Temperatura do ar atinge máximo histórico de 39.1ᵒ C na ilha da Madeira

© D.R.

A temperatura máxima do ar na ilha da Madeira atingiu 39.1ᵒ Celsius na terça-feira, 27 de junho, o valor absoluto mais alto desde que há registos no arquipélago, indicou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Como consequência do tempo excecionalmente quente que está afetar a Madeira, desde o dia 26 de junho [segunda-feira], foram atingidos valores extremos de temperatura máxima do ar à superfície, tendo sido batidos alguns recordes, quer em relação ao mês de junho, quer em relação ao ano (extremo absoluto)”, refere o IPMA em comunicado.

Assim, na terça-feira, foi registado um novo valor absoluto de 39.1ᵒ C na estação meteorológica da Quinta Grande, na zona oeste da ilha, ultrapassando o anterior valor de 39.0ᵒ C, registado na estação meteorológica do Sanatório do Monte em 10 de agosto de 1976, uma estação clássica desativada em 1988.

“A temperatura máxima absoluta para a Madeira passa, agora, a ser de 39.1ᵒ C”, refere o IPMA.

Na terça-feira, foi registado também um novo extremo de temperatura máxima para o mês de junho na estação meteorológica do Aeroporto do Porto Santo – 31.3ᵒ C –, sendo que o valor anterior – 30.5ᵒ C – data de 14 de junho de 1983.

Em Santana, na costa norte da ilha da Madeira, foi registado igualmente um novo extremo de temperatura máxima para o mês de junho – 32.8ᵒ C –, datando o anterior recorde de 14 de junho de 1983.

Na estação do Observatório Meteorológico, no Funchal, o valor de temperatura máxima de 38.7ᵒ C, registado no dia 27 de junho, ultrapassou também o valor extremo de 38.5 ᵒC, verificado em 10 de agosto de 1976, constituindo um novo máximo absoluto.

“Importa ainda referir que esta situação de tempo excecionalmente quente resulta na ação conjunta de um anticiclone a nordeste do arquipélago dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, e de um vale depressionário entre o norte de África e a Península Ibérica”, esclarece o IPMA.

O comunicado adianta que esta configuração dos grandes centros de ação está na origem do transporte de massa de ar quente e seco até ao arquipélago da Madeira, sendo que a subsidência do ar, o vento local e a fisiografia das ilhas da Madeira e de Porto Santo conduzem a valores de temperatura do ar significativamente diferentes entre locais.

Por exemplo, a temperatura máxima no Caniçal, na extremidade leste da Madeira, não ultrapassou os 25.9ᵒ C e no Pico do Areeiro, nas montanhas sobranceiras ao Funchal, ficou-se pelos 24.4ᵒ C.

Na terça-feira, o IPMA colocou a costa sul da Madeira sob aviso vermelho devido ao tempo quente, ao passo que a costa norte, as regiões montanhosas e a ilha do Porto Santo estiveram sob aviso laranja.

Hoje está em vigor um aviso amarelo no arquipélago, com exceção das terras altas, que se encontram sem alertas.

Últimas do País

O Ministério do Ambiente e Energia foi hoje alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária, na sequência das anteriormente efetuadas na empresa Transtejo, por suspeita de fraude na obtenção de subsídios, segundo fonte ligada ao processo.
A Inspeção-geral da Saúde está a analisar se há indícios de responsabilidade financeira em três conselhos de administração do hospital de Santa Maria, incluindo o que foi liderado pela ministra da saúde, Ana Paula Martins.
A Transtejo foi hoje alvo de buscas por suspeitas de fraude na obtenção de subsídios, estando em causa 17 milhões de euros, anunciou a Polícia Judiciária, indicando que a operação decorreu de um inquérito dirigido pela Procuradoria Europeia.
Portugal teve a segunda maior quebra no índice de produtividade do trabalho agrícola, de 10,7%, em 2025, tendo o indicador aumentado 9,2% na UE em comparação com o ano anterior, divulga hoje o Eurostat.
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou hoje para esquemas de recomendações de investimento fraudulentos em redes sociais, em particular em grupos de WhatsApp, que podem servir como um meio para manipulação de mercado.
Um homem de 29 anos foi detido hoje em Lisboa por suspeita de crimes de abuso sexual sobre uma mulher de 21 anos que se encontrava alegadamente em estado de embriaguez, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Três pessoas foram detidas e várias armas foram apreendidas hoje de manhã no âmbito de uma operação de prevenção criminal nas freguesias dos Olivais e Marvila, em Lisboa, disse à Lusa fonte da PSP.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu esta quarta-feira o aviso laranja emitido para seis distritos do norte e centro de Portugal continental devido à previsão de agitação marítima forte até sábado. O IPMA tinha emitido anteriormente aviso laranja até quinta-feira.
A ministra da Administração Interna admitiu hoje que “correu mal” nos aeroportos portugueses a introdução do novo sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários, mas recusou que seja da "exclusiva responsabilidade" da PSP.
Uma embarcação de pesca que se encontrava nas imediações conseguiu resgatar três dos sete tripulantes da embarcação, mas um deles não resistiu. Há ainda registo de quatro pescadores desaparecidos.