Gianni Infantino confirma que Mundial2034 será realizado na Arábia Saudita

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, confirmou esta terça-feira na sua conta na rede social Instagram que o Mundial2034 de futebol será realizado na Arábia Saudita, país cuja candidatura apresentou a declaração de interesse para organizar a competição.

© Facebook da FIFA (Gianni Infantino)

“O maior espetáculo do planeta será organizado pelo Canadá, México e Estados Unidos em 2026 na América do Norte e Central. As próximas duas edições do Mundial serão realizadas em África (Marrocos) e na Europa (Portugal e Espanha) — com três partidas disputadas na América do Sul (Argentina, Paraguai e Uruguai) – em 2030, e na Ásia (Arábia Saudita) em 2034. Três edições, cinco continentes e 10 países envolvidos no torneio. Isso é tornar o futebol verdadeiramente global, escreveu Infantino.
O presidente da FIFA acredita que “o futebol une o mundo como nenhum outro desporto”, que o Mundial “é a vitrina perfeita para uma mensagem de unidade e inclusão” e que também oferece “uma ilustração importante de como diferentes culturas se podem unir e aprender a entender melhor uns aos outros”.
Para Infantino, a circunstância de vivermos num mundo “cada vez mais dividido e agressivo” mostra que o futebol “une como nada mais”, que “todos precisamos destas demonstrações de unidade” e que os próximos Mundiais fornecem uma “força única para o bem nesse sentido”.
A FIFA já tinha confirmado que a Arábia Saudita era o único candidato a organizar o Campeonato do Mundo de futebol de 2034, horas depois de a Austrália ter oficialmente abandonado a corrida.

Em comunicado, com a data limite para apresentar as candidaturas fixada para hoje, o organismo que rege o futebol mundial divulgou que a Arábia Saudita foi o único país a apresentar uma declaração de interesse para receber o Mundial de 2034.
No mesmo documento, a FIFA certificou igualmente que recebeu a declaração de interesse das federações de Portugal, Espanha e Marrocos em acolher e organizar a fase final do Mundial de 2030, tal como já tinha sido anunciado por esses organismos na segunda-feira.

O futebol saudita tem sido alvo de investimento no último ano, com vários jogadores e treinadores de renome a rumarem à liga local, incluindo o avançado Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa.

Últimas de Desporto

João Almeida (UAE Emirates) conquistou hoje a 64.ª Volta ao País Basco em bicicleta, tornando-se, com o maior triunfo da carreira, no primeiro português a vencer a prova, vencendo também a sexta e última etapa.
O piloto britânico Lando Norris (McLaren) venceu hoje o Grande Prémio da Austrália de Fórmula 1, prova de abertura do Campeonato do Mundo, e é o primeiro líder do Mundial de Pilotos.
O jornalista Francisco Alves Rito, líder da lista A, foi eleito na sexta-feira presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2025-2028, com um total de 755 votos.
Nuno Borges e Francisco Cabral colocaram hoje Portugal em vantagem sobre o Mónaco (2-1), ao vencerem o encontro de pares frente a Hugo Nys e Romain Arneodo na eliminatória de manutenção do Grupo Mundial 1 da Taça Davis.
Portugal terminou hoje em quarto lugar o Campeonato do Mundo de andebol, depois ser derrotado pela França, por 35-34, no jogo de atribuição da medalha de bronze, que decorreu em Oslo.
O envolvimento de Portugal na organização do Mundial2030 de futebol, juntamente com Espanha e Marrocos, vai gerar uma receita fiscal próxima de 400 milhões de euros (ME), segundo um estudo da consultora PwC.
Pedro Proença vai concorrer à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nas eleições de fevereiro de 2025, anunciou hoje o líder da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Associação de Ligas Europeias.
A portuguesa Patrícia Sampaio, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024, terminou hoje a competição de -78 kg na terceira posição, ao vencer no combate pela medalha a japonesa Shori Hamada, por ippon.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva, apesar de ter terminado o Grande Prémio de Las Vegas, 22.ª ronda da temporada, na quinta posição.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, depois de ter largado da 17.ª posição da grelha, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.