Jovens do CHEGA discutem futuro da Europa na Academia Política de Verão

© Folha Nacional

O CHEGA organiza no início de setembro a terceira edição da Academia Política de Verão, dinamizada pela estrutura de juventude do partido, para discutir o futuro da Europa, a um ano das eleições europeias.

Numa nota divulgada, a coordenadora da estrutura que representa os jovens, Rita Matias, desafia os participantes a “refletir sobre o futuro do ‘velho continente’ e das instituições europeias”.

O tema desta edição, que decorrerá em Cascais, será “Quo Vadis Europa?” (‘Para onde vais Europa?’, numa tradução livre).

“Refletiremos durante três dias sobre que futuro queremos para a Europa e em que moldes se pode e deve operar a transformação que preconizamos”, refere a dirigente.

Rita Matias destaca “a pertinência” do tema, realçando que a União Europeia caminha “a passos largos para as eleições” de junho do próximo ano.

“Mas há uma razão mais profunda do que esta, é que boa parte da legislação aplicada no nosso país, ainda que disso não nos apercebamos, emana de Bruxelas e não de S. Bento”, sublinha.

A também deputada do CHEGA refere que a Academia Política de Verão “funcionará como uma simulação do Parlamento Europeu”, prevendo-se também trabalhos em grupo e ‘workshops’, e a elaboração de propostas.

De acordo com o programa, a Academia Política de Verão da Juventude CHEGA arranca, no primeiro dia, com uma visita à Assembleia da República.

A sessão de abertura, que vai decorrer na Sala do Senado do parlamento, vai contar com intervenções de Rita Matias e de outros dirigentes do partido, como os reitores da III Academia Política de Verão, Diogo Pacheco de Amorim e Ricardo Regalla.

O presidente do CHEGA, André Ventura também se dirige aos participantes na abertura desta iniciativa.

Ainda durante a tarde, está prevista uma palestra sobre “O futuro da direita europeia”, com a professora universitária Teresa Nogueira Pinto, e à noite a apresentação do livro “Tsunami – Trump, Trumpismo e a Europa”, do ex-presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Vasco Rato.

O segunda dia da III Academia Política de Verão do CHEGA conta com palestras do constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia (A Constituição Portuguesa, a União Europeia e o futuro), do advogado e professor universitário António Pinto Pereira (União Europeia: significado, contradições e futuro), do vice-presidente do CHEGA e do professor universitário José Bento da Silva (O aparente triunfo do pensamento mágico em política), além de ‘workshops’.

No último dia da iniciativa está prevista a simulação de uma sessão plenária do Parlamento Europeu, com intervenções do deputado e presidente da distrital de Lisboa do Chega, Pedro Pessanha, e do dirigente da Juventude do CHEGA Frederico Tropa, seguindo-se período de debate.

O encerramento fica a cargo de Rui Cardoso, dirigente da Juventude e diretor nacional da formação, António Tânger Corrêa, vice-presidente do CHEGA, e Pedro Pinto, líder parlamentar do CHEGA.

Últimas de Política Nacional

O presidente do CHEGA mostrou-se hoje disponível para voltar a candidatar-se a Presidente da República, apesar de não considerar a solução ideal, e indicou que o objetivo é apoiar um candidato que dispute a segunda volta.
O líder do CHEGA, André Ventura, anunciou hoje que voltará a ser candidato à presidência do partido no próximo congresso, que ainda não está marcado.
Liderados pela deputada e coordenadora nacional da Juventude do partido, Rita Matias, os jovens defenderam o legado de Kirk como símbolo da luta pela pátria, família e liberdade.
O CHEGA surge pela primeira vez na liderança das intenções de voto em Portugal, de acordo com o mais recente Barómetro DN/Aximage, publicado pelo Diário de Notícias.
O CHEGA reúne hoje à noite o seu Conselho Nacional, em Lisboa, para discutir as eleições presidenciais de janeiro de 2026, devendo a decisão ser anunciada até segunda-feira, de acordo com o líder do partido.
Ventura considera “indigno” o valor atualmente pago aos bombeiros e vai propor um aumento para cinco euros por hora, juntamente com reformas na Proteção Civil e medidas para o combate aos incêndios.
Enquanto os portugueses contam os trocos no supermercado, o Governo continua de braços cruzados. O preço do cabaz alimentar sobe como nunca, por isso, o CHEGA exige medidas concretas, porque comer deixou de ser um direito e passou a ser um luxo.
António Capelo, antigo mandatário do Bloco de Esquerda, encontra-se acusado de assédio sexual — uma situação que, segundo o CHEGA, tem merecido escassa atenção por parte da comunicação social, apesar de Capelo surgir num vídeo de campanha do candidato Manuel Pizarro.
O Presidente do CHEGA, André Ventura, anunciou hoje que vai pedir uma reunião ao primeiro-ministro para definir as "linhas mestras" do próximo Orçamento do Estado e defendeu a antecipação da entrega do documento no parlamento.
A Assembleia da República manifestou hoje o seu pesar pelo "trágico acidente" com o elevador da Glória, agradeceu "a abnegação e o espírito de serviço" das equipas de socorro e manifestou solidariedade à cidade de Lisboa.