Seis pessoas esfaqueadas em estação de comboios de Paris, atacante alvejado

Seis pessoas foram esfaqueadas hoje por um homem, que foi imediatamente dominado pela polícia, numa estação de comboios em Paris, segundo um novo balanço da polícia e procuradoria francesas, citadas pela agência de notícias AFP.

Segundo as autoridades, as seis pessoas esfaqueadas sofreram ferimentos ligeiros. O atacante foi alvejado pela polícia e, segundo o ministro do Interior francês, Gerald Darmanin, está “entre a vida e a morte” no hospital.

O balanço anterior das autoridades francesas indicava cinco feridos.

O incidente ocorreu às 06:45 (05:45 em Lisboa) na Gare du Nord, uma grande estação de comboios da capital francesa, num horário de grande movimento.

Até ao momento, não há evidências que sugiram tratar-se de um ataque terrorista, de acordo com uma fonte ouvida pela AFP, que refriu que essa hipótese “não é privilegiada”.

A procuradoria francesa abriu uma investigação confiada à brigada criminal da polícia judiciária de Paris.

A Gare du Nord é a estação líder na Europa e a terceira no mundo em termos de tráfego, pois recebe 700.000 pessoas por dia e mais de 220 milhões de passageiros por ano.

Os comboios de partida servem o norte da França, mas também destinos internacionais como Londres via Eurostar, ou Bélgica e Holanda via Thalys.

Por algum motivo que ainda não foi determinado, o homem feriu várias pessoas com uma arma branca. Os agentes da polícia subjugaram-no com recurso a suas armas, acrescentou a mesma fonte. O agressor foi tratado no local pelos serviços de emergência, antes de ser hospitalizado, segundo a procuradoria.

A companhia ferroviária estatal SNCF indicou que os feridos foram retirados da estação logo após a chegada dos serviços de emergência ao local do ataque. Segundo o jornal francês Le Figaro, um agente ficou ferido.

Um perímetro de segurança foi implantado imediatamente no local do ataque.

Um anúncio foi transmitido alertando os viajantes sobre atrasos nos comboios.

“A estação continua funcionando normalmente, sem interrupção do tráfego”, comentou à AFP um porta-voz da SNCF.

Os polícias instalaram grandes panos brancos sobre as escadas de acesso aos comboios Eurostar para esconder a visão do local aos viajantes.

“Obrigado à polícia pela sua reação corajosa e eficaz”, disse Gérald Darmanin na rede social Twitter.

Gérald Darmanin esteve no local do incidente por volta das 09:00 (08:00 em Lisboa), cercado por um substancial dispositivo de segurança, para “agradecer às forças de segurança” junto do chefe da polícia de Paris, Laurent Nunez, da procuradora Laure Beccuau, e da autarca da capital francesa, Anne Hidalgo.

Últimas do Mundo

Cada vez mais portugueses procuram a Arábia Saudita, onde a comunidade ainda é pequena, mas que está a crescer cerca de 25% todos os anos, disse à Lusa o embaixador português em Riade.
O Papa rezou hoje no local onde ocorreu a explosão no porto de Beirute em 2020, que se tornou um símbolo da disfunção e da impunidade no Líbano, no último dia da sua primeira viagem ao estrangeiro.
Pelo menos 30 pessoas foram sequestradas em três ataques por homens armados durante o fim de semana no norte da Nigéria, aumentando para mais de 400 os nigerianos sequestrados em quinze dias, foi hoje anunciado.
Pelo menos quatro pessoas morreram baleadas em Stockton, no estado da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, anunciou a polícia, que deu conta ainda de dez feridos.
O estudante que lançou uma petição a exigir responsabilização política, após o incêndio que matou 128 pessoas em Hong Kong, foi detido por suspeita de "incitação à sedição", noticiou hoje a imprensa local.
O alto comissário das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciou hoje que “pelo menos 18 pessoas” foram detidas no golpe de Estado de quarta-feira na Guiné-Bissau e pediu que se respeitem os direitos humanos.
O Tribunal Penal Internacional (TPI), confirmou, na sexta-feira, que continua a investigar crimes contra a humanidade na Venezuela, depois de em setembro o procurador-chefe Karim Khan se ter afastado por alegado conflito de interesses.
Um "ataque terrorista" russo com drones na capital da Ucrânia causou hoje pelo menos um morto e sete feridos, além de danos materiais significativos, anunciaram as autoridades de Kiev.
O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) denunciou hoje que um grupo de homens armados e encapuçados invadiu a sua sede, em Bissau, agredindo dirigentes e colaboradores presentes no local.
A agência de combate à corrupção de Hong Kong divulgou hoje a detenção de oito pessoas ligadas às obras de renovação do complexo residencial que ficou destruído esta semana por um incêndio que provocou pelo menos 128 mortos.