Numa informação enviada à Lusa, a E-REDES revelou que, pelas 07:30, nas zonas mais críticas, as avarias decorrentes da depressão Kristin afetavam 76 mil clientes.
Segundo a empresa, o distrito mais afetado é o de Leiria, com 57 mil clientes sem luz, seguido de Santarém, com 15 mil, Castelo Branco, com três mil, e Coimbra, com mil clientes ainda sem energia elétrica.
Depois da passagem da depressão Kristin, na semana passada, Portugal continental está agora a ser afetado pela passagem da depressão Leonardo, com chuva persistente e por vezes forte, vento e forte agitação marítima, tendo sido emitidos vários avisos laranja (o segundo mais grave) pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Entre as 00:00 e as 08:00 de hoje, a proteção civil registou 399 ocorrências relacionadas com o mau tempo, a maioria na Grande Lisboa (65) e na Região Oeste (75), sem vítimas ou desalojados.
Das 399 ocorrências, 129 das quais dizem respeito a inundações, 119 a quedas de árvores e 83 movimentos de massa.
Desde a semana passada, na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, dez pessoas morreram em Portugal e centenas de outras ficaram feridas ou desalojadas.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.
Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 68 concelhos.