Pelo menos um morto em nova vaga de incêndios na Grécia

© D.R.

Um homem morreu num incêndio que começou a lavrar hoje na região de Prodromos, situada a noroeste de Atenas, na Grécia, enquanto os bombeiros continuam a combater o fogo naquela região pelo terceiro dia consecutivo.

Segundo as primeiras informações da televisão pública grega ERT, a vítima era um agricultor de 80 anos que tentou salvar os seus animais do incêndio e terá sufocado com o fumo.

Segundo os bombeiros, mais de cinquenta efetivos, 16 viaturas, dois aviões e um helicóptero já trabalham para extinguir o incêndio no local, embora os seus esforços estejam a ser dificultados pelos ventos fortes nesta região.

As autoridades da Proteção Civil emitiram hoje de manhã um alerta a avisar os habitantes de Prodromos e da praia de Saranti sobre uma eventual retirada preventiva para a região de Thisvi, 16 quilómetros a leste do local do incêndio. A medida atinge cerca de 500 pessoas.

Outro incêndio ocorreu na ilha de Eviam, onde 42 bombeiros e quatro aviões combatem as chamas.

Ao mesmo tempo, os bombeiros continuam a combater o incêndio declarado no sábado no nordeste da Grécia em “condições meteorológicas extremas”.

O porta-voz dos bombeiros, Yannis Artopoyou, explicou hoje aos meios de comunicação do país que existe um foco significativo de chamas a norte da cidade portuária de Alexandroupolis, localizada a cerca de 25 quilómetros da fronteira com a Turquia.

“Desde o início, lutamos contra condições climáticas extremas. É difícil combater o incêndio porque há muito vento”, disse Artopoyou.

O fogo teve o seu início no sábado, mas ainda sem razões conhecidas, queimando florestas e vegetação numa área rural do oeste da Trácia, perto de Alexandroupolis.

As forças de combate ao incêndio foram reforçadas na manhã de domingo com sete aviões e quatro helicópteros, juntando-se assim aos 176 bombeiros, 48 camiões tanque, quatro hidroaviões e dois helicópteros que trabalham desde sábado na extinção do fogo.

O incêndio destruiu casas, carros e uma igreja nas cidades de Aetochori e Pefka, informou a televisão ERT.

Pelo menos doze aldeias foram evacuadas no sábado por ordem das autoridades, que declararam uma “situação de emergência” em Alexandroupolis e arredores, enviando mensagens de alerta aos moradores da área para estarem prontos para deixarem as suas casas a qualquer momento.

Três idosos foram hospitalizados com problemas respiratórios devido ao fumo denso provocado pelo fogo. Sete bombeiros e um voluntário foram hospitalizados com ferimentos.

A Comissão Europeia anunciou já a mobilização de 56 bombeiros, 10 veículos de apoio e duas aeronaves, que chegarão hoje à Grécia para ajudar a combater uma nova vaga de fogos, de acordo com um comunicado do organismo europeu.

Além disso, uma equipa de bombeiros pré-deslocada por França já se encontra na Grécia, no âmbito do plano de preparação da UE para a época de incêndios florestais.

A assistência agora anunciada segue-se à resposta da UE à anterior ativação do Mecanismo de Proteção Civil da UE pela Grécia no mês passado, quando foram mobilizados nove aparelhos aéreos, 510 bombeiros e 117 veículos, bem como o serviço de cartografia por satélite do programa Copernicus, que continua a avaliar os danos no país.

Em julho, devido aos fortes ventos e ao calor extremo, um incêndio devastou quase 17.770 hectares em dez dias no sul da ilha de Rodes, um popular destino turístico no sudeste do Mar Egeu. Cerca de 20.000 pessoas, a maioria turistas, foram retiradas da ilha devido ao fogo.

No final de julho, o país experimentou a sua pior onda de calor, em relação ao mesmo período em outros anos, com temperaturas superiores a 40 graus Celsius em muitos lugares, segundo o Observatório Nacional de Atenas.

Últimas do Mundo

O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro recebeu hoje alta hospitalar após passar a noite internado e regressou à sua residência, onde se encontra em prisão domiciliária por incumprimento de medidas cautelares.
O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, condenado na semana passada a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, está com um problema renal e vai permanecer hospitalizado, anunciou hoje a unidade de saúde.
A polícia espanhola anunciou hoje a detenção de 19 pessoas suspeitas de homicídio e tortura a bordo de uma embarcação de migrantes do Senegal com destino às Canárias.
O tribunal de Estugarda, Alemanha, condenou hoje a prisão perpétua o autor dum ataque com faca na cidade de Mannheim, em 2024, que provocou a morte de um polícia durante uma manifestação anti-islâmica.
O novo sistema europeu de controlo de fronteiras externas para cidadãos extracomunitários vai entrar em funcionamento a partir de 12 de outubro em Portugal e restantes países do espaço Schengen, anunciaram hoje as autoridades.
Vestígios de ADN recolhidos em dois objetos encontrados perto do local do homicídio do ativista conservador Charlie Kirk correspondem ao do suspeito detido pelas autoridades, anunciou hoje o diretor do FBI, Kash Patel.
O alemão Christian Brückner, principal suspeito no caso do desaparecimento da criança ‘Maddie’ McCann, em 2007 numa estância balnear algarvia, recusou ser ouvido pela Polícia Metropolitana de Londres (‘Met’), informou hoje esta força policial.
Pelo menos 19 mulheres e crianças morreram após um autocarro ter caído a um rio em Zanfara, um estado no noroeste da Nigéria, avançou hoje a agência France-Presse (AFP).
André Ventura pediu a prisão de Pedro Sánchez, elogiou os confrontos em Múrcia e atacou a imigração em massa. Em Madrid, defendeu uma Europa “com menos imigrantes” e criticou ativistas pró-Gaza. Líder do CHEGA diz ter “orgulho tremendo” no que aconteceu em Espanha.
O funeral do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk, assassinado na quarta-feira, vai realizar-se a 21 de setembro no estado do Arizona, anunciou hoje a organização Turning Point, da qual era fundador.