Fernando Pimenta procura inédito 15.º título de campeão nacional de fundo

©facebook.com/Fernando.Pimenta.K13

O canoísta português Fernando Pimenta procura ampliar, para 15, o recorde de títulos consecutivos de campeão nacional de fundo, em K1, no domingo, em Mirandela, na primeira prova oficial da época.

O atleta de 33 anos tem sido imbatível, desde 2009, na distância de 5.000 metros, na qual tem, inclusivamente, dois títulos europeus e outros tantos mundiais, no evento que habitualmente encerra as competições internacionais de pista/regatas em linha.

Como principais rivais, Pimenta deve ter o olímpico João Ribeiro e José Ramalho, especialista em maratonas, e com quem, em 2022, o limiano fez equipa no K2 campeão do mundo na prova de 30 quilómetros, em Ponte de Lima.

No setor feminino, o favoritismo recai em Teresa Portela, que já tem cinco títulos nacionais de fundo e que no domingo procura o terceiro consecutivo, devendo ter nas igualmente olímpicas Francisca Laia e Joana Vasconcelos as mais fortes opositoras.

Em C1, destaque no feminino para a jovem Beatriz Fernandes que se vai estrear no escalão sénior. Em 2022, conquistou para Portugal títulos mundiais de juniores em velocidade, em C1 200 e 1.000 metros, bem como no Mundial de maratonas.

Mirandela vai, pelo terceiro ano consecutivo, receber a prova que junta cerca de 1.000 canoístas de mais de 50 clubes, que competem em 42 categorias entre vários escalões e distâncias, em K1, C1 e SUPC (standupcanoe), durante o fim de semana.

O apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris2024 vai decorrer este ano, no Campeonato do Mundo de regatas em linha, que vai decorrer entre 23 e 27 de agosto, em Duisburgo, na Alemanha.

Últimas de Desporto

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) venceu hoje a Volta à Suíça, ao triunfar na oitava e última etapa em cronoescalada, em que anulou a diferença de 33 segundos para o então líder, o francês Kévin Vauquelin (Arkéa-B&B Hotels).
Teresa Bonvalot conquistou hoje o seu sexto título de campeã portuguesa de surf, ao triunfar na etapa açoriana da Liga da modalidade, disputada em São Miguel.
A seleção portuguesa conquistou hoje pela segunda vez a Liga das Nações de futebol, ao bater na final a Espanha por 5-3 no desempate por grandes penalidades, após 2-2 no final do tempo regulamentar e prolongamento.
Portugal tem hoje a possibilidade de conquistar o terceiro título da sua história, na final da Liga das Nações de futebol, mas para isso tem de ultrapassar uma Espanha imbatível há dois anos.
O piloto australiano Oscar Piastri (Mclaren) venceu hoje o Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, nona prova da temporada, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O Paris Saint-Germain sagrou-se hoje campeão europeu pela primeira vez na história, ao golear o Inter Milão, por 5-0, na final da Liga dos Campeões de futebol, em Munique, na Alemanha.
Uma força de 5.400 polícias e gendarmes vai ser destacada para a capital de França e arredores, no sábado, para evitar distúrbios durante a final da Liga dos Campeões entre o PSG e o Inter de Milão, em Munique.
O piloto britânico Lando Norris (McLaren) venceu hoje o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1, oitava das 24 etapas do Mundial, e aproximou-se do líder do campeonato.
As inglesas do Arsenal conquistaram hoje pela segunda vez a Liga dos Campeões feminina de futebol, ao vencerem o bicampeão em título FC Barcelona por 1-0, na final da edição 2024/25, disputada no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
O número um nacional de ténis, Nuno Borges, considera ter feito uma boa preparação em terra batida para Roland Garros, o que lhe dá "alguma confiança" para o 'major' francês, entre 25 de maio e 08 de junho, em Paris.