intromissão e pressão inexplicável" do poder político.
A neve que cai com intensidade no maciço central da Serra da Estrela levou ao encerramento da Estrada Nacional (EN) 339, que atravessa o ponto mais alto da montanha.
Portugal registou 20 casos de sarampo desde o início do ano, nove dos quais em pessoas não vacinadas, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
As companhias aéreas TAP e Sata e a SPdH, de assistência em terra em aeroportos, acordaram com vários sindicatos a realização de serviços mínimos na greve geral de 11 de dezembro, segundo documentos publicados pela DGERT.
Cerca de 600 alunos das escolas de Montalegre regressaram hoje a casa mais cedo por precaução devido à queda de neve, informou a Proteção Civil Municipal.
Apesar do salário mínimo nacional subir para 920 euros, os números revelam um fosso significativo entre Portugal e os restantes países da União Europeia. O salário médio anual na UE situa-se nos 39.808 euros, enquanto Portugal permanece quase 15 mil euros abaixo deste valor.
Um homem, de 42 anos, foi detido no sábado, por suspeita de exercer violência física e verbal sobre a mulher, na presença dos filhos menores do casal, anunciou hoje a PSP.
Os dados revelados pelo regulador mostram que a Notícias Ilimitadas, criada para garantir a sobrevivência do JN e da TSF após a cisão da Global Notícias, fechou o ano de 2024 com mais de 1,2 milhões de euros de prejuízo e um passivo que já ultrapassa 12 milhões.
Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja e 10 sob aviso amarelo devido à agitação marítima, segundo o IPMA, que prevê também queda de neve em dois distritos do interior norte.
A TAP disse hoje à Lusa que a companhia vai atuar no dia da greve geral, 11 de dezembro, com base nos serviços mínimos acordados com os sindicatos.