Monumento vandalizado no local onde CHEGA apresenta candidato ao Porto

O monumento em homenagem ao antigo primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, localizado na praça com o seu nome, nas Antas, no Porto, foi hoje vandalizado, denunciou o CHEGA, que esta tarde apresenta no local a candidatura de Miguel Corte-Real à Câmara Municipal.

© Folha Nacional

Em comunicado enviado pelo CHEGA são divulgadas fotografias em que são visíveis frases insultuosas ao partido político e ao líder do partido, André Ventura, bem como “Morte aos fachos” e “Facho bom é facho morto”.

O partido afirma tratar-se de “mais uma tentativa dos habituais inimigos da democracia para silenciar quem pensa de forma diferente”, considerando que “este tipo de comportamento, levado a cabo por indivíduos que se escondem nas sombras e atuam na clandestinidade, apenas revela uma coisa: a sua cobardia”.

“O CHEGA não se intimida nem recua perante ameaças ou agressões. Continuaremos firmes na defesa da liberdade, da democracia e do direito de todos os portugueses a serem representados sem medo ou coação”, prossegue a nota de imprensa.

Contactada pela Lusa, fonte da Câmara do Porto confirmou os atos de vandalismo e adiantou que a autarquia vai apresentar uma queixa contra desconhecidos.

Pelas 14h00, fonte da autarquia referiu que estava já uma brigada de limpeza a deslocar-se para a Praça Francisco Sá Carneiro, onde se encontra o monumento de homenagem ao antigo primeiro-ministro criado pelo escultor Gustavo Bastos, para proceder à sua limpeza.

O candidato do CHEGA  à Câmara do Porto, Miguel Corte-Real, apresenta pelas 17h00 a sua candidatura naquele local, em cerimónia que contará com a presença do líder do partido, André Ventura.

Concorrem à Câmara Municipal do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU), Nuno Cardoso (movimento independente Porto Primeiro), Aníbal Pinto (Nova Direita), Pedro Duarte (coligação “O Porto Somos Nós” PSD/IL/CDS-PP), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente, Filipe Araújo (movimento independente Fazer à Porto), António Araújo (movimento independente Porto à Porto), Alexandre Guilherme Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre) e Miguel Corte-Real (CHEGA).

O atual executivo é composto por uma maioria de seis eleitos do movimento de Rui Moreira e uma vereadora independente, sendo os restantes dois eleitos do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.

As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.

Últimas do País

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) responsabilizou hoje o Governo pela falta desses profissionais de saúde no INEM, alegando que a situação piorou desde que o instituto passou para a dependência direta da ministra da Saúde.
O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores defendeu hoje que a falta de professores e alunos sem aulas são dramáticos e que a resolução depende da vontade do Ministério da Educação em rever o Estatuto da Carreira Docente.
O secretário-geral da FNE defendeu hoje no Porto a criação de um Cartão de Professor que dê acesso facilitado e a custo zero a serviços do Estado e a redução fiscal na aquisição de material necessário ao exercício da profissão.
A Ordem dos Médicos (OM) alertou hoje que a equipa da urgência geral do Hospital Amadora-Sintra está “muito sobrecarregada” e deve ser tratada com “muita cautela”, sob pena dos especialistas deixarem de trabalhar na unidade.
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alertou hoje para o papel fundamental do rastreio na deteção precoce do cancro e pediu um reforço na coordenação entre os cuidados primários e os hospitais para o encaminhamento rápido de doentes.
A maioria dos professores é contra a utilização de 'smartphones' no recreio em todos os ciclos de ensino e, no caso do básico, mais de metade discorda que entrem nas salas de aula mesmo que para fins pedagógicos.
Seis urgências vão estar fechadas no sábado e sete no domingo, sendo duas de Pediatria e as restantes de Ginecologia e Obstetrícia, indica o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) consultado pela Lusa às 10:45 de hoje.
Um sismo de magnitude 5,8 na escala de Richter foi hoje sentido na região da Madeira e em algumas regiões do continete, sem causar danos ou pessoais ou materiais, segundo o IPMA.
Sete meios aéreos começaram cerca das 09:00 de hoje a combater um incêndio em mato que deflagrou na quinta-feira em Santiago de Piães, no concelho de Cinfães, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
Quase 40% das pessoas com deficiência inquiridas num estudo sobre políticas de inclusão revelaram viver com rendimentos abaixo do salário mínimo, enquanto 20% depende exclusivamente da Prestação Social para a Inclusão (PSI), fixada em 324,55 euros.