Obras nas arribas da Nazaré vão ser suspensas e ascensor retoma atividade no dia 15

© D.R.

O ascensor da Nazaré, que liga a praia ao Sítio, vai retomar o funcionamento entre 15 de julho e 18 de setembro, informou hoje a Câmara.

A reabertura do ascensor, cujo funcionamento se encontra suspenso desde 15 de março devido à obra de estabilização das arribas, “foi aceite pela Agência Portuguesa do Ambiente”, informou hoje o vereador do Trânsito e Mobilidade, Orlando Rodrigues.

A proposta da autarquia da Nazaré, no distrito de Leiria, era para que a agência (APA) suspendesse a obra de estabilização das arribas para que o ascensor pudesse retomar a atividade no dia 01 de julho.

“A APA apresentou uma contraproposta de que o ascensor funcione entre a partir do dia 15 e até ao dia 18 de setembro, e a Câmara optou por aceitar, tendo em conta as contingências da própria obra”, disse o vereador na sessão pública do executivo, considerando que o período acordado permite, “pelo menos, salvaguardar o período mais crítico em termos de mobilidade no concelho”.

A suspensão da atividade do ascensor estava inicialmente prevista para entre 15 de março e 16 de junho, mas a necessidade de alterações no projeto levou a APA a informar a autarquia de que a paragem daquele meio de transporte teria de ser prolongada por mais 99 dias, ou seja, até 21 de setembro.

Tal significaria a suspensão do funcionamento do ascensor por um total de 193 dias, parte dos quais nos meses de maior afluência a este equipamento.

Na proposta enviada à APA, a exigir a diminuição deste prazo, a autarquia sustentou que a paragem provocaria aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) da Nazaré “prejuízos nunca inferiores a 1,1 milhões de euros”, a que se somaria o investimento a realizar para assegurar transporte alternativo.

Os SMAS ficariam “em situação de insolvibilidade financeira, com impactos mais drásticos que os dos anos assolados pela pandemia de covid-19”.

De acordo com a informação prestada hoje pelo vereador, a par das obras efetuadas pela APA, junto aos carris do ascensor, estão a ser feitas intervenções da autarquia, entre as quais “a pintura interior e exterior das gares, a requalificação dos sanitários”, que implicará que o elevador retome o funcionamento “com obras a decorrer ainda na gare superior”.

Já depois de retomadas as obras da arriba, com o elevador novamente parado, a Câmara prevê avançar, em outubro, com “a requalificação de um anexo para melhorar as condições dos trabalhadores, a requalificação de um sistema de rega e dos canteiros ao longo da linha e a substituição das cadeiras do ascensor”.

Segundo Orlando Rodrigues, trata-se de um investimento de cerca de 120 mil euros.

A retoma do funcionamento do elevador, entre 15 de julho e 18 de setembro, obriga à interrupção da empreitada de estabilização das arribas da Nazaré, um investimento de 1.697.400 euros que inclui intervenções no Sítio da Nazaré, entre o ascensor e o Largo de Nossa Senhora da Nazaré, e na área superior ao túnel do ascensor.

A obra, da responsabilidade da APA, arrancou em janeiro, com uma duração estimada de oito meses, tendo a autarquia exigido que a paragem do ascensor ocorresse “durante um ou dois meses e sempre fora da época alta”.

O investimento era reclamado há décadas e será suportado em 85% por fundos comunitários, do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Últimas do País

Portugal continental registou hoje, entre as 00:00 e as 13:00, mais de 470 ocorrências associadas à depressão Martinho, maioritariamente queda de árvores, com principal incidência na Grande Lisboa, Área Metropolitana do Porto e Coimbra, segundo a Proteção Civil.
As operações no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, para Heathrow, em Londres, foram hoje retomadas, tendo sido apenas cancelado um voo, adiantou à Lusa fonte oficial da ANA – Aeroportos de Portugal.
A DECO PROteste alertou hoje para desigualdades no acesso ao medicamento em Portugal, apelando à revisão do sistema de comparticipação, que diz deixar desprotegidos cidadãos mais vulneráveis.
As matrículas para o ano letivo 2025/2026 arrancam a 22 de abril para o pré-escolar e primeiro ano do ensino básico e terminam a 22 de julho, com o ensino secundário, adiantou o Ministério da Educação.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, um homem de 48 anos, acompanhado de uma criança de seis, por suspeita de tráfico de menores e auxílio à imigração, foi hoje revelado.
As corporações de bombeiros voluntários vão passar a dispor de motociclos de emergência médica do INEM para uma deslocação mais rápida ao local do socorro, segundo um despacho hoje publicado em Diário da República.
Um rapaz de 16 anos que foi detido por suspeita de roubos a estudantes em Aveiro vai aguardar o desenrolar do processo em prisão preventiva, informou hoje a PSP.
A Federação Nacional dos Médicos considerou hoje que os diplomas promulgados pelo Presidente da República que alteram o regime de dedicação plena e as estruturas remuneratórias, impedem a recuperação, até 2027, dos 20% do poder de compra perdido.
A EMEL - Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa vai passar a fiscalizar o cumprimento do Código da Estrada, com uma brigada vocacionada para ‘tuk-tuk’ e TVDE, a partir de 01 de abril, anunciou hoje a câmara.
Um homem matou outro com recurso a uma arma branca na madrugada de hoje numa habitação em Óbidos, no distrito de Leiria, e feriu com gravidade outras duas pessoas, disse fonte da GNR.