13 Junho, 2024

Sessão de investidura de Feijóo em Espanha marcada para 26 e 27 de setembro

© facebook/NunezFeijoo

O debate de investidura do líder do Partido Popular (PP, direita), Alberto Núñez Feijóo, será realizado nos dias 26 e 27 de setembro, anunciou hoje a presidente do Congresso dos Deputados (parlamento espanhol), Francina Armengol.

A sessão plenária irá começar com a apresentação por parte de Feijóo do programa político de governo com o qual pretende obter a confiança do parlamento e ser eleito primeiro-ministro de Espanha.

Numa primeira votação, o líder do PP precisa de uma maioria absoluta, 176 votos, para ser eleito.

Caso não obtenha os votos necessários nesta primeira tentativa, será realizada uma segunda votação 48 horas depois, na qual o candidato precisa de alcançar uma maioria simples para ser nomeado chefe do Governo.

Na terça-feira, o Rei de Espanha, Felipe VI, indicou como candidato a primeiro-ministro o líder do PP, na sequência das eleições de 23 de julho, cabendo agora ao parlamento votar a investidura.

O monarca e chefe de Estado espanhol tomou a decisão depois de uma ronda de audiências, na segunda-feira e na terça-feira, com os partidos que conseguiram representação parlamentar.

O PP foi a força política mais votada nas eleições de julho, mas sem maioria absoluta no parlamento.

Após o anúncio da sua indicação, o líder do PP agradeceu ao Rei Felipe VI e prometeu um governo de “estabilidade e moderação” se conseguir ser eleito pelo parlamento.

“Daremos voz aos mais de 11 milhões de cidadãos que querem mudança, estabilidade e moderação com um governo que defenda a igualdade de todos os espanhóis”, escreveu Feijóo na rede social X (antigo Twitter), numa referência aos votos conseguidos nas eleições legislativas de 23 de julho pelo PP e às outras forças que já manifestaram apoio à sua investidura como primeiro-ministro pelo parlamento.

Neste momento, Feijóo conta com o apoio dos 137 deputados do PP, dos 33 do VOX  e dos dois da União do Povo Navarro (UPN) e da Coligação Canária (CC), num total de 172 votos.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados