Fernando Pimenta procura inédito 15.º título de campeão nacional de fundo

©facebook.com/Fernando.Pimenta.K13

O canoísta português Fernando Pimenta procura ampliar, para 15, o recorde de títulos consecutivos de campeão nacional de fundo, em K1, no domingo, em Mirandela, na primeira prova oficial da época.

O atleta de 33 anos tem sido imbatível, desde 2009, na distância de 5.000 metros, na qual tem, inclusivamente, dois títulos europeus e outros tantos mundiais, no evento que habitualmente encerra as competições internacionais de pista/regatas em linha.

Como principais rivais, Pimenta deve ter o olímpico João Ribeiro e José Ramalho, especialista em maratonas, e com quem, em 2022, o limiano fez equipa no K2 campeão do mundo na prova de 30 quilómetros, em Ponte de Lima.

No setor feminino, o favoritismo recai em Teresa Portela, que já tem cinco títulos nacionais de fundo e que no domingo procura o terceiro consecutivo, devendo ter nas igualmente olímpicas Francisca Laia e Joana Vasconcelos as mais fortes opositoras.

Em C1, destaque no feminino para a jovem Beatriz Fernandes que se vai estrear no escalão sénior. Em 2022, conquistou para Portugal títulos mundiais de juniores em velocidade, em C1 200 e 1.000 metros, bem como no Mundial de maratonas.

Mirandela vai, pelo terceiro ano consecutivo, receber a prova que junta cerca de 1.000 canoístas de mais de 50 clubes, que competem em 42 categorias entre vários escalões e distâncias, em K1, C1 e SUPC (standupcanoe), durante o fim de semana.

O apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris2024 vai decorrer este ano, no Campeonato do Mundo de regatas em linha, que vai decorrer entre 23 e 27 de agosto, em Duisburgo, na Alemanha.

Últimas de Desporto

A portuguesa Patrícia Sampaio, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024, terminou hoje a competição de -78 kg na terceira posição, ao vencer no combate pela medalha a japonesa Shori Hamada, por ippon.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva, apesar de ter terminado o Grande Prémio de Las Vegas, 22.ª ronda da temporada, na quinta posição.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, depois de ter largado da 17.ª posição da grelha, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O ex-atleta Domingos Castro foi hoje eleito novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com 60,9% dos votos, batendo as listas de Paulo Bernardo e Fernando Tavares, que obtiveram 21,9% e 10,9%, respetivamente.
Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na ‘luta’, na terceira jornada do Grupo A1.
O português Francisco Ordonhas sagrou-se hoje campeão europeu júnior de surf, depois de ter chegado à final do Pro Junior Raso, na Corunha, em Espanha, segunda e última etapa do Pro Junior europeu.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu múltiplas fraturas do rádio do braço direito, na sequência de uma queda sofrida nos treinos livres do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mas uma eventual operação só acontecerá em Portugal.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).
O canoísta Rui Lacerda conquistou hoje a medalha de bronze na prova de C1 dos mundiais de maratonas da Croácia, o segundo pódio luso em Metkovic.
Portugal somou hoje a sétima medalha nos Jogos Paralímpicos Paris2024, igualando o resultado de Pequim2008, com Carolina Duarte a arrecadar o bronze nos 400 metros, num dia em a natação conseguiu três finais e a canoagem uma.