Santa Maria e São José asseguram urgências metropolitanas de Gastro e Urologia

© Facebook/Hospital-de-São-José

Os hospitais de Santa Maria e São José, em Lisboa, são os que vão assegurar, a partir de segunda-feira, a urgência metropolitana nas especialidades de Gastrenterologia e Urologia, alternando a cada semana no período noturno.

Segundo anunciou hoje a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), entre as 08:00 e as 20:00 a urgência na Área Metropolitana de Lisboa (AML) destas duas especialidades funciona diariamente, em presença física, tanto em Santa Maria como em São José, mas à noite (20:00/08:00) será em regime rotativo, com a Gastrenterologia em regime de prevenção e a Urologia em presença física.

Na Urologia, o polo que não estiver ativo no horário noturno mantém-se contudo de prevenção, em apoio aos doentes internados e aos que se encontrem na urgência externa do respetivo hospital, até às 20:00, sob responsabilidade desta especialidade.

Os municípios que compõem a Área Metropolitana de Lisboa são 18, agrupados em duas sub-regiões: Grande Lisboa e Península de Setúbal.

No início de março, a DE-SNS apresentou a reorganização da rede de urgências de pediatria dos hospitais de Lisboa e Vale do Tejo, mas acabou por não concretizar a reorganização das urgências metropolitanas em Gastrenterologia e Urologia, o que fez hoje.

Na pediatria, desde 01 de abril que os serviços de urgência dos hospitais S. Francisco Xavier (Lisboa), Beatriz Ângelo (Loures) e do Centro Hospitalar do Oeste encerram à noite.

Em vigor desde o inicio de fevereiro está igualmente a Rede Nacional de Serviços de Urgência de Psiquiatria da infância e adolescência, que inclui três equipas de urgência designadas por Norte, Centro e Região de Lisboa e Vale do Tejo, Região do Alentejo e Região do Algarve.

Esta reorganização na Psiquiatria da Infância pressupõe a presença física de uma equipa dedicada sete dias por semana, das 08:00 às 20:00, sendo a última admissão às 19:00.

No período noturno, as crianças e jovens são avaliadas e orientadas pelas urgências pediátricas gerais que, em função da sua natureza, referenciam os casos para atendimento urgente ou programado.

Relativamente às urgências de Psiquiatria, a direção executiva avançou também para uma reorganização destes serviços no país, mantendo a presença física noturna no Porto, Lisboa e Coimbra e aumentando as respostas diurnas em Guimarães, Viana do Castelo e Cascais.

Já em dezembro, tinha igualmente sido anunciada a partilha de recursos entre vários hospitais para garantir a normalidade dos serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia durante os períodos de Natal e Ano Novo, um funcionamento em rede que ainda se mantém.

Últimas do País

O Presidente da República considerou hoje que é fundamental resolver o problema do estatuto dos bombeiros sapadores, mas criticou o uso de tochas e petardos e a queima de pneus nas suas manifestações.
O Conselho Superior da Magistratura (CSM) deliberou hoje ser “intempestiva a intervenção do Conselho” relativa à queixa sobre o alegado uso de inteligência artificial num acórdão da Relação de Lisboa, mas considerou urgente uma reforma legislativa sobre a matéria.
A Polícia Judiciária deteve, no norte do país, um homem procurado pelas autoridades da Argentina por suspeita de abuso sexual, durante dois anos, de uma menor com quem vivia, anunciou hoje aquela autoridade judicial.
A Polícia Judiciária (PJ), em cooperação internacional com o Corpo Nacional de Polícia de Espanha, deteve um cidadão estrangeiro, na zona norte do país, por alegado envolvimento em criminalidade altamente organizada, foi hoje anunciado.
Os alunos do 8.º ano das escolas portuguesas estão pior a Matemática e a Ciências, segundo um estudo internacional que mostra que a maioria dos jovens não gosta de aprender Matemática, o que prejudica os seus resultados académicos.
As associações socioprofissionais representativas de oficiais, sargentos e praças defenderam hoje que as medidas do Governo para inverter o ciclo de redução de efetivos são "paliativos" e que a realidade é diferente dos "discursos" do minsitro da Defesa.
O presidente do Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC) revelou hoje que, no primeiro semestre de 2024, 80% das 277 comunicações judiciais feitas pela agência foram arquivadas, sendo mais de metade dessas comunicações relacionadas com autarquias.
Representantes dos diretores escolares, do público e privado, defenderam hoje a preservação da autonomia das escolas para decidir sobre a utilização dos telemóveis, um tema que preocupa várias associações, mas sem consenso sobre a melhor resposta.
A PSP vai comunicar ao Ministério Público o protesto de hoje dos bombeiros sapadores junto à sede do Governo, em Lisboa, por não ter sido comunicada às autoridades e por utilização ilegal de petardos, anunciou aquela polícia.
O Governo suspendeu a reunião negocial com representantes dos bombeiros sapadores agendada para hoje, por considerar não estarem reunidas condições de segurança devido à manifestação em curso no exterior.