Gianni Infantino confirma que Mundial2034 será realizado na Arábia Saudita

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, confirmou esta terça-feira na sua conta na rede social Instagram que o Mundial2034 de futebol será realizado na Arábia Saudita, país cuja candidatura apresentou a declaração de interesse para organizar a competição.

© Facebook da FIFA (Gianni Infantino)

“O maior espetáculo do planeta será organizado pelo Canadá, México e Estados Unidos em 2026 na América do Norte e Central. As próximas duas edições do Mundial serão realizadas em África (Marrocos) e na Europa (Portugal e Espanha) — com três partidas disputadas na América do Sul (Argentina, Paraguai e Uruguai) – em 2030, e na Ásia (Arábia Saudita) em 2034. Três edições, cinco continentes e 10 países envolvidos no torneio. Isso é tornar o futebol verdadeiramente global, escreveu Infantino.
O presidente da FIFA acredita que “o futebol une o mundo como nenhum outro desporto”, que o Mundial “é a vitrina perfeita para uma mensagem de unidade e inclusão” e que também oferece “uma ilustração importante de como diferentes culturas se podem unir e aprender a entender melhor uns aos outros”.
Para Infantino, a circunstância de vivermos num mundo “cada vez mais dividido e agressivo” mostra que o futebol “une como nada mais”, que “todos precisamos destas demonstrações de unidade” e que os próximos Mundiais fornecem uma “força única para o bem nesse sentido”.
A FIFA já tinha confirmado que a Arábia Saudita era o único candidato a organizar o Campeonato do Mundo de futebol de 2034, horas depois de a Austrália ter oficialmente abandonado a corrida.

Em comunicado, com a data limite para apresentar as candidaturas fixada para hoje, o organismo que rege o futebol mundial divulgou que a Arábia Saudita foi o único país a apresentar uma declaração de interesse para receber o Mundial de 2034.
No mesmo documento, a FIFA certificou igualmente que recebeu a declaração de interesse das federações de Portugal, Espanha e Marrocos em acolher e organizar a fase final do Mundial de 2030, tal como já tinha sido anunciado por esses organismos na segunda-feira.

O futebol saudita tem sido alvo de investimento no último ano, com vários jogadores e treinadores de renome a rumarem à liga local, incluindo o avançado Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa.

Últimas de Desporto

O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva, apesar de ter terminado o Grande Prémio de Las Vegas, 22.ª ronda da temporada, na quinta posição.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, depois de ter largado da 17.ª posição da grelha, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O ex-atleta Domingos Castro foi hoje eleito novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com 60,9% dos votos, batendo as listas de Paulo Bernardo e Fernando Tavares, que obtiveram 21,9% e 10,9%, respetivamente.
Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na ‘luta’, na terceira jornada do Grupo A1.
O português Francisco Ordonhas sagrou-se hoje campeão europeu júnior de surf, depois de ter chegado à final do Pro Junior Raso, na Corunha, em Espanha, segunda e última etapa do Pro Junior europeu.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu múltiplas fraturas do rádio do braço direito, na sequência de uma queda sofrida nos treinos livres do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mas uma eventual operação só acontecerá em Portugal.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).
O canoísta Rui Lacerda conquistou hoje a medalha de bronze na prova de C1 dos mundiais de maratonas da Croácia, o segundo pódio luso em Metkovic.
Portugal somou hoje a sétima medalha nos Jogos Paralímpicos Paris2024, igualando o resultado de Pequim2008, com Carolina Duarte a arrecadar o bronze nos 400 metros, num dia em a natação conseguiu três finais e a canoagem uma.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) lamentou hoje ter tido uma qualificação e uma corrida sprint duras no Grande Prémio de São Marino de MotoGP, 13.ª ronda do Campeonato do Mundo, que terminou na 15.ª posição.