Guarda Costeira dos EUA encontra campo de destroços perto do Titanic

© Facebook/OceanGateExped

A Guarda Costeira norte-americana anunciou hoje ter encontrado um campo de destroços perto do Titanic, quando os socorristas procuram o submersível desaparecido com cinco pessoas a bordo.

Numa publicação na rede social Twitter, a Guarda Costeira indicou que os destroços foram localizados por uma embarcação submarina perto do Titanic.

A publicação da Guarda Costeira no Twitter não deu pormenores, como por exemplo, se as autoridades acreditam que os destroços estão ligados ao submersível Titan, que estava numa expedição para ver os destroços do Titanic.

“Os peritos [norte-americanos e canadianos] estão agora a analisar esta informação”, que será hoje à tarde razão para uma conferência de imprensa em Boston, no nordeste dos Estados, lê-se na publicação no Twitter.

A busca ultrapassou a marca crítica de 96 horas na quinta-feira, quando o ar respirável poderia ter-se esgotado.

A Guarda Costeira norte-americana, apoiada por vários aviões e navios, intensificou hoje as buscas para tentar retirar os cinco tripulantes.

Já se esgotaram as 96 horas que se estimava existirem para manter o oxigénio para os cinco tripulantes do Titan, que desapareceu no domingo no Atlântico Norte numa viagem aos destroços do navio Titanic.

Contudo, especialistas reconhecem que essa é uma estimativa vaga e imprecisa e que o tempo de oxigénio pode variar substancialmente em função de várias variáveis.

As autoridades esperam que os sons subaquáticos, que continuam a ser monitorizados, possam ajudar a restringir as operações de busca, cuja área de cobertura foi expandida para vários milhares de quilómetros.

No entanto, os especialistas envolvidos na busca salientam diversos obstáculos, desde identificar a localização da embarcação, até alcançá-la com equipamentos de resgate, até trazê-la à superfície — supondo que ela ainda esteja intacta.

Entre os cinco tripulantes do submersível estão dois cidadãos paquistaneses, pai e filho (o empresário Shazada Dawoo e o filho Suleman), tendo um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Paquistão afirmado que os diplomatas do país nos Estados Unidos e no Canadá estão a acompanhar os desenvolvimentos na busca do Titan.

“Estamos confiantes de que este assunto será tratado com eficácia pelas autoridades locais”, disse o porta-voz do ministério, Mumtaz Zahra Baloch, numa conferência de imprensa em Islamabade.

Foi o primeiro comentário oficial do Governo paquistanês desde o desaparecimento do submersível.

“Não gostaríamos de especular sobre as circunstâncias deste incidente e também gostaríamos de respeitar os desejos da família Dawood de que a sua privacidade seja respeitada”, acrescentou.

Os Dawood são membros de uma das famílias mais proeminentes do país.

A empresa da família, Dawood Hercules Corp, com sede em Karachi, está envolvida, entre outros, em setores como a agricultura, petroquímica e infraestruturas de telecomunicações.

Últimas do Mundo

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, considerou hoje "uma vergonha" a Marcha do Orgulho Gay, que reuniu no sábado nas ruas de Budapeste dezenas de milhares de pessoas, apesar da proibição da polícia.
A Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), reunida esta semana no Porto, pediu hoje "atenção internacional urgente" para o rapto, deportação e "russificação" de crianças ucranianas.
Mais de 50.000 pessoas foram deslocadas temporariamente na Turquia devido a incêndios florestais que têm afetado as províncias de Esmirna, Manisa (oeste) e Hatay (sudeste), anunciou esta segunda-feira a Agência Turca de Gestão de Catástrofes (AFAD).
A Força Aérea polaca ativou todos os recursos disponíveis no sábado à noite durante o ataque russo ao território ucraniano, uma vez que a ofensiva russa afetou territórios próximos da fronteira com a Polónia.
O Papa Leão XIV pediu hoje orações pelo silêncio das armas e pelo trabalho pela paz através do diálogo, durante a oração do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Um ataque massivo da Rússia com 477 drones e 60 mísseis, na noite de sábado, causou a morte de um piloto da Força Aérea e seis feridos na cidade ucraniana Smila, denunciou hoje o Presidente da Ucrânia.
A constante ligação aos ecrãs e a proliferação de métodos de comunicação estão a conduzir a dias de trabalho intermináveis com interrupções constantes, com graves consequências para a saúde mental e física, alertam especialistas e vários estudos recentes.
A associação de empresas de energia de Espanha (Aelec), que integram EDP, Endesa e Iberdrola, atribuiu hoje o apagão de abril à má gestão do operador da rede elétrica espanhola no controlo de flutuações e sobrecarga de tensão.
As companhias aéreas europeias, americanas e asiáticas suspenderam ou reduziram os voos para o Médio Oriente devido ao conflito entre Israel e o Irão e aos bombardeamentos dos EUA contra este último país.
O comandante chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Oleksandr Sirski, assegurou este domingo que as tropas ucranianas conseguiram travar o avanço russo na região nordeste de Sumi, recuperando a localidade de Andriivka e avançando na zona de Yunakivka.