Câmara de Ferreira do Alentejo preocupada com furtos nos campos agrícolas

A Câmara de Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, alertou o ministro da Agricultura quanto aos furtos recorrentes de melão e melancia nos campos agrícolas do concelho e pediu mais policiamento e fiscalização da GNR e ASAE.

© D.R.

Os agricultores do concelho de Ferreira do Alentejo, nomeadamente os pequenos exploradores, reuniram-se com o executivo da câmara municipal e elementos da Guarda Nacional Republicana (GNR) para debater e analisar “a crescente situação de insegurança no setor agrícola”.

Em causa, segundo explicou hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Ferreira do Alentejo, Luís Pita Ameixa, estão os sucessivos furtos de melão e melancia que têm deixado os produtores e a comunidade preocupados.

“Existe dificuldade em guardar as suas culturas, porque são pequenos [agricultores], pessoas em nome individual ou familiar, que têm os produtos em sítios diversos, espalhados no território e que não os conseguem vigiar 365 dias por ano e 24 horas por dia”, admitiu.

Sem conseguir contabilizar o número real de queixas, uma vez que “há muitos casos em que não são formalizadas”, o autarca revelou que, além da perceção do aumento da criminalidade no concelho, existe o receio “de haver confrontos” entre os agricultores e quem furta.

“As pessoas estão lá nas suas explorações e se descobrem lá outras pessoas a rondar há a possibilidade de haver confrontos”, disse.

Outra das preocupações dos produtores, continuou Pita Ameixa, diz respeito aos “prazos de segurança” e, consequentemente, aos problemas de saúde pública que advêm do consumo precoce de alimentos com aplicação de fitofármacos.

“Os produtos têm que ter um prazo de segurança e não podem entrar no comércio sem que tenham esses prazos concluídos. Agora, quando eles são furtados, vão para as ruas sem respeitar esses prazos e pode fazer mal para as pessoas”, relembrou.

No Conselho Municipal de Segurança, que decorreu na quinta-feira, pediu-se à GNR que agilizasse a sua relação com os produtores de modo a “serem mais eficientes” e conhecedores do terreno.

“Por outro lado, foi também decidido comunicar [a situação] ao ministro da Agricultura para chamar à atenção para este problema [e] à ministra da Administração Interna para pedir um reforço da GNR”, confirmou.

Pita Ameixa relembrou ainda que, na altura da campanha da azeitona, existe um aumento da segurança e de fiscalizações que “tem funcionado de algum modo” e que seria uma opção para esta altura.

O presidente confirmou ainda que pediu também à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) “mais fiscalização” para “estes produtos que são furtados”, “que não têm documentação” e “que são vendidos” no “comércio informal”.

Últimas do País

Foram emitidos avisos laranja para neve nos distritos da Guarda e Castelo Branco, e para agitação marítima na costa ocidental entre sexta e sábado.
Uma rede criminosa que movimentou mais de 200 milhões de euros em apenas dois anos foi desmantelada pela PJ do Porto. Cinco pessoas foram detidas e 45 arguidos constituídos num esquema gigantesco de branqueamento ligado a comerciantes chineses.
Um jovem de 19 anos foi alvejado no peito por um disparo vindo de um carro em andamento, em plena via pública, em Carnaxide. A vítima está em estado grave e a Polícia Judiciária já assumiu a investigação.
O homem que foi esta quarta-feira encontrado morto nas imediações da Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP de Lisboa tinha dado entrada e abandonado, em novembro, a urgência do Hospital de S. Francisco Xavier, adiantou à Lusa fonte hospitalar.
Hospitais sem equipas, comboios imobilizados, metro fechado, autocarros nas garagens e lixo por recolher em várias cidades. A greve geral convocada pela CGTP e UGT (a primeira desde 2013) está a provocar um bloqueio nacional sem precedentes.
Associações da hotelaria e da restauração, em linha com a confederação do turismo, consideram a greve geral prematura e despropositada quando a negociação laboral está em curso e antecipam que o impacto no setor será por via indireta.
A aplicação de telemóveis SNS 24 permite a partir de hoje a triagem de sintomas respiratórios, anunciou o secretário de Estado da Gestão da Saúde, manifestando-se convicto de que os constrangimentos da Linha SNS 24 estão ultrapassados.
As provas nacionais deste ano letivo começam no final de maio com os alunos do 4.º ano a demonstrarem os seus conhecimentos em Educação Artística e terminam em julho com os exames do ensino secundário.
A GNR e a Guardia Civil espanhola detiveram 15 pessoas e apreenderam 1.509 quilos de haxixe e 36 embarcações numa operação conjunta de combate ao tráfico de droga por via marítima na Península Ibérica, foi hoje anunciado.
A PSP está a realizar hoje buscas na sede do Sindicato dos Enfermeiros (SE), no Porto, no âmbito de um inquérito que investiga o alegado desvio de dinheiro da instituição pelo anterior presidente, indicou fonte judicial à agência Lusa.