Casa de saúde no Porto avalia protocolos após homicídio nas instalações

A Casa de Saúde de Santa Catarina, no Porto, afirmou hoje estar a avaliar os seus protocolos e a averiguar eventuais falhas após ter ocorrido um homicídio esta madrugada dentro das suas instalações.

© D.R.

“Os nossos profissionais seguem padrões rigorosos de atendimento, e esses protocolos estão a ser avaliados neste momento”, garantiu em comunicado enviado à Lusa a unidade de saúde, que fala de um “grave incidente que resultou na morte de um paciente” sem especificar mais pormenores.

De acordo com a unidade de saúde, que disse ter sido “imediatamente acionada a polícia” após o incidente, já foram iniciados procedimentos para “compreender se houve alguma falha” nos protocolos e para que “sejam tomadas medidas corretivas e preventivas que se mostrem necessárias”.

Contactada pela Lusa, fonte da PSP disse esta manhã ter-se tratado de um disparo com arma de fogo seguido de uma tentativa de suicídio, e que o suspeito tinha dado entrada no final do dia de quinta-feira naquela unidade de saúde especializada em saúde mental, para tratar “surtos psicóticos”, tendo ficado internado, acompanhado pela mulher.

De acordo com a PSP, cerca das 03:00 ouviram-se disparos e, quando os profissionais de saúde chegaram ao quarto, a mulher já tinha sido atingida mortalmente e o homem estava caído com ferimentos no tronco e ainda com a arma na mão.

No comunicado, a Casa de Saúde de Santa Catarina referiu estar a “colaborar integralmente com as autoridades”.

Lamentando o sucedido, a unidade de saúde disse estar “profundamente” solidária “com a dor das famílias e [estar] a oferecer todo o suporte necessário neste momento tão difícil”.

A Polícia Judiciária está a investigar o caso, de acordo com a PSP.

O autor dos disparos sobreviveu e foi transportado para o Hospital de Santo António, no Porto, que é o hospital de referência da zona de Aldoar, onde se localiza a casa de saúde.

Contactado pela Lusa, uma fonte do Santo António disse apenas que o caso se encontra “em segredo de justiça”, escusando-se a dar qualquer informação.

Nas declarações que fez à Lusa, fonte da PSP tinha referido que o suspeito teria sido transferido para o Hospital Santos Silva, em Gaia.

A Lusa contactou fonte deste hospital de Gaia que negou que o homem ali tivesse dado entrada.

Últimas do País

O filho do primeiro-ministro, Hugo Montenegro, foi vítima de um furto no passado dia 29 de setembro, na área da Foz, no Porto.
A Comissão Técnica Independente (CTI) para a refundação do INEM propõe a criação de uma central única de atendimento juntando CODU e SNS24, e a abertura do transporte não emergente de doentes ao setor privado, revela hoje o jornal Público.
A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para um "agravamento considerável" da agitação marítima nos Açores a partir da madrugada de domingo e até às 18h00 de segunda, com ondas de 12 metros.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria ativou o nível 1 do Plano de Contingência Saúde Sazonal - Módulo Inverno devido ao aumento da procura dos serviços e à necessidade de reforçar a resposta.
A depressão Davide vai afetar a partir de hoje a costa ocidental de Portugal continental com agitação marítima forte, em particular a norte do Cabo da Roca, tendo já sido emitidos avisos, segundo o IPMA.
A decisão do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, de remover completamente quaisquer elementos natalícios das fotografias escolares deste ano está a gerar forte contestação entre muitos encarregados de educação, que consideram a medida desproporcionada, injustificada e prejudicial para a tradição celebrada pela maioria das famílias.
Os Técnicos de Emergência Pré-hospitalar decidiram hoje que vão aderir à greve geral agendada para 11 de dezembro, disse à Lusa fonte sindical.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve dois homens no concelho da Guarda, por suspeitas do crime de passagem de moeda falsa. Com eles tinham 505 mil euros em notas falsas.
A União Europeia (UE) registou, em 2024, 8.343 incêndios florestais, um valor quatro vezes superior à média de 17 anos e Portugal foi um dos países mais afetados, segundo dados hoje divulgados pela Comissão Europeia.
Quatro serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia vão estar fechados no sábado, enquanto no domingo estarão encerradas três urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).