Participantes da JMJ terão ajuda de aplicação para telemóveis

©Facebook\JMJ

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) lançou a aplicação móvel oficial do evento para telemóveis e ‘tablets’, em cinco idiomas, para “apoiar a orientação e logística dos participantes”, foi hoje anunciado.

A aplicação “Lisboa 2023” está disponível nos sistemas operativos Android (Google) e iOS (Apple).

De acordo com uma nota publicada no ‘site’ do evento, a ferramenta digital dispõe de uma agenda com a programação, de 01 a 06 de agosto, dos eventos centrais, do Festival da Juventude, da Cidade da Alergia e dos encontros Rise UP em tempo real.

A aplicação tem ainda um mapa que permite “de forma interativa localizar os diferentes eventos e visualizar os recintos e serviços de apoio (rede de restauração, bebedouros, casas de banho, postos de saúde, postos policiais, entre outros serviços)”.

Além do mapa e da agenda, também é disponibilizada uma secção — “Up2Pray” — com todos os conteúdos espirituais da JMJ, em particular as leituras e cânticos de todos os eventos centrais e áudios das orações diárias.

“Todos os inscritos na JMJ Lisboa 2023, como peregrinos, voluntários, clero ou media, deverão fazer o registo na aplicação ‘Lisboa 2023’ com recurso ao ‘QR Code’ da credencial, para terem acesso ao seu perfil de utilizador, com informação diversa”, sublinha.

Entre as várias informações disponíveis está “o pacote de alimentação escolhido, incluindo o ‘voucher’ digital, o setor em que está alocado no Campo da Graça, no Parque Tejo, o local onde será o Encontro Rise Up em que irá participar”.

“A aplicação será também o meio de comunicação preferencial da organização com os peregrinos para avisos de última hora e quaisquer lembretes, sendo para isso importante que todos ativem a receção de notificações”, acrescenta.

Mostrando-se comprometida com a sustentabilidade, a JMJ integrou na aplicação um Calculador de Pegada de Carbono, em que “os peregrinos inscritos podem, através de um questionário, entender o impacto da sua participação (…) ao nível de pegada de carbono”.

A aplicação móvel foi desenvolvida pela empresa de ‘software’ Bliss Applications e disponibilizada pela Altice, enquanto parceira tecnológica do evento.

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a edição deste ano da JMJ, com as principais cerimónias a terem lugar no Parque Eduardo VII e no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

Últimas do País

O Governo já procedeu aos primeiros pagamentos de apoios às zonas afetadas pela depressão Kristin, contabilizando cerca de 12.000 pedidos, dos quais 5.000 para reconstruir habitações e 3.500 de empresas, revelou hoje o primeiro-ministro.
A Polícia Judiciária realizou buscas na terça-feira nas instalações da Ordem dos Médicos (OM) em Lisboa, que entregou toda a documentação solicitada, confirmou hoje a instituição.
O rio Tejo registou uma subida considerável durante a noite, mantendo-se o alerta vermelho e a vigilância de pessoas e bens, com a chuva persistente a provocar muitos aluimentos de terras, indicou a Proteção Civil do Médio Tejo.
O Ministério Público (MP) e a Polícia Judiciária Militar estão a realizar esta quarta-feira, 11 de fevereiro, buscas em instalações da Força Aérea e da Marinha, no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Lisboa.
Mais de um milhão de utentes do SNS aguardavam uma consulta de especialidade e cerca de 264 mil esperavam por uma cirurgia no final de 2025, números que representaram um aumento das listas de espera face a 2024.
Licenciado em Enfermagem e ex-assessor governamental, o novo responsável da EMER 2030 assume funções com estatuto equiparado a direção intermédia.
A taxa de abandono precoce da educação e formação na Madeira aumentou ligeiramente em 2025, fixando-se em 9%, mais 0,4 pontos percentuais do que no ano anterior, anunciou hoje a Direção Regional de Estatística (DREM).
Um total de 39 mil clientes das redes eletrónicas continuou às 08:00 de hoje, sem abastecimento de energia elétrica em Portugal continental, devido a avarias, a maioria deles em zonas afetadas pela depressão, anunciou a empresa.
A chuva persistente das últimas horas está a aumentar o caudal dos rios na região Oeste, levanto a Proteção Civil a apelar à população para se afastar de zonas ribeirinhas devido ao elevado risco de cheias.
A vice-presidente da Câmara de Pombal, Isabel Marto, admitiu hoje que quase todas as casas no município têm danos devido à depressão Kristin, que há 15 dias atingiu gravemente este concelho do distrito de Leiria.