ULS de Coimbra ultrapassou as 100 cirurgias robóticas em ortopedia

O programa de Cirurgia Robótica em ortopedia da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, a única entidade pública nacional que dispõe desta tecnologia, ultrapassou as 100 cirurgias no Hospital Geral (Covões), foi anunciado.

© Facebook ULS Santa Maria

“Desde o início da implementação desta tecnologia avançada, temos dedicado esforços para oferecer aos nossos doentes procedimentos mais precisos, menos invasivos e com recuperação mais rápida”, destacou Fernando Fonseca, diretor do Serviço de Ortopedia, em comunicado.

O especialista frisou que a cirurgia robótica, iniciada em julho, “tem revolucionado” a forma como são realizadas intervenções cirúrgicas, “permitindo maior precisão, menores riscos de complicações e melhores resultados”.

“Neste tempo foi possível realizar cirurgias inovadoras a nível nacional e internacional”, salientou.

A ULS de Coimbra adiantou ainda que, na sexta-feira, a equipa cirúrgica procedeu à implantação bilateral de próteses do joelho por robótica (realizada pela primeira vez no país), “um procedimento realizado em circunstâncias especiais e pouco frequentes”.

Segundo aquela entidade, a cirurgia de prótese bilateral, realizada por meio da robótica, “representa não só um avanço médico, mas também uma oportunidade de transformação completa na abordagem clínica e experiência dos doentes”.

A precisão da técnica robótica permite menor agressão cirúrgica, recuperação mais rápida e menos dor no processo de reabilitação.

Esta cirurgia foi realizada pela seguinte equipa: Fernando Fonseca e Diana Bicas (médicos especialistas em Ortopedia); Margarida Pereira (médica especialista em Anestesiologia); e Ricardo Branco, Ana Ferreira e Catarina Antunes (enfermeiros).

Para Alexandre Lourenço, presidente do conselho de administração, “este avanço tecnológico demonstra o compromisso da ULS de Coimbra a desenvolver as respostas no Hospital Geral como uma unidade de saúde de vanguarda da medicina moderna, na procura das melhores soluções para a saúde dos nossos utentes”.

“A realização da 100.ª cirurgia robótica em Ortopedia reforça o compromisso da ULS de Coimbra de prestar cuidados de saúde de qualidade e promover a saúde e o bem-estar da nossa comunidade. Vamos continuar a nossa missão de transformar vidas, tanto através da inovação tecnológica, como do cuidado humano”, sublinhou.

O programa de Cirurgia Robótica em Ortopedia da ULS de Coimbra resultou de um investimento no Hospital Geral (Covões) de dois milhões de euros na aquisição do Sistema de Cirurgia Assistida por Braço Robótico e de mais dois milhões de euros para a atualização dos sistemas de navegação por imagem.

Últimas do País

Guardas prisionais detetaram na madrugada desta segunda-feira, numa camarata da cadeia de Alcoentre, um saco com 30 telemóveis, drogas, bebidas alcoólicas e uma corda, alegadamente deixado por intruso que penetrou no perímetro prisional, segundo fonte sindical.
O Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) confirmou hoje que no segundo dia da greve parcial na CP serão novamente suprimidos dois comboios e denunciou que a empresa reduziu o número de carruagens para minimizar o impacto da paralisação.
A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar a divulgação de IPTV 'pirata' em páginas do Governo português, na sequência de uma queixa apresentada pela GEDIPE, disse hoje à Lusa o seu diretor.
Um professor condenado por abusar sexualmente de uma aluna de 12 anos numa escola de Matosinhos, distrito do Porto, vai poder voltar a dar aulas, segundo um acórdão do Tribunal da Relação do Porto (TRP) consultado pela Lusa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou hoje para o risco de inundações, cheias e acidentes rodoviários devido às previsões de chuva e vento fortes, trovoada e agitação marítima a partir da tarde de hoje.
Três crianças foram encontradas pela PSP num edifício devoluto numa zona conotada com o consumo de droga, no Bairro Padre Cruz, em Lisboa, tendo sinalizado o caso à Comissão de Menores
O Tribunal de Coimbra condenou hoje a uma pena de prisão efetiva de dois anos e três meses o recluso que atacou um guarda do Estabelecimento Prisional de Coimbra, em março do ano passado.
A PJ indicou hoje que ficaram em prisão preventiva os quatro detidos na operação que realizou juntamente com a Marinha e Força Aérea e resultou na apreensão de 1,7 toneladas de cocaína no Oceano Atlântico.
Os trabalhadores em arquitetura denunciaram hoje “práticas reiteradas e instituídas” de assédio laboral no setor, apontando a precariedade como principal instrumento de intimidação, e anunciaram que vão lutar contra o pacote laboral do Governo, que agrava as condições.
O caso ocorreu na Maternidade Daniel de Matos, integrada na Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, para onde a grávida, de 43 anos, foi encaminhada por se ter sentido mal. Um bebé morreu na barriga da mãe, que estava em final de gravidez.