Elevador da Glória ao abandono: sem manutenção desde agosto por causa do preço

O concurso público lançado pela Carris para a manutenção do Elevador da Glória foi cancelado em agosto, depois de todas as propostas apresentadas terem ficado acima do preço-base estipulado, revelou o jornal ECO.

© LUSA/MIGUEL A. LOPES

O concurso, aberto a 28 de abril, previa um contrato de três anos para assegurar a manutenção do histórico ascensor, com um valor-base de 1,9 milhões de euros, sem IVA. No entanto, a 14 de agosto, a Carris decidiu anular o procedimento, uma vez que nenhuma das propostas recebidas se enquadrava no montante definido.

“Esta oportunidade foi cancelada em 14/08/2025, pelas 17h05, sendo a data oficial do cancelamento 01/09/2025, às 17h16, devido ao seguinte motivo: Tendo em consideração que as propostas apresentadas pelos concorrentes são superiores ao preço-base, foi aprovada a decisão de não adjudicar o Processo n.º 046/2025, bem como revogada a decisão de contratar, nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 79.º do CCP”, refere a comunicação consultada pelo ECO.

O elevador, que descarrilou na quarta-feira provocando 15 mortos e 23 feridos, estava, assim, sem manutenção diária desde o final de agosto, nomeadamente sem a verificação dos cabos de tração.

O Ministério Público abriu um inquérito para apurar as causas do acidente.

Últimas do País

As projeções das televisões para a abstenção nas eleições presidenciais de hoje indicam que deverá situar-se entre os 35,6% e os 43%.
A influência às urnas para a eleição do próximo Presidente da República situava-se, até às 12h00 de hoje, nos 21,18%, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
O escrutínio para eleger o Presidente da República decorre hoje e a tomada de posse do próximo chefe do Estado acontece em 09 de março, perante a Assembleia da República, como manda a Constituição de 1976.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) esclareceu hoje que os boletins de voto na segunda volta das eleições presidenciais terão os nomes de dois candidatos.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) aplicou 19 processos de contraordenação a oficinas de automóveis pela falta do livro de reclamações e por não terem taxas e impostos nos preços afixados.
O Infarmed recebeu mais cinco pedidos para a realização de ensaios clínicos em 2025, totalizando 209, e autorizou 190, segundo dados hoje divulgados, que revelam uma diminuição do tempo médio de decisão para 32 dias.
Carência de professores generaliza-se a todo o país e obriga escolas a recorrer a horas extraordinárias e soluções de recurso.
Portugal registou mais mortes em 2025, com mais 3.124 óbitos face a 2024, mas os óbitos de crianças com menos de um ano baixaram.
O Heliporto do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, registou mais de 200 aterragens desde que retomou a atividade há 10 meses, dando resposta a pedidos de todo o país, anunciou hoje a instituição.
Quinze distritos estão atualmente sob aviso amarelo devido à previsão de neve e agitação marítima por vezes forte, avançou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).