Unidade de saúde averigua atividade do médico detido por extorsão em Avis

© Facebook da Polícia Judiciária

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), no distrito de Portalegre, vai desenvolver “procedimentos internos” para averiguar alegados crimes cometidos pelo médico detido pela Polícia Judiciária (PJ) em Avis por extorsão, foi hoje anunciado.

Num comunicado enviado à agência Lusa, a ULSNA, que gere os centros de saúde do distrito de Portalegre, indicou que “serão desenvolvidos os procedimentos internos no sentido de averiguar os factos ocorridos no âmbito da atividade do profissional”.

Segundo a ULSNA, esta unidade foi notificada das medidas de coação aplicadas ao clínico, com quem tem um contrato de prestação de serviços, no sábado, pelo Juízo de Competência Genérica de Fronteira do Tribunal Judicial da Comarca de Portalegre.

Manifestando-se disponível para colaborar com as autoridades, a instituição acrescentou que está a fazer “todos os esforços para manter a resposta de saúde à população do concelho de Avis”, onde o clínico prestava serviço.

O médico, de 42 anos, foi detido pela PJ, na quinta-feira, por suspeitas da prática de crimes de extorsão contra duas mulheres em Avis e, após primeiro interrogatório judicial, ficou suspenso de funções por determinação do tribunal.

A proibição de contactos e afastamento das áreas das vítimas, Avis e Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, foi outra medida de coação aplicada pelo juiz de instrução do Tribunal Judicial de Fronteira.

A PJ divulgou na sexta-feira, em comunicado, a detenção do homem, sem indicar que se tratava de um médico, adiantando que as vítimas são duas mulheres de 26 e 45 anos, “emocionalmente vulneráveis e conhecidas do suspeito”.

No mesmo dia, fontes da PJ e da ULSNA revelaram à Lusa que o homem suspeito de extorsão era médico no centro de saúde de Avis e que os alegados crimes foram praticados em contexto laboral.

“Os atos delituosos ocorreram nos últimos dois anos, período durante o qual lhes extorquiu mais de dezenas de milhares de euros, num contexto de ameaças constantes e claro abuso das suas dependências emocionais”, de acordo com o comunicado da polícia.

A fonte da PJ assinalou que a investigação policial apurou, para já, que o suspeito terá extorquido às vítimas cerca de 20 mil euros.

Últimas do País

A PSP de Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, deteve um jovem de 16 anos que se encontrava na posse de droga e de um sabre.
Mais de duas dezenas de cidadãos estrangeiros estavam a viver num imóvel sobrelotado no coração da cidade de Beja, revelou esta terça-feira a PSP.
O processo relativo à morte do estudante Manuel de Oliveira Gonçalves, conhecido por “Manu”, será apreciado em tribunal a partir de 26 de janeiro, no Tribunal Judicial de Braga. Estão já agendadas sessões adicionais para 4 e 18 de fevereiro e 4 de março.
Cerca de 70 mil dos 414 mil utentes da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria não têm médico de família atribuído e a "situação mais expressiva acontece nos concelhos de Leiria e Ourém", revelou esta entidade.
A Polícia Judiciária (PJ), através da diretoria do Norte, deteve oito indivíduos no âmbito da operação denominada Puro Verde, por suspeitas de práticas de corrupção relacionadas com a produção de vinho verde.
Todos os acessos ao maciço central da Serra da Estrela, que tinham sido fechados pelas 17h00 de terça-feira devido à queda de neve, já estão desimpedidos, disse a Proteção Civil.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu hoje ao Hospital de São João, no Porto, onde foi operado a uma hérnia, o tratamento recebido, e enalteceu o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Uma mulher de 20 anos foi detida por suspeita de abuso sexual de crianças e pornografia de menores, sendo a vítima um menor de 13 anos que conheceu nas redes sociais, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Mais de uma em cada quatro turmas com alunos com necessidades educativas está sobrelotada, o que representa um aumento das escolas em incumprimento da legislação face ao ano passado, revela um inquérito da Fenprof.
O Presidente da República, operado na segunda-feira a uma hérnia encarcerada, terá alta dentro de aproximadamente uma hora, disse hoje a presidente do Hospital de São João, no Porto, onde o chefe de Estado está internado desde segunda-feira.