Município do Porto aplicou mais de 30.580 multas com os novos radares no primeiro semestre de 2025

A utilização de novos sistemas tecnológicos pela Polícia Municipal (PM) do Porto, desde Janeiro – nomeadamente câmaras instaladas em duas viaturas para deteção de estacionamento abusivo e dois radares móveis para controlo de velocidade – resultou num aumento expressivo do número de multas aplicadas no primeiro semestre de 2025.

© D.R.

Segundo o Jornal de Notícias (JN), foram registadas 43 747 contraordenações, quase o triplo face ao mesmo período de 2024, sendo que 30 580 resultaram diretamente da utilização destes novos dispositivos.

As câmaras montadas nas viaturas permitem registar infrações de estacionamento em movimento, enquanto os radares móveis vieram colmatar uma lacuna até agora fora do alcance da PM: o controlo do excesso de velocidade.

De acordo com o JN, só o estacionamento abusivo originou mais 26 272 coimas do que no ano anterior, com os principais focos de infração localizados na Baixa, na zona da Asprela e nas imediações do Hospital de São João.

Já o excesso de velocidade originou 4 308 multas nos primeiros seis meses do ano, sendo que mais de metade foi aplicada apenas nos primeiros 15 dias de funcionamento dos radares, em Janeiro.

Últimas do País

O Sindicato Nacional da Polícia (Sinapol) alertou para um agravamento da crise de recrutamento de agentes da PSP, após um curso de formação ter terminado hoje com 28% das vagas disponíveis por preencher.
Um incêndio que deflagrou hoje na freguesia de Alcanede, no concelho de Santarém, mobilizava pelas 17h40 quase 230 operacionais e já levou ao corte da Estrada Nacional (EN) 362, segundo o Comando Sub-Regional da Lezíria do Tejo.
O Tribunal de Santarém decretou a prisão preventiva de 13 dos 33 detidos no âmbito de uma operação conjunta entre as autoridades portuguesas e espanholas contra uma rede internacional de tráfico de droga.
Os colégios privados candidataram-se a pouco mais de 1.200 vagas no âmbito do concurso para a celebração de contratos de associação lançado para responder a mais de 12 mil lugares em falta na rede de educação pré-escolar.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recomendou ao Ministério da Saúde que esclareça o enquadramento legal de acesso ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) por imigrantes não regularizados em Portugal, assim como a responsabilidade financeira pelos cuidados prestados.
Um incêndio que deflagrou ao início da tarde de hoje obrigou ao corte da autoestrada 1 (A1), no sentido sul-norte, entre Leiria e Pombal, disse à agência Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana.
Metade dos 175 incêndios registados em todo o país entre o início de segunda-feira e as 11:00 de hoje foram ocorrências noturnas, informou hoje a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
A Câmara de Arouca ativou hoje de madrugada o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil na sequência do incêndio que lavra naquele concelho do distrito de Aveiro desde segunda-feira.
Os jovens passam 30 minutos do seu dia a ver notícias, enquanto gastam quatros horas diárias no telemóvel, concluiu um estudo do projeto bYou -- Estudo das Vivências e Expressões de Crianças e Jovens Sobre os Media.
Mais de 1.600 operacionais combatiam hoje de manhã cinco incêndios nas regiões norte e centro, nos concelhos de Mangualde, Ponte de Lima, Arouca, Penamacor e Ponte da Barca, para os quais foram requisitados meios aéreos, segundo a Proteção Civil.