Serviço da Uber exclusivo para mulheres chega a Lisboa

Na próxima semana, vai chegar a Lisboa o novo serviço da Uber, 'Women Drivers'. Este vai permitir escolher a possibilidade de viajar só motoristas femininas e também de transportar apenas mulheres.

© D.R.

Haverá um novo serviço da Uber em Lisboa. O ‘Women Drivers‘ foi hoje anunciado e entra em funcionamento para a semana. Os utilizadores da plataforma vão poder escolher se querem viajar apenas com motoristas femininas. E também será possível optar por transportar apenas mulheres.

Em comunicado, a plataforma eletrónica de transporte rodoviário em veículos descaracterizados (TVDE) explica que durante a fase-piloto, na cidade de Lisboa, a disponibilidade do serviço “poderá variar consoante o número de motoristas disponíveis, mas a opção estará acessível todos os dias da semana”, sem qualquer custo adicional, sendo posteriormente alargado a outras cidades do país.

Com esta funcionalidade, disponível a partir da próxima semana tanto para passageiras como para motoristas, “a plataforma reforça o compromisso de tornar a experiência de mobilidade mais personalizada, confortável e ajustada às preferências das utilizadoras”.

“Queremos que a Uber seja a plataforma mais conveniente e personalizada para todas as mulheres. Esta nova funcionalidade responde a um desejo claro de muitas motoristas e utilizadoras e representa também uma oportunidade para que mais mulheres se sintam motivadas a conduzir com a Uber, reforçando a sua autonomia e liberdade de escolha. Ao permitir que escolham quem as transporta ou quem transportam, estamos a tornar o setor mais inclusivo, representativo da população e atrativo para mulheres,” afirmou o general manager da Uber em Portugal, Francisco Vilaça, citado na nota.

Segundo a plataforma, a nova valência “vem responder a um desafio estrutural do setor da mobilidade, dado que atualmente apenas 9% dos motoristas de TVDE em Portugal são mulheres”.

“Ao criar condições que proporcionem maior liberdade de escolha, a Uber acredita que esta funcionalidade poderá contribuir para atrair mais mulheres para a atividade, tornando a condução numa opção profissional mais apelativa, flexível e ajustada às diferentes necessidades e preferências de cada mulher”, lê-se no comunicado.

O lançamento em Portugal surge, de acordo com a Uber, após a implementação deste produto em mercados europeus como França, Alemanha e Polónia, e ainda na África do Sul, Argentina e Austrália.

A Uber já disponibiliza outras opções, como o “Uber Sénior” e o “Uber for Teens”, dando “mais autonomia e liberdade aos mais velhos e aos adolescentes, para que se possam deslocar de forma fácil e segura, com toda a confiança e acompanhamento da família”.

Em novembro de 2024, esteve para ser lançada uma nova plataforma TVDE, a Pinker, com o objetivo de dar segurança às mulheres quando pedissem um veículo, que seria conduzido exclusivamente por mulheres, segundo a fundadora do projeto Mónica Faneco.

No entanto, a plataforma – que assumia como principal diferença perante as suas concorrentes a operar em Portugal, Uber e Bolt, só aceitar motoristas do sexo feminino e ser para uso exclusivo de mulheres – não chegou a ir para a estrada.

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) determinou a cessação da atividade da Pinker por falhar o princípio de não discriminação, já que não estava em conformidade com o “artigo 7.º da Lei n.º 45/2018, que determina que não pode haver discriminação no acesso aos serviços TVDE”.

“Os utilizadores, efetivos e potenciais, têm igualdade de acesso aos serviços de TVDE, não podendo os mesmos ser recusados pelo prestador em razão, nomeadamente de ascendência, idade, sexo”, indica o artigo da lei que rege a atividade.

Últimas do País

A capitania do porto do Funchal alertou hoje para a agitação marítima forte prevista para o arquipélago da Madeira, emitindo um conjunto de recomendações.
Crime ocorreu em fevereiro de 2025, mas só foi denunciado meses depois, quando a vítima foi identificada como grávida. Exames de ADN confirmaram a autoria dos factos.
Mais de 60% das vagas para Medicina Geral e Familiar (MGF) ficaram por preencher no concurso de segunda época, que terminou com a ocupação de 50 das 142 abertas, segundo dados a que a Lusa teve acesso.
Mais de mil pedidos por dia, utilização recorde e quase 120 mil utentes no limite anual. O sistema de autodeclarações atinge máximos históricos e levanta alertas sobre o seu uso intensivo.
Os efeitos da passagem da depressão Ingrid por Portugal Continental vão começar a fazer-se sentir a partir da tarde de hoje, tendo sido emitidos vários avisos de chuva, vento, neve e agitação marítima, segundo o IPMA.
Suspeito de 43 anos era alvo de mandado internacional por crimes de violência sexual e agressões à companheira. Enfrenta pena até 15 anos de prisão.
As bodycams para a PSP e a GNR vão custar seis milhões de euros e deverão começar a chegar ainda este ano, após um processo arrastado desde 2023.
A venda de livros em Portugal cresceu 6,9% em 2025, em relação ao ano anterior, o que se traduziu num total de quase 15 milhões de livros vendidos, um aumento muito impulsionado pelos livros de colorir e infantis.
Um homem de 57 anos foi constituído arguido por maus-tratos a animais de companhia após uma operação de buscas a uma loja em Penafiel, tendo sido resgatados 124 animais, 104 dos quais exóticos, apurou hoje a GNR.
Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu vão estar sob aviso vermelho por causa da neve a partir das 00h00 de sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).