Novo iPhone 15 com porta de carregamento universal e melhores ‘chips’ e câmaras

A Apple cedeu e o seu novo ‘smartphone’ iPhone 15, apresentado, integra as novas regras europeias para carregadores universais, com uma entrada USB-C, contemplando ainda processadores mais rápidos e melhores câmaras.

© D.R

“O USB-C tornou-se o padrão universalmente aceite”, reconheceu Kaiann Drance, vice-presidente do grupo californiano, durante o evento anual de marketing organizado três meses antes das férias de final de ano.

A porta universal não é um dos tipos de inovações tecnológicas que a Apple gosta de destacar, mas Bruxelas exigiu que os fabricantes de eletrónica equipassem todos os novos ‘smartphones’, ‘tablets’ e câmaras com uma porta USB-C até ao final de 2024.

“Agora, o mesmo cabo pode carregar o seu Mac (computador), iPad (‘tablet’), iPhone e até mesmo seus AirPods pro (auscultadores de ouvido sem fio) de segunda geração”, acrescentou Kaiann Drance.

“Se a bateria dos seus AirPods estiver muito fraca, ou do seu Apple Watch (relógio), pode carregá-los diretamente do seu iPhone”, acrescentou.

Os líderes da Apple revelaram esta terça-feira quatro novos iPhones com, como todos os anos, telas mais brilhantes, câmaras fotográficas mais sofisticadas e processadores mais avançados.

Nos preços divulgados pela empresa em dólares, o modelo básico, o iPhone 15, será comercializado a partir de 800 dólares (cerca de 745 euros), o mesmo preço do iPhone 14 apresentado há um ano.

O modelo profissional mais caro, o iPhone 15 Pro Max, custará pelo menos 1.200 dólares (cerca de 1.100 euros), ou 100 dólares (cerca de 93 euros) a mais do que seu equivalente anterior.

A integração mais ampla da porta USB-C representa uma pequena revolução para o ecossistema de produtos e serviços da Apple, que é difícil de integrar com outros sistemas, apesar de alguns computadores da marca já incluírem esta entrada.

A Apple tentou-se opor a esta medida da União Europeia (UE), argumentando que “sufocaria a inovação” e “prejudicar os consumidores”, mas Bruxelas defendeu que se trata de facilitar a vida do cliente e reduzir a quantidade de lixo eletrónico criado à medida que os carregadores se tornam obsoletos.

Espera-se que a medida poupe aos consumidores europeus 250 milhões de euros por ano.

Na apresentação intitulada ‘Wonderlust’, combinação de “quero viajar” e “maravilha”, os executivos da Apple apresentaram as novas características técnicas dos seus aparelhos, após um trimestre dececionante para as vendas do iPhone, com uma queda no seu volume de negócios homólogo (-1,4%), para 81,8 mil milhões de dólares (cerca de 76,2 mil milhões de euros).

A primeira metade da apresentação foi dedicada a novos relógios, incluindo o Apple Watch Series 9, o “primeiro produto neutro em carbono” do grupo, segundo Lisa Jackson, vice-presidente responsável pelo meio ambiente.

Últimas do Mundo

O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou hoje que o homólogo da Venezuela, Nicolás Maduro, foi capturado e retirado à força do país, depois de os Estados Unidos terem realizado um “ataque em grande escala” no país.
Uma mulher de nacionalidade portuguesa está entre os feridos do incêndio num bar da estância de ski de Crans Montana, na Suíça, existindo ainda uma outra desaparecida, avançou à Lusa o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
Na sequência de um endurecimento da política migratória, a Polónia procedeu, em 2025, à execução de aproximadamente 2.100 ordens de deportação, um aumento significativo face ao ano anterior, assumindo como prioridade o cumprimento da lei e a defesa da ordem pública.
O incêndio num bar da estância de esqui de Crans-Montana, na Suíça, durante a noite de Passagem de Ano, provocou a morte de cerca de 40 pessoas e feriu aproximadamente outras 115, anunciou hoje a polícia do cantão de Valais.
O líder do hospital público de Macau revelou hoje que a região, que em 2024 já teve a mais baixa natalidade do mundo, registou em 2025 o menor número de nascimentos em quase 50 anos.
Os Estados Unidos (EUA) anunciaram novos ataques aéreos contra mais dois navios suspeitos de envolvimento no tráfico de droga, que causaram a morte de pelo menos cinco pessoas.
A companhia Eurostar anunciou hoje a retoma de todos os serviços de comboios entre o Reino Unido e a Europa continental, após uma suspensão de várias horas devido a problemas técnicos, mas alertou para possíveis interrupções.
O antigo primeiro-ministro malaio Najib Razak foi hoje condenado a 15 anos de prisão por corrupção no fundo de investimento estatal 1Malaysia Development Berhad (1MDB).
A Comissão Europeia aprovou o pedido do Governo português para reprogramar os fundos europeus do PT2030, bem como dos programas operacionais regionais do atual quadro comunitário de apoio.
A autoridade da concorrência italiana aplicou esta terça-feira uma multa de 255,8 milhões de euros à companhia aérea de baixo custo irlandesa Ryanair por abuso de posição dominante, considerando que impediu a compra de voos pelas agências de viagens.