13 Junho, 2024

Primeiro-ministro britânico investigado por alegado conflito de interesses

© facebook.com/rishisunak

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, está a ser investigado devido a um possível conflito de interesses pelo supervisor parlamentar da conduta dos deputados britânicos, foi hoje revelado.

O Comissário de Conduta Parlamentar, Daniel Greenberg, abriu o inquérito sobre Sunak na semana passada, invocando regras que exigem que os deputados declarem interesses que tenham de uma forma “aberta e honesta”.

“Os membros devem ser sempre abertos e honestos na declaração de quaisquer interesses relevantes em quaisquer procedimentos da Câmara ou das suas comissões, e em quaisquer comunicações com ministros, membros, funcionários públicos ou titulares de cargos públicos”, referiu a página de Internet do comissário.

Após a notícia do inquérito ter sido divulgada, um porta-voz do primeiro-ministro disse que Sunak ajudará o comissário a esclarecer “de forma transparente” a questão.

Em causa está uma participação minoritária pela esposa, Akshata Murphy, na empresa Koru Kids, que terá beneficiado de apoios financeiros recentes anunciados pelo Governo a infantários e cuidados infantis.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados