A criminalidade geral na área da Grande Lisboa aumentou cerca de 6,1% entre janeiro e outubro de 2025 quando comparada ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram revelados esta terça-feira pela PSP, durante a cerimónia que assinalou os 158 anos do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis), o maior comando policial do País.
O balanço evidencia um crescimento claro das ocorrências registadas na região, numa tendência que tem sido acompanhada por autarcas, associações de moradores e especialistas em segurança urbana, que alertam para um agravamento do sentimento de insegurança na capital e na sua cintura metropolitana.
Apesar do aumento global, a PSP sublinhou que a criminalidade violenta e grave registou uma queda de 1,9% face a 2024. Porém, esta descida não anula o impacto do crescimento generalizado do crime, nem impede que episódios mediáticos — desde assaltos a grupos organizados a rixas de rua — continuem a marcar presença frequente nas notícias.
O comandante do Cometlis, Luís Elias, afirmou que a descida nos crimes violentos representa “uma tendência muito relevante”, mas admitiu que os crimes de carácter geral continuam a preocupar, por serem os que mais afetam o quotidiano dos cidadãos. “Estes aumentos têm impacto direto no sentimento de segurança das populações”, reconheceu o responsável policial.