Participantes da JMJ terão ajuda de aplicação para telemóveis

©Facebook\JMJ

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) lançou a aplicação móvel oficial do evento para telemóveis e ‘tablets’, em cinco idiomas, para “apoiar a orientação e logística dos participantes”, foi hoje anunciado.

A aplicação “Lisboa 2023” está disponível nos sistemas operativos Android (Google) e iOS (Apple).

De acordo com uma nota publicada no ‘site’ do evento, a ferramenta digital dispõe de uma agenda com a programação, de 01 a 06 de agosto, dos eventos centrais, do Festival da Juventude, da Cidade da Alergia e dos encontros Rise UP em tempo real.

A aplicação tem ainda um mapa que permite “de forma interativa localizar os diferentes eventos e visualizar os recintos e serviços de apoio (rede de restauração, bebedouros, casas de banho, postos de saúde, postos policiais, entre outros serviços)”.

Além do mapa e da agenda, também é disponibilizada uma secção — “Up2Pray” — com todos os conteúdos espirituais da JMJ, em particular as leituras e cânticos de todos os eventos centrais e áudios das orações diárias.

“Todos os inscritos na JMJ Lisboa 2023, como peregrinos, voluntários, clero ou media, deverão fazer o registo na aplicação ‘Lisboa 2023’ com recurso ao ‘QR Code’ da credencial, para terem acesso ao seu perfil de utilizador, com informação diversa”, sublinha.

Entre as várias informações disponíveis está “o pacote de alimentação escolhido, incluindo o ‘voucher’ digital, o setor em que está alocado no Campo da Graça, no Parque Tejo, o local onde será o Encontro Rise Up em que irá participar”.

“A aplicação será também o meio de comunicação preferencial da organização com os peregrinos para avisos de última hora e quaisquer lembretes, sendo para isso importante que todos ativem a receção de notificações”, acrescenta.

Mostrando-se comprometida com a sustentabilidade, a JMJ integrou na aplicação um Calculador de Pegada de Carbono, em que “os peregrinos inscritos podem, através de um questionário, entender o impacto da sua participação (…) ao nível de pegada de carbono”.

A aplicação móvel foi desenvolvida pela empresa de ‘software’ Bliss Applications e disponibilizada pela Altice, enquanto parceira tecnológica do evento.

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a edição deste ano da JMJ, com as principais cerimónias a terem lugar no Parque Eduardo VII e no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

Últimas do País

A poucos dias da greve geral marcada para 11 de dezembro, o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEP) avisa que pode somar-se à paralisação caso não receba esclarecimentos urgentes da ministra da Saúde sobre o incumprimento do acordo firmado em agosto.
As pesquisas feitas no Google mais frequentemente em Portugal durante 2025 foram dominadas por temas como o Mundial de Clubes, o apagão, Papa Leão XIV e a tragédia do Elevador da Glória.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve na zona de Lisboa um homem de 51 anos, procurado pelas autoridades judiciárias de Moçambique por suspeita dos crimes de associação criminosa, branqueamento, falsificação de documento e abuso de confiança, foi hoje anunciado.
A PSP realizou uma Operação Especial de Prevenção Criminal no Martim Moniz, em Lisboa, tendo identificado um cidadão em situação irregular em Portugal, dois com droga para consumo e três com diligências judiciais pendentes.
A idade mínima para entrar na carreira de guarda prisional diminuiu para os 18 anos e a máxima aumentou para os 35, indicou o Ministério da Justiça, avançando que vão ser pagas as horas extraordinárias na totalidade a estes profissionais.
Uma infestação de ratos no Tribunal de Vila Franca de Xira está a forçar funcionários a abandonar algumas das salas instaladas em contentores, depois de terem sido encontrados vários animais mortos e um cheiro intenso que tornou impossível permanecer no local.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia anunciou hoje uma concentração junto à residência do primeiro-ministro no dia da greve geral e plenários nos aeroportos a 18 de dezembro, admitindo mais protestos em janeiro caso o Governo "nada altere".
A PSP de Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, deteve um jovem de 16 anos que se encontrava na posse de droga e de um sabre.
Mais de duas dezenas de cidadãos estrangeiros estavam a viver num imóvel sobrelotado no coração da cidade de Beja, revelou esta terça-feira a PSP.
O processo relativo à morte do estudante Manuel de Oliveira Gonçalves, conhecido por “Manu”, será apreciado em tribunal a partir de 26 de janeiro, no Tribunal Judicial de Braga. Estão já agendadas sessões adicionais para 4 e 18 de fevereiro e 4 de março.