12 Junho, 2024

Seis mortos e mais de 80 feridos em incêndio num lar em Milão

© D.R.

Seis residentes de um lar de idosos morreram e mais de 80 ficaram feridos num incêndio hoje, em Milão, no norte de Itália, disseram os bombeiros locais.

“Seis pessoas morreram e muitas outras foram levadas para o hospital por inalação de fumo. Os bombeiros resgataram dezenas de outros residentes”, indicou na rede social Twitter o corpo de bombeiros da capital da Lombardia, acrescentando que as causas do incêndio ainda não eram conhecidas.

De acordo com as agências de notícias italianas, 81 pessoas ficaram feridas, duas das quais em estado grave.

O autarca de Milão, Giuseppe Sala, que se deslocou ao local nas primeiras horas da manhã, explicou que, devido ao estado de saúde dos residentes, estes tiveram de ser retirados “um a um”.

“Podia ter sido pior, mas seis mortos continua a ser um número muito elevado e esperamos que não se juntem as duas pessoas hospitalizadas que estão numa situação delicada”, disse Sala.

O alarme foi dado pelo pessoal de serviço, o que permitiu conter as chamas, uma vez que apenas um quarto foi afetado, mas o problema foi o fumo que rapidamente se espalhou por toda o lar.

Dois doentes foram hospitalizados em código vermelho, o mais grave, enquanto os restantes apresentavam sintomas mais ligeiros.

Quanto às causas, “a principal hipótese é a de um incêndio acidental, mas tudo está por apurar”, explicaram os bombeiros aos meios de comunicação social.

A residência é propriedade do município e gerida pela cooperativa Proges, que controla 300 centros deste tipo em 11 regiões e acolhe idosos com diferentes níveis de dependência, mas sem necessidade de cuidados hospitalares.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados