Detidos oito suspeitos de tráfico em Gaia e Porto e apreendida droga

A GNR deteve, na sexta-feira, em Vila Nova de Gaia e no Porto, oito suspeitos de tráfico e aprendeu mais de 4.700 doses de droga, cerca de 192 mil euros em numerário, armas e outro material, foi hoje anunciado.

© D.R.

Em comunicado, aquela força de investigação explica que as oito detenções resultaram do cumprimento de 24 mandados de busca, 12 domiciliárias e nove em viaturas, duas em garagens e uma num armazém, nos concelhos de Vila Nova de Gaia, Porto, Santa Maria da Feira e Grândola.

Os detidos, refere o texto, são cinco homens com idades compreendidas entre os 29 e os 67 anos e três mulheres com idades compreendidas entre os 56 e os 59 anos.

No total, foram a apreendidas 1.499,85 doses de cocaína, 3.220,22 doses de haxixe, 98 doses de canábis, 137 pastilhas e cristais de MDMA/ecstasy e 192.843 euros em numerário.

Foram ainda apreendidas uma espingarda com silenciador e mira telescópica, uma espingarda de pressão de ar, duas pistolas, 177 munições de diversos calibres, duas caixas de chumbos, uma granada de instrução inerte e dois petardos.

Além daquele material, foram também apreendidos seis veículos, 29 telemóveis, sete balanças de precisão, cinco facas com vestígios de produto estupefaciente, diversos manuscritos relacionados com o tráfico e artigos utilizados no corte, preparação e acondicionamento do produto estupefacientes.

A GNR apreendeu também um tablet, duas chapas de matrícula, cinco localizadores, equipamento eletrónico concebido para interferir e bloquear sinais de radiofrequência (‘jammer’), além de um cofre e uma botija de óxido nitroso.

Segundo o texto, “na sequência de diligências subsequentes à operação, foi ainda possível localizar uma viatura que se encontrava com matrículas falsas apostas, tendo-se vindo a apurar que havia sido furtada em França”.

Foi realizada uma busca à viatura, tendo sido detetadas e apreendidas 830 doses de cocaína, uma balança de precisão e uma faca com resíduos de estupefacientes.

Os detidos foram presentes no Tribunal Judicial do Porto, mas até ao momento não foram ainda divulgadas as medidas de coação tias como necessárias.

Últimas do País

Seis distritos de Portugal Continental estão hoje em aviso laranja e quatro em aviso amarelo para a queda de neve até domingo de manhã, podendo condicionar e interditar estradas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Uma antiga fábrica que estava em obras para ser transformada em residência universitária ardeu hoje em Braga, revelou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional do Ave.
As empresas de chocolate nacionais enfrentam o otimismo do período natalício, “um dos mais relevantes” para as vendas, não evitando baixar preços porque o valor do cacau continua no dobro da média de 2023.
A maioria dos desfibrilhadores disponíveis nas viaturas dos Sapadores de Lisboa tem componentes cujo prazo de validade está ultrapassado, mas o Regimento deu orientações para que os bombeiros continuem a utilizá-los, denunciou hoje um sindicato.
O aumento de doentes com alta clínica retidos nos hospitais por razões sociais é um dos maiores obstáculos à gestão de camas hospitalares, afetando a resposta nos serviços de urgência e impedindo a realização de cirurgias.
A ULS Amadora-Sintra abriu um inquérito interno ao caso divulgado pela Polícia Judiciária de um alegado abuso sexual de uma utente no Hospital Fernando Fonseca, envolvendo dois internados, anunciou hoje a instituição.
As infeções respiratórias graves continuam a aumentar em Portugal, sobretudo em idosos e crianças, com aumento de casos de gripe nos cuidados intensivos na semana passada e excesso de mortalidade por todas as causas, revelou hoje o INSA.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 19 pessoas que conduziam com excesso de álcool no sangue, durante o primeiro dia da operação Natal e Ano Novo 2025/2026, que arrancou na quinta-feira e e que já regista um morto.
O bacalhau deverá ficar mais caro já no próximo ano, face à redução de quotas no Mar de Barents e ao contexto internacional, segundo as estimativas da Associação dos Industriais do Bacalhau (AIB).
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve 84 pessoas no primeiro dia da operação Polícia Sempre Presente – Festas em Segurança 2025-2026, entre elas 15 por condução em estado de embriaguez e 12 por conduzirem sem carta.