Já existem três organizações terroristas a operar em Portugal

O deputado do CHEGA, Francisco Gomes, afirmou, em audição parlamentar no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2026, que “já existem três organizações terroristas a operar em Portugal”, exigindo explicações ao Governo sobre o alegado funcionamento dessas células no território nacional.

© AFP/Getty Images

Segundo Francisco Gomes, as organizações identificadas incluem a Jamaat-e-Islami, que, afirmou, “tem como objetivo declaradamente a implantação do Islão em todas as áreas da sociedade” e foi “oficialmente declarada como organização terrorista” por vários países em 2024, por estar envolvida em “assassinatos de minorias religiosas, incluindo especialmente católicos”.

De acordo com o deputado, o movimento é liderado em Portugal por um indivíduo que, alegadamente, coordena ações e protestos contra cristãos na Europa. Jamaat-e-Islami é uma organização que tem ligações ao BNP (Bangladesh National Party), um partido que tolera, promove e financia acções de movimentos extremistas islâmicos, incluindo dentro do próprio Bangladesh. Membros do BNP estão em Lisboa e estiveram envolvidos num episódio de violência que teve lugar em Lisboa em Janeiro de 2025. O BNP também tem laços estreitos com o Partido Socialista e pessoalmente com Rana Taslim Uddin.

A segunda organização, explicou, é a Dawat-e-Islami, liderada em Portugal por um homem chamado Maulana Attari, que “está a usar o país para planear protestos contra cristãos na Irlanda, na Grécia e na Suécia”, ações essas “reportadas em redes sociais abertas”. Francisco Gomes acrescentou que esta organização “tem como irmãs o Hamas palestiniano e a Irmandade Muçulmana”.

A terceira organização, continuou, é a Khelafat Majlis, liderada em Portugal por um homem identificado como Ahmad Quader, cujo líder, “na sua instalação em Lisboa, declarou: não há alternativa senão um sistema estatal islâmico baseado no califado e na erradicação de todas as outras religiões”.

Segundo o deputado, este movimento “tem como organização irmã o Hizb ut-Tahrir, também declarado como organização terrorista pelo governo britânico em janeiro de 2024”.

No final da intervenção, Francisco Gomes questionou o Governo sobre se tem conhecimento da existência e das atividades destas organizações e, caso não tenha, como explica a ausência de reação, tendo em conta o historial de ações terroristas no estrangeiro por parte dos mesmos grupos que, segundo disse, operam agora em território português. O deputado perguntou ainda se o Estado está disposto a expulsar do país os líderes destas organizações e todos os que a elas se associem, considerando que representam “uma ameaça clara à segurança e à estabilidade nacional”.

Últimas de Política Nacional

André Ventura criticou a decisão de José Luís Carneiro de propor a abstenção do PS no Orçamento do Estado para 2027 antes de ser conhecido o documento. O Presidente do CHEGA considera que os socialistas passam a ser "parceiros" do Governo e questiona que margem resta para negociar medidas em áreas como Saúde, Administração Interna, combustíveis e alimentação.
A Comissão parlamentar vai analisar a atuação de Luís Neves durante os oito anos em que dirigiu a Polícia Judiciária e apurar eventuais responsabilidades dos membros dos governos que o nomearam e tutelaram. O CHEGA fica com a presidência, enquanto PS e PSD assumem as duas vice-presidências.
Miguel Guimarães, antigo bastonário da Ordem dos Médicos e atual deputado do PSD, é visado por acusações que incluem alegados gastos excessivos, abuso de poder e corrupção passiva.
O CHEGA queria que o Governo português promovesse junto da União Europeia a inclusão do Primeiro Comando da Capital (PCC) na lista de organizações terroristas. Mas PSD, PS, Livre e Bloco de Esquerda votaram contra.
A concelhia social-democrata corta com Luís Jesus e Alexandra Moura e acusa os dois eleitos de desrespeitarem as orientações do partido.
O CHEGA levou ao Parlamento a descida do IVA dos combustíveis de 23% para 13%, IVA Zero num cabaz de bens alimentares essenciais e o fim das portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama. Nenhuma das propostas passou. PSD, PS e CDS-PP juntaram os votos contra nas duas medidas fiscais.
André Ventura defendeu esta quinta-feira, no Parlamento, uma redução da carga fiscal sobre os combustíveis e acusou o Governo de não responder ao aumento do custo de vida.
O CHEGA aceita as duas limitações impostas por Aguiar-Branco e desbloqueia a comissão parlamentar de inquérito. Ventura mantém as críticas à decisão, mas garante que não deixará cair a investigação aos mandatos do antigo diretor da Polícia Judiciária, Luís Neves.
Autarquia liderada pelo socialista Gonçalo Lopes repartiu trabalhos semelhantes de gestão florestal por cinco procedimentos, todos abaixo do limiar europeu. Dois ficaram a poucos milhares de euros dos 216 mil e, em quatro concursos, as empresas tiveram apenas cerca de 36 horas para apresentar propostas.
O líder do CHEGA acusa José Luís Carneiro de contradição e sustenta que os socialistas preferem preservar o entendimento político com o PSD a transformar em lei aquilo que dizem defender: baixar o IVA nos combustíveis de 23% para 13%.