Surrealista português Santiago Ribeiro integra exposição em Los Angeles

©facebook.com/santiagoribeiro

A obra convida a uma crítica à conformidade na sociedade atual, mas o artista disse que as interpretações podem variar conforme a imaginação da sua audiência. O artista português, que já expôs em várias partes dos Estados Unidos.

O quadro ‘Surreal Mass Production’, do pintor português Santiago Ribeiro, estará integrado na Parallax Art Fair que vai decorrer entre 28 e 30 de abril em Los Angeles, disse à Lusa o artista surrealista.

A obra convida a uma crítica à conformidade na sociedade atual, mas o artista disse que as interpretações podem variar conforme a imaginação da sua audiência.

“Posso fazer o quadro com uma intenção, mas as pessoas são livres de interpretá-lo como quiserem. Inclusive já descobriram coisas nos meus quadros que eu não tinha noção que lá estavam”, afirmou Santiago Ribeiro.

“As pessoas podem ver e sentir coisas de acordo com a sua própria capacidade imaginativa”, continuou. “Apenas crio uma coisa e as pessoas são livres de sentir aquilo que lhes vem à mente. Isso para mim é interessante”.

A Parallax vai acontecer no MG Studio, um estúdio criativo localizado num espaço privilegiado, perto do complexo L.A. Live na baixa de Los Angeles – onde também estão situados o Museu dos Grammys e o Microsoft Theater.

A artista norte-americana Shahla Rosa vai auxiliar Santiago Ribeiro na logística desta participação. Segundo o português, “Shahla é das melhores artistas femininas nos Estados Unidos a fazer arte surrealista no século XXI”.

A Parallax será uma exposição com impacto, considerou o artista, que escolheu este quadro de médio porte porque se identifica com aquilo que quer projetar neste momento.

“Sou um crítico, embora também tenha quadros fantasiosos”, descreveu Santiago Ribeiro.

O artista português, que já expôs em várias partes dos Estados Unidos, integra frequentemente na sua arte representações do sexo feminino, algo que é visível também em ‘Surreal Mass Production’. “A mulher é um tema, um elemento que introduzo quase sempre em todas as pinturas”, referiu.

No entanto, o seu trabalho mais recente não tem quaisquer figuras. Trata-se de um quadro intitulado ‘Empty City’ (cidade vazia), para o qual foi inspirado pela fuga de pessoas por causa da guerra na Ucrânia.

Além da participação na Parallax Art Fair em Los Angeles, Santiago Ribeiro está também a trabalhar para organizar a 15.ª edição da International Surrealism Now, uma iniciativa que começou em 2010 e cuja edição mais recente foi em 2021.

“O Surrealism Now é uma união de várias tendências artísticas entre o surrealismo do século XXI, a arte visionária, a arte fantástica e a arte abstrata”, explicou Ribeiro.

O artista mencionou a zona de Coimbra como potencial anfitriã da exposição, não estando ainda confirmados locais ou datas.

Últimas de Cultura

Uma operação internacional liderada pela polícia italiana hoje divulgada permitiu recuperar 104 obras e arte falsas à venda no mercado, uma das quais um Picasso que a Polícia Judiciária (PJ) apreendeu numa leiloeira no ano passado.
A final do 69.º Festival Eurovisão da Canção é disputada hoje em Basileia, na Suíça, por 26 países, incluindo Portugal, com Suécia, Áustria e França como favoritos à vitória.
Mais de 300 atividades assinalam, este fim de semana, a Noite Europeia dos Museus e o Dia Internacional dos Museus, entre visitas guiadas, oficinas, jogos, experiências imersivas e atividades para famílias, em todo o país.
A canção “Deslocado”, interpretada pelos NAPA, venceu hoje o 58.º Festival da Canção e, por isso, irá representar Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, em maio na Suíça.
Nove espetáculos e 25 apresentações integram o programa do Festival de Teatro de Pombal, que este ano se estende pela primeira vez a todas as 13 freguesias daquele concelho do distrito de Leiria, de 07 a 27 de março.
O coordenador científico do Centro de Investigação sobre as Artes do Circo (RISCO), Rui Leitão, alertou que o património circense português está em risco por falta de um espaço digno para armazenamento e conservação de documentos históricos.
A Companhia Nacional de Bailado (CNB) estreia na quinta-feira, no Teatro Camões, em Lisboa, o bailado 'Stravinsky Violin Concerto', do coreógrafo George Balanchine (1904-1983), inserido num programa com peças de William Forsythe e Andrew McNicol.
O Festival de Cannes escolheu um dos rostos mais conhecidos do cinema francês, a atriz Juliette Binoche, para presidir ao júri da sua 78.ª edição, de 13 a 24 de maio.
A relevância das artes e indústrias gráficas, bem como a história ligada ao movimento associativo daqueles profissionais, são o mote para duas exposições na Universidade de Coimbra (UC) que serão inauguradas na segunda-feira.
O Centro de Ciência Viva do Museu do Côa lançou um desafio aos alunos do 1.º ciclo do Vale do Côa que, desde 2022, os leva numa viagem no tempo, desde o Paleolítico Superior até à atualidade.