Miguel Oliveira caiu e terminou treinos do Grande Prémio da Áustria em 19.º

O português Miguel Oliveira (Yamaha) terminou hoje em 19.º os treinos cronometrados para o Grande Prémio da Áustria de MotoGP, 13.ª ronda do Mundial de motociclismo de velocidade, após sofrer uma queda que obrigou à suspensão dos trabalhos.

©facebook.com/miguel88oliveira

Miguel Oliveira fechou o dia com o tempo de 1.29,633 minutos, terminando a 1,516 segundos do mais rápido, o espanhol Marc Márquez (Ducati), que bateu o recorde do circuito austríaco. O também espanhol Pedro Acosta (KTM) foi o segundo, a 0,228 segundos do líder do campeonato, com o italiano Francesco Bagnaia (Ducati) em terceiro, a 0,268.

O português acabaria por sofrer uma queda, na curva seis do circuito de Spielberg, onde em 2020 conseguiu a primeira vitória da sua carreira em MotoGP.

O piloto luso perdeu o controlo da sua Yamaha instantes depois de o francês Fábio Quartararo (Yamaha) cair no mesmo local.

A sessão teve mesmo de ser interrompida por alguns minutos de forma a que a organização da corrida pusesse reparar os resguardos insufláveis colocados na escapatória.

Marc Márquez acabou por atacar nos últimos dois minutos, assegurando o primeiros dos 10 lugares que dão a passagem direta à segunda fase da qualificação (Q2), a disputar no sábado.

Já Miguel Oliveira terá de passar primeiro pela Q1 e tentar um dos dois lugares que permitem avançar para a fase seguinte.

No sábado disputa-se ainda a corrida sprint, num fim de semana em que foram conhecidas alterações aos regulamentos, como a atribuição de cinco minutos extra para a formação da grelha de partida no sábado.

“O objetivo é permitir às equipas mais tempo para fazer os ajustes necessários”, lê-se no comunicado oficial da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), entidade máxima do motociclismo mundial, que é liderada pelo português Jorge Viegas.

Outra das alterações é a introdução de um sistema eletrónico de controlo de tração, para tornar as motas mais seguras, evitando as quedas provocadas pelas derrapagens da roda traseira (‘high side’).

Últimas de Desporto

A Assembleia Geral (AG) do Benfica para discussão e votação do Relatório e Contas da temporada 2024/25 foi suspensa devido a incidentes no interior do pavilhão quando o antigo presidente e candidato às eleições Luís Filipe Vieira ia discursar.
Dupla portuguesa ficou em segundo lugar em Milão, naquela que foi a terceira medalha para Portugal nos Mundiais de Canoagem que decorrem em Itália. João Ribeiro e Messias Baptista falharam ouro por meros 16 centésimos de segundo.
O tenista português Nuno Borges regressa a Nova Iorque para repetir a presença nos oitavos de final do Open dos Estados Unidos, um ‘major’ que considera “muito especial” e que começou a visitar como representante universitário no ‘kids day’.
O canoísta Fernando Pimenta apurou-se hoje para a final dos olímpicos K1 1.000 dos Mundiais de Milão, com o segundo melhor tempo numa meia-final que juntou as principais estrelas da modalidade.
A seleção portuguesa de canoagem tem hoje a primeira possibilidade de conquistar uma medalha nos Mundiais de Milão, destacando-se a embarcação de K4 500 metros masculino, atual campeão da Europa.
A seleção portuguesa de canoagem estreia-se hoje nos Mundiais de Milão com a responsabilidade de defender dois títulos alcançados em 2023, o de K1 1.000 metros e o de K2 500.
Os incidentes em espetáculos desportivos durante a época 2024/25 registaram uma redução global de 23% face à anterior, de acordo com os dados nacionais divulgados hoje pela Polícia de Segurança Pública (PSP).
O português Miguel Oliveira (Yamaha) terminou hoje em 19.º os treinos cronometrados para o Grande Prémio da Áustria de MotoGP, 13.ª ronda do Mundial de motociclismo de velocidade, após sofrer uma queda que obrigou à suspensão dos trabalhos.
Portugal garantiu hoje o apuramento para fase final do Campeonato da Europa de voleibol feminino de 2026, depois de vencer a Geórgia, por 3-0, no último jogo da fase de qualificação.
Os ginastas Gabriel Albuquerque e Lucas Santos conquistaram hoje a medalha de ouro na competição de trampolim sincronizado dos Jogos Mundiais, a decorrerem em Chengdu, na China, assegurando a primeira subida ao pódio da Equipa Portugal.