PRR destina 366 mil euros para Fundação Islâmica construir mesquita em Mem-Martins

De acordo com uma ficha de projeto, de nome ‘Operação Integrada Local Freguesia de Algueirão Mem Martins’, publicada no portal 'Mais Transparência', a que o Folha Nacional teve acesso, a Fundação Islâmica de Palmela (FIP) recebeu cerca de 22,8%, ou seja, 83,5 mil euros de um investimento de 365,6 mil euros.

©️ Mesquita Central de Lisboa

Parte dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi atribuída à Fundação Islâmica de Palmela (FIP) no âmbito do projeto ‘Operação Integrada Local – Freguesia de Algueirão-Mem Martins’, conforme consta numa ficha de projeto publicada no portal da Transparência do Governo, à qual o Folha Nacional teve acesso.
Segundo os dados disponíveis, a FIP recebeu cerca de 83,5 mil euros, correspondente a 22,8% de um investimento total de 365,6 mil euros, no âmbito da iniciativa ‘Operações integradas em comunidades desfavorecidas nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto’.
A Fundação participou como beneficiária em dois projetos distintos: ‘Operação Integrada Local – Freguesia de Algueirão-Mem Martins’, concluído a 29 de agosto de 2022; ‘Apoio para a criação de emprego estável’, com data prevista de conclusão a 3 de abril de 2025.
O Folha Nacional teve conhecimento de uma denúncia anónima, feita em fevereiro, que alega que os fundos recebidos pela FIP terão sido utilizados para a construção de uma mesquita na zona da Tapada das Mercês, em Mem Martins. A acusação foi divulgada por uma cidadã que publicou um vídeo nas redes sociais, onde se observa uma obra em curso, alegadamente destinada à construção de um templo islâmico.
A denúncia levanta questões sobre a utilização de fundos europeus, destinados ao desenvolvimento socioeconómico, em projetos de natureza religiosa, num país onde a população muçulmana representa uma minoria.

Últimas do País

Uma manifestação de professores convocada pela Fenprof arrancou hoje, em Lisboa, em direção à sede do Governo, com o secretário-geral da federação sindical a defender ações imediatas para valorizar a carreira docente e suprir a falta de docentes.
O Metropolitano de Lisboa e sindicatos assinaram o novo Acordo de Empresa e que garante o aumento do subsídio de refeição e horários mais reduzidos no subsolo, anunciou fonte sindical.
O Folha Nacional analisou, nos últimos meses, os dados disponíveis sobre habitação pública em vários municípios portugueses. A investigação revelou que, apesar das diferenças regionais e da falta de transparência em alguns concelhos, a maioria das autarquias, cerca de 65%, não aplica qualquer critério de exclusão a pessoas condenadas por crimes graves, incluindo tráfico de droga e violência física.
O Ministério Público (MP) acusou um homem, de 53 anos, de 19 crimes de abuso sexual agravados sobre uma menor, neta da sua companheira, factos que decorreram ao longo de três anos na região Oeste.
Mais de metade dos portugueses (61%) sentem-se esgotados ou em risco de 'burnout' e mais de um terço (36%) têm problemas de saúde mental, mas só 3% fazem terapia, revela um inquérito europeu hoje divulgado.
O relatório final sobre o apagão elétrico de 28 de abril em Portugal e Espanha será publicado no primeiro trimestre de 2026, vários meses antes da data inicialmente prevista, fixada em 28 de outubro do mesmo ano.
Estudam, esforçam-se, querem ficar, mas são empurrados para fora por um Estado que os ignora. Os jovens portugueses sentem-se abandonados, desvalorizados e traídos por um país que investe mais em quem vem de fora do que em quem cá nasceu.
A GNR deteve este ano 58 pessoas pelo crime de incêndio florestal, um aumento de 61% em relação ao ano passado, e registou 460 contraordenações pelo uso indevido do fogo, revelou hoje a corporação.
Um homem de 56 anos foi detido por suspeita de dois crimes de incêndio urbano ocorridos nos dias 07 e 18 de agosto em Alfama, Lisboa, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
O tempo de espera para doentes urgentes no serviço de urgência geral do hospital Amadora-Sintra ultrapassava hoje de manhã as 15 horas, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).