Maria Miller estreia-se em convocatórias da seleção feminina de futebol

A futebolista Maria Miller foi hoje chamada pela primeira vez para a seleção portuguesa feminina, para o duplo compromisso com a Áustria, da Liga das Nações, numa lista que conta ainda com mais três regressos.

© Facebook da Seleção Nacional

O selecionador Francisco Neto promoveu a estreia da jovem jogadora do Sporting de Braga, de 20 anos, que se junta às suas colegas de equipa Mariana Azevedo e Carolina Mendes, de regresso às escolhas da equipa das ‘quinas’, tal como a benfiquista Jéssica Silva, após recuperar de uma lesão que a tinha afastado da estreia na Liga das Nações.

“Temos vindo a acompanhar a Maria Miller há muito tempo, faz parte da estrutura nas seleções de base. Tem feito um percurso nos sub-23, que é muito importante, e está a ter minutos no clube. Tem versatilidade, tanto pode jogar a central, como a médio. Faz todo o sentido, neste momento, trazer a Maria Miller para a vermos”, frisou o técnico.

A central Mariana Azevedo “está a ter um bom rendimento e fez todo o sentido trazê-la”, estando de volta “pelo mérito e momento”, enquanto as experientes futebolistas Carolina Mendes e Jéssica Silva “são dois regressos importantes”, realçou o treinador.

“A seleção não é um espaço fechado. Muita gente falou de um processo de renovação, mas não é isso. Vêm, saem, voltam, é profissionalismo, em função dos adversários e das lesões. São dois regressos importantes, duas jogadoras que conhecem bem o estilo de jogo e a nossa dinâmica interna, que vêm ajudar a equipa a atingir os objetivos”, disse.

Por outro lado, destacam-se as saídas, em relação à derradeira convocatória, de Carole Costa, do Benfica, devido a lesão, como também as sportinguistas Bruna Costa e Joana Martins, e Nádia Gomes, que representa as norte-americanas do São Francisco Glens.

“Estamos a falar possivelmente de uma das jogadoras que, nos últimos anos, tem mais minutos na seleção nacional e no seu clube. Facilmente percebemos a importância da Carole no espaço de seleção e de clube. Para nós, é sempre uma perda grande, mas a nossa missão é ir preparando jogadoras, pois todas terão o seu momento. Quem está, vai estar apto para substituir a Carole, dentro da nossa dinâmica. Acreditamos muito nestas 25 jogadoras que aqui vão estar”, sublinhou Francisco Neto, sobre Carole Costa.

Depois de um desaire na visita à França (2-0) e de um triunfo na receção à Noruega (3-2), Portugal defronta agora, nas terceira e quarta jornadas do Grupo 2 da Liga A, a congénere austríaca, que empatou com as norueguesas e saiu derrotada com a França.

“A Áustria tem poucas futebolistas a disputar o campeonato interno, muitas jogam em grandes campeonatos como Alemanha, Inglaterra, Itália ou Estados Unidos. Por isso, é uma equipa muito competitiva, com muita estabilidade e que tem andado pelas fases finais ou luta até ao último momento para lá estar. Tem um trajeto muito próximo do que temos vindo a fazer. Teremos de estar ao mais alto nível”, alertou o selecionador.

O primeiro duelo está agendado para 27 de outubro, às 18:00 locais (17:00 em Lisboa), no Stadion Schnabelholz, na cidade austríaca de Altach, com a segunda partida quatro dias depois, em 31 de outubro, a partir das 18:15, em solo luso, no Estádio do Varzim.

Com duas rondas disputadas, Portugal ocupa a segunda posição do agrupamento, com três pontos, atrás da líder França, com seis, seguindo-se Áustria e Noruega, ambas com um ponto. O primeiro classificado apura-se para a ‘final four’, o segundo mantém-se na Liga A, o terceiro joga o ‘play-off’ de manutenção e o último é despromovido à Liga B.

Lista de 25 convocadas:

– Guarda-redes: Inês Pereira (Servette, Sui), Patrícia Morais (Sporting de Braga), Sierra Cota-yarde (Universidade de Arkansas, EUA).

– Defesas: Ana Borges (Sporting), Ana Seiça (Benfica), Catarina Amado (Benfica), Diana Gomes (Sevilha, Esp), Joana Marchão (Servette, Sui), Lúcia Alves (Benfica), Maria Miller (Sporting de Braga) e Mariana Azevedo (Sporting de Braga).

– Médias: Ana Rute (Sporting de Braga), Andreia Norton (Benfica), Andreia Jacinto (Real Sociedad, Esp), Andreia Faria (Benfica), Carolina Mendes (Sporting de Braga), Dolores Silva (Sporting de Braga), Fátima Pinto (Sporting), Francisca Nazareth (Benfica) e Tatiana Pinto (Brighton, Ing).

– Avançadas: Ana Dias (Zenit São Petersburgo, Rus), Ana Capeta (Sporting), Diana Silva (Sporting), Jéssica Silva (Benfica) e Telma Encarnação (Marítimo).

Últimas de Desporto

Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na ‘luta’, na terceira jornada do Grupo A1.
O português Francisco Ordonhas sagrou-se hoje campeão europeu júnior de surf, depois de ter chegado à final do Pro Junior Raso, na Corunha, em Espanha, segunda e última etapa do Pro Junior europeu.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu múltiplas fraturas do rádio do braço direito, na sequência de uma queda sofrida nos treinos livres do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mas uma eventual operação só acontecerá em Portugal.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).
O canoísta Rui Lacerda conquistou hoje a medalha de bronze na prova de C1 dos mundiais de maratonas da Croácia, o segundo pódio luso em Metkovic.
Portugal somou hoje a sétima medalha nos Jogos Paralímpicos Paris2024, igualando o resultado de Pequim2008, com Carolina Duarte a arrecadar o bronze nos 400 metros, num dia em a natação conseguiu três finais e a canoagem uma.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) lamentou hoje ter tido uma qualificação e uma corrida sprint duras no Grande Prémio de São Marino de MotoGP, 13.ª ronda do Campeonato do Mundo, que terminou na 15.ª posição.
O português Miguel Monteiro sagrou-se hoje campeão paralímpico do lançamento do peso F40 nos Jogos Paris2024, com um lançamento a 11,21 metros, marca que constitui novo recorde da competição.
O canoísta português Messias Baptista sagrou-se hoje campeão do mundo em K1 200 metros, arrecadando a segunda medalha de ouro para Portugal nos Mundiais que decorrem em Samarcanda, no Uzbequistão.
O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) terminou hoje a quarta etapa da Volta a Espanha em terceiro lugar, que lhe permite subir à segunda posição da classificação geral, agora liderada por Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), vencedor da tirada.