Unidade de saúde averigua atividade do médico detido por extorsão em Avis

© Facebook da Polícia Judiciária

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), no distrito de Portalegre, vai desenvolver “procedimentos internos” para averiguar alegados crimes cometidos pelo médico detido pela Polícia Judiciária (PJ) em Avis por extorsão, foi hoje anunciado.

Num comunicado enviado à agência Lusa, a ULSNA, que gere os centros de saúde do distrito de Portalegre, indicou que “serão desenvolvidos os procedimentos internos no sentido de averiguar os factos ocorridos no âmbito da atividade do profissional”.

Segundo a ULSNA, esta unidade foi notificada das medidas de coação aplicadas ao clínico, com quem tem um contrato de prestação de serviços, no sábado, pelo Juízo de Competência Genérica de Fronteira do Tribunal Judicial da Comarca de Portalegre.

Manifestando-se disponível para colaborar com as autoridades, a instituição acrescentou que está a fazer “todos os esforços para manter a resposta de saúde à população do concelho de Avis”, onde o clínico prestava serviço.

O médico, de 42 anos, foi detido pela PJ, na quinta-feira, por suspeitas da prática de crimes de extorsão contra duas mulheres em Avis e, após primeiro interrogatório judicial, ficou suspenso de funções por determinação do tribunal.

A proibição de contactos e afastamento das áreas das vítimas, Avis e Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, foi outra medida de coação aplicada pelo juiz de instrução do Tribunal Judicial de Fronteira.

A PJ divulgou na sexta-feira, em comunicado, a detenção do homem, sem indicar que se tratava de um médico, adiantando que as vítimas são duas mulheres de 26 e 45 anos, “emocionalmente vulneráveis e conhecidas do suspeito”.

No mesmo dia, fontes da PJ e da ULSNA revelaram à Lusa que o homem suspeito de extorsão era médico no centro de saúde de Avis e que os alegados crimes foram praticados em contexto laboral.

“Os atos delituosos ocorreram nos últimos dois anos, período durante o qual lhes extorquiu mais de dezenas de milhares de euros, num contexto de ameaças constantes e claro abuso das suas dependências emocionais”, de acordo com o comunicado da polícia.

A fonte da PJ assinalou que a investigação policial apurou, para já, que o suspeito terá extorquido às vítimas cerca de 20 mil euros.

Últimas do País

Dez distritos do litoral do continente estão esta terça-feira sob aviso vermelho, até às 21h00, devido à agitação marítima forte, com ondas que podem chegar aos 14 metros, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Tribunal Central Criminal de Lisboa condenou hoje a 25 anos de cadeia, em cúmulo jurídico, o homem acusado por um triplo homicídio numa barbearia na Penha de França.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Estarreja, no distrito de Aveiro, um jovem de 18 anos suspeito de partilhar na Internet vídeos e fotografias contendo crianças em práticas sexuais com adultos.
Mais de 610 mil clientes da E-Redes estavam às 11:00 sem energia elétrica em Portugal continental, sendo Leiria, com cerca de metade dos clientes afetados, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, os distritos mais afetados, segundo a empresa.
A passagem da depressão Kristin causou hoje cerca de 2.600 ocorrências no continente, sobretudo queda de árvores e de estruturas e inundações, afetando principalmente os distritos de Leiria, Coimbra, Lisboa e Santarém, disse a Proteção Civil.
Uma pessoa morreu hoje em Vila Franca de Xira, Lisboa, após a queda de uma árvore em cima do automóvel em que seguia, na sequência do mau tempo, disse à Lusa fonte da proteção civil.
A GNR desmantelou uma fábrica clandestina de produção “massificada” de tabaco, em Vila Pouca de Aguiar, e deteve um homem de 47 anos, no âmbito de uma investigação que decorria desde setembro, foi hoje anunciado.
A Associação Protetora de Diabéticos de Portugal (APDP) recebeu 18.667 utentes no ano passado, mais 609 que em 2024, disponibilizando acompanhamento clínico e informações sobre a diabetes, revelaram hoje responsáveis da organização.
Cerca de 1.500 ocorrências foram registadas pela proteção civil entre as 00:00 e as 08:00 de hoje por causa do mau tempo, um número que deverá subir devido às muitas situações ainda não contabilizadas.
A Carris Metropolitana registou em 2025 um total de 194 milhões de passageiros transportados e sucessivos recordes de procura em todos os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), revelou esta terça-feira a empresa.