Temperatura do ar atinge máximo histórico de 39.1ᵒ C na ilha da Madeira

© D.R.

A temperatura máxima do ar na ilha da Madeira atingiu 39.1ᵒ Celsius na terça-feira, 27 de junho, o valor absoluto mais alto desde que há registos no arquipélago, indicou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Como consequência do tempo excecionalmente quente que está afetar a Madeira, desde o dia 26 de junho [segunda-feira], foram atingidos valores extremos de temperatura máxima do ar à superfície, tendo sido batidos alguns recordes, quer em relação ao mês de junho, quer em relação ao ano (extremo absoluto)”, refere o IPMA em comunicado.

Assim, na terça-feira, foi registado um novo valor absoluto de 39.1ᵒ C na estação meteorológica da Quinta Grande, na zona oeste da ilha, ultrapassando o anterior valor de 39.0ᵒ C, registado na estação meteorológica do Sanatório do Monte em 10 de agosto de 1976, uma estação clássica desativada em 1988.

“A temperatura máxima absoluta para a Madeira passa, agora, a ser de 39.1ᵒ C”, refere o IPMA.

Na terça-feira, foi registado também um novo extremo de temperatura máxima para o mês de junho na estação meteorológica do Aeroporto do Porto Santo – 31.3ᵒ C –, sendo que o valor anterior – 30.5ᵒ C – data de 14 de junho de 1983.

Em Santana, na costa norte da ilha da Madeira, foi registado igualmente um novo extremo de temperatura máxima para o mês de junho – 32.8ᵒ C –, datando o anterior recorde de 14 de junho de 1983.

Na estação do Observatório Meteorológico, no Funchal, o valor de temperatura máxima de 38.7ᵒ C, registado no dia 27 de junho, ultrapassou também o valor extremo de 38.5 ᵒC, verificado em 10 de agosto de 1976, constituindo um novo máximo absoluto.

“Importa ainda referir que esta situação de tempo excecionalmente quente resulta na ação conjunta de um anticiclone a nordeste do arquipélago dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, e de um vale depressionário entre o norte de África e a Península Ibérica”, esclarece o IPMA.

O comunicado adianta que esta configuração dos grandes centros de ação está na origem do transporte de massa de ar quente e seco até ao arquipélago da Madeira, sendo que a subsidência do ar, o vento local e a fisiografia das ilhas da Madeira e de Porto Santo conduzem a valores de temperatura do ar significativamente diferentes entre locais.

Por exemplo, a temperatura máxima no Caniçal, na extremidade leste da Madeira, não ultrapassou os 25.9ᵒ C e no Pico do Areeiro, nas montanhas sobranceiras ao Funchal, ficou-se pelos 24.4ᵒ C.

Na terça-feira, o IPMA colocou a costa sul da Madeira sob aviso vermelho devido ao tempo quente, ao passo que a costa norte, as regiões montanhosas e a ilha do Porto Santo estiveram sob aviso laranja.

Hoje está em vigor um aviso amarelo no arquipélago, com exceção das terras altas, que se encontram sem alertas.

Últimas do País

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu cerca de 25 quilos de cocaína "com elevado grau de pureza" no porto de Leixões, em Matosinhos, distrito do Porto, em contentores refrigerados provenientes do Uruguai, foi hoje anunciado.
A Universidade de Coimbra (UC) recebeu mais de dois mil alunos em mobilidade académica no ano letivo de 2024/2025, maioritariamente provenientes de Itália, Espanha e Brasil, revelou hoje o vice-reitor João Nuno Calvão da Silva.
A Fenprof enviou hoje uma carta aberta ao ministro acusando-o de desvalorizar o direito à manifestação, numa escola perante alunos “a quem deveria ser transmitido o valor da democracia e dos direitos que a sustentam”.
O número de jovens que saiu de uma casa de acolhimento para um estabelecimento prisional duplicou entre 2023 e 2024, com seis casos, revela o relatório de Caracterização Anual da Situação de Acolhimento das Crianças e Jovens (CASA) 2024.
O ex-fuzileiro Cláudio Coimbra, condenado por matar um PSP à porta de uma discoteca em Lisboa em 2022, foi hoje absolvido da acusação de tentar agredir um GNR também na noite lisboeta.
A GNR está a realizar hoje uma operação de fiscalização dirigida a trabalhadores agrícolas e ao seu transporte no concelho de Odemira, distrito de Beja, revelou fonte da força de segurança.
O número de inquéritos abertos pelo Ministério Público (MP) por suspeitas de criminalidade económico-financeira aumentou 69,6% entre 2023 e 2024, enquanto os inquéritos por cibercrime e violência conjugal diminuíram.
Um homem morreu hoje, após ter sido baleado no pescoço, em Rio Tinto, no concelho de Gondomar, revelaram à Lusa fontes da PSP e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje 64 suspeitos de pertencerem a um grupo transnacional organizado que terá conseguido ganhos de cerca de 14 milhões de euros através da prática de ‘phishing’.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia hoje uma operação de fiscalização com especial enfoque nas fronteiras terrestres e junto dos operadores vitivinícolas para reprimir a entrada e circulação irregular de vinho no mercado português.