Orquestra de ‘samples’ em cadeira de rodas é destaque no festival Nascentes em Leiria

© Nascentes

O projeto de música eletrónica ‘Ligados às Máquinas’ é um dos destaques da programação do festival Nascentes, que acontece de 28 de junho a 02 de julho em Fontes, aldeia da freguesia das Cortes, em Leiria, anunciou hoje a organização.

Formado por elementos da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), Ligados às Máquinas é “a primeira e provavelmente única orquestra de ‘samples’ em cadeiras de rodas do mundo”, avançou a produtora Omnichord, que prepara a terceira edição de Nascentes.

O festival que tem como “palco e ‘força de criação’ a aldeia das Fontes – onde nasce o rio Lis -, vai promover uma residência artística dos elementos de Ligados à Máquina, que celebram desta forma uma década de existência. O resultado será revelado num espetáculo inédito.

Entre o repertório antigo, vão surgir novas criações trabalhadas a partir de ‘samples’ cedidos por vários artistas, casos da Orquestra e Coro da Gulbenkian, Salvador Sobral, Samuel Úria, Joana Gama, Ana Deus, Rita Redshoes, Bruno Pernadas, Moullinex, Ninfas do Lis, Joana Guerra, José Valente, Surma, Gala Drop, Lavoisier ou Cabrita.

“Do hip-hop ao fado, do rock ao techno, do blues à world music, da música erudita à música concreta, dos sons da publicidade às séries televisivas, tudo se conjuga num espetáculo sonoro único, fruto das vivências do coletivo”, antecipou a organização de Nascentes.

O festival promete “fazer brotar a música e a arte a partir do potencial da aldeia das Fontes”, com concertos, atividades para público infantojuvenil, convívios e um jantar comunitário.

O evento é pensado e desenvolvido de raiz com o apoio e a intervenção direta da comunidade local, processo que promove o “encontro com as pessoas, os lugares e os hábitos”, e que “relaciona artistas e espaços, natureza e criação, rasgo e tradição”.

Além de Ligados à Máquina, foram hoje tornadas públicas as primeiras confirmações do programa, que inclui os Lavoisier, o saxofonista Cabrita, a tradição de Cabo Verde reinventada pelos Kriol e a estreia, “em data única nacional”, do projeto colaborativo ZA! & la TransMegaCobla, “que junta os catalães ZA! à dupla Tarta Relena e aos históricos Megacobla”.

Últimas de Cultura

O presidente da Museus e Monumentos de Portugal mostrou-se hoje preocupado com o facto de vários equipamentos tutelados pela empresa pública em Lisboa estarem fechados para obras em 2025, coincidindo com uma campanha turística focada no património.
O Teatro Campo Alegre, no Porto, acolhe nos dias 29 e 30 a Mostra Estufa, uma iniciativa da companhia Erva Daninha, que funciona como "incubadora de novos criadores e propostas emergentes" de circo contemporâneo, foi hoje anunciado.
A obra de Jean Painlevé, pioneiro do cinema documental que desvendou a vida subaquática, é exposta pela primeira vez em Portugal, na Culturgest, em Lisboa, numa revelação do investigador da Sorbonne que foi parte do surrealismo francês.
A proposta da Arte Equestre Portuguesa a Património Imaterial da Humanidade vai ser analisada em dezembro, na reunião do Comité intergovernamental da UNESCO, em Assunção, no Paraguai, disse à agência Lusa fonte da candidatura.
O World Cheese Awards, conhecido por 'Óscares do Queijo', realiza-se pela primeira vez em Portugal, em Viseu, neste fim de semana, com quase cinco milhares de exemplares, 182 portugueses, uma participação recorde, disse hoje a organização.
A cantora Bárbara Bandeira venceu no domingo o prémio Best Portuguese Act na edição de 2024 dos MTV Europe Music Awards, que decorreu em Inglaterra e que consagrou a norte-americana Taylor Swift como a melhor artista.
O festival vai prolongar-se até 16 de novembro e preservará o “pacto de confiança com o público”, sem recorrer aos nomes mais conhecidos do género musical.
Fernando Daniel, Luca Argel, Marco Rodrigues, Jéssica Pina, EU.CLIDES, Margarida Campelo estão entre os artistas convidados para comporem temas para o Festival da Canção 2025, anunciou hoje a RTP, que promove o concurso.
A Orquestra Sinfónica e o Coro Casa da Música abrem, na próxima sexta-feira, o Festival À Volta do Barroco, sobre "a profundidade e inovação do período barroco" vivido entre inícios do século XVII e finais do seguinte.
O Parque 25 de Abril, em Monte Abraão, Sintra, prepara-se para receber mais uma edição da Feira Medieval, de 25 a 27 de outubro, promovida pela União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão.