Proteção Civil com 3.326 ocorrências referentes a cheias desde 01 de fevereiro

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 3.326 ocorrências relacionadas com cheias entre 01 de fevereiro e as 12:00 de hoje, indicou o comandante nacional do organismo.

© RUI MINDERICO/LUSA

Mário Silvestre precisou que em causa estão apenas situações relacionadas com a atual situação de eventuais cheias e não com a tempestade Kristin, no âmbito da qual a ANEPC já não tem “ocorrências relevantes”.

Em conferência de imprensa na sede da ANEPC, em Carnaxide, Oeiras, o comandante nacional precisou que, enquanto durante a passagem da depressão Kristin as ocorrências mais frequentes foram quedas de árvores, a situação atual está “a sofrer uma inversão”, com o número de inundações “a subir gradualmente”.

No total, as 3.326 ocorrências entre 01 de fevereiro e as 12:00 de hoje “empenharam e estão a empenhar 11.444 operacionais e 4.575 meios terrestres”.

“Estamos em nível quatro de empenhamento e vamos mantê-lo até sexta-feira, e será reavaliado nessa altura”, salientou.

Mário Silvestre acrescentou que, “em princípio”, o nível de empenhamento irá manter-se no fim de semana.

Entre outras medidas, o comandante nacional destacou que há meios de diversos agentes da proteção civil pré-posicionados e que há “três meios aéreos para ações de reconhecimento e avaliação” em utilização.

“O Plano Nacional de Emergência [e Proteção Civil] está ativo e temos também 77 planos de emergência municipais ativos, bem como quatro planos distritais de emergência e proteção civil”, sublinhou.

Todos os distritos de Portugal continental estão hoje e quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, passando a aguaceiros, devido à passagem da depressão Leonardo, segundo o Instituto Português e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado emitido na terça-feira, o IPMA informou que as ondulações frontais associadas à depressão Leonardo irão afetar o estado do tempo em Portugal continental até sábado, com períodos em que a precipitação será persistente e por vezes forte, queda de neve nas terras altas do Norte e Centro, vento forte e agitação marítima forte.

“Para os dias seguintes prevê-se a passagem de novas superfícies frontais e a continuação deste padrão muito instável”, lê-se na nota.

Desobstruir os sistemas de escoamento de águas pluviais, evitar a permanência em áreas arborizadas e a circulação em zonas ribeirinhas vulneráveis a galgamentos costeiros, e não estacionar os carros em leitos de cheias nem atravessar zonas inundadas são algumas das recomendações da ANEPC aos cidadãos.

Últimas do País

O número de utentes sem médico de família subiu para 1.563.710 no final de dezembro, segundo o portal da transparência do Serviço Nacional de Saúde, que mostra também um aumento no número de inscritos nos Cuidados de Saúde Primários.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 3.326 ocorrências relacionadas com cheias entre 01 de fevereiro e as 12:00 de hoje, indicou o comandante nacional do organismo.
Nove pessoas foram detidas por branqueamento, burla e extorsão, numa operação para desmantelar uma organização que angariava pessoas que cediam as contas bancárias para fraudes a empresas, esquema que resultou num prejuízo superior a 250 mil euros.
Um total de 93 mil clientes das redes eletrónicas continua sem abastecimento de energia elétrica devido aos danos provocados pela depressão Kristin, que afetou Portugal continental há uma semana, na rede de distribuição, informou hoje a empresa.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu hoje recomendações de segurança após os danos causados ​​pela tempestade Kristin, alertando para o risco de exposição ao amianto durante trabalhos de limpeza, remoção de destroços e reparos de edifícios.
Uma bomba ficou hoje ferida após ser atropelada quando se dirigiu para o quartel da corporação de Monte Redondo, no concelho de Leiria, por um condutor que se colocou em fuga, afirmaram fontes da Proteção Civil e da GNR.
O número de doentes tratados por doença oncológica aumentou 67% em cinco anos, mas um em cada quatro ainda foram operados acima do tempo máximo de resposta em 2024, indicam dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Proteção civil registou 121 ocorrências, entre as 00h00 e as 07h00 relacionadas com o mau tempo, mantendo-se as autoridades a avaliar e monitorizar o nível das águas em várias regiões, que se mantém estável.
O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, em Braga, afastou de funções um funcionário que foi filmado nu a realizar uma prática sexual frente a alguns alunos e participou o caso ao Ministério Público, disse hoje o diretor.
O mês de janeiro deverá ser o mais chuvoso de sempre, depois de dezembro também já ter registado uma das maiores pluviosidades de sempre, revelou o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Pimenta Machado.