Paquistão diz ter situação controlada na fronteira com Afeganistão após saída de 180 mil afegãos

O Paquistão afirmou hoje que a situação na fronteira com o Afeganistão melhorou face às cenas de caos vividas nos últimos dias, quando milhares de afegãos praticamente derrubaram postos durante as expulsões forçadas de migrantes indocumentados ordenadas por Islamabad.

©D.R.

Mais de 180 mil afegãos regressaram ao país natal, disse à EFE uma fonte do Ministério do Interior do Paquistão que pediu anonimato, já que Islamabad deu menos de um mês para que os estrangeiros em situação irregular saíssem do país, período que terminou na quarta-feira.

“A situação na fronteira melhorou ao longo do tempo, à medida que as autoridades simplificaram o sistema de gestão e agora chegam menos refugiados afegãos”, disse à EFE Abdul Nasir, vice-comissário do distrito de Khybe.

No entanto, agências humanitárias denunciaram hoje que os afegãos que fogem do Paquistão para evitar a prisão e a deportação dormem ao ar livre, sem abrigo adequado, comida e água potável depois de cruzarem a fronteira para a terra natal.

Centenas de milhares de afegãos deixaram o Paquistão nas últimas semanas, enquanto as autoridades perseguem estrangeiros que dizem estar ilegalmente no país, batendo de porta em porta para verificar a documentação dos migrantes, de acordo com a AP.

Os afegãos deixam o Paquistão a partir de duas principais passagens de fronteira, Torkham e Chaman.

Os talibãs montaram campos do outro lado para as pessoas permanecerem enquanto esperam para serem transferidas para o local de origem no Afeganistão.

O embaixador afegão, Sardar Ahmad Shakib, disse à imprensa, citado pela EFE, que a situação na fronteira é “melhor do que nos dias anteriores”.

Durante uma viagem ao ponto fronteiriço, Shakib lamentou a decisão unilateral do governo paquistanês de expulsar migrantes irregulares, uma medida que Islamabad diz afetar cerca de 1,7 milhões de afegãos nesta situação.

“Pedimos ao Paquistão que se os afegãos tiverem de sair daqui, então devemos sentar-nos à mesa e encontrar uma solução”, disse, denunciando a medida repentina e o impacto causado em dezenas de milhares de pessoas que viviam no país há décadas.

O Papa Francisco lamentou hoje, no Vaticano, a situação dos “refugiados afegãos que encontraram refúgio no Paquistão, mas agora não sabem mais para onde ir”.

O Paquistão, que tal como outros países do Sul da Ásia não é signatário da Convenção das Nações Unidas sobre Refugiados de 1951, reconhece oficialmente a presença de 1,4 milhões de refugiados afegãos.

Últimas do Mundo

As perdas seguradas por catástrofes naturais atingiram em 2025 os 127.000 milhões de dólares (cerca de 106.681 milhões de euros), ultrapassando os 100.000 milhões de dólares pagos pelo setor segurador pelo sexto ano consecutivo.
Uma operação policial europeia que incluiu 18 países e foi liderada por Áustria, Portugal e Espanha impediu a entrada em circulação de cerca de 1,2 mil milhões de euros em notas e moedas falsas de várias divisas.
A Comissão Europeia propôs hoje a criação de uma aplicação para reportar casos de cyberbullying e instou os Estados-membros a desenvolverem uma abordagem comum para combater o fenómeno, que atinge uma em seis crianças.
As autoridades francesas lançaram hoje um apelo por testemunhas depois de terem acusado um ex-professor de 79 anos de violação agravada e abuso sexual contra 89 menores em vários países entre 1967 e 2022.
A Comissão Europeia adotou esta segunda-feira, medidas para impedir a destruição de vestuário, roupa, acessórios e calçado não vendidos, visando reduzir os danos ambientais na União Europeia (UE), que rondam 5,6 milhões de toneladas de emissões poluentes por ano.
As autoridades do Brasil e de Espanha desmantelaram uma rede criminosa que traficava cocaína escondida em tampos de mármore de mesas e lavatórios, anunciou hoje a polícia espanhola.
A Comissão Europeia notificou hoje a `gigante` tecnológica Meta de possíveis medidas cautelares para reverter a exclusão de assistentes de inteligência artificial (IA) terceiros do serviço de comunicações WhatsApp, considerando existir um abuso de posição dominante.
Centenas de portugueses estão hoje a convergir para o consulado de Portugal em Paris para votar na segunda volta das presidenciais, com vários a exercerem pela primeira vez o seu direito de voto, prevendo-se uma participação historicamente elevada.
Mais de 3.500 pessoas foram retiradas hoje de casa por precaução na Andaluzia, sul de Espanha, devido às chuvas intensas, com as autoridades a alertarem para o risco de transbordo de 14 rios na região.
O feito ocorreu na sexta-feira, quando Austin Appelbee realizava uma saída em 'paddle' e caiaque com a mãe e os irmãos ao largo de Quindalup, cerca de 250 quilómetros a sul de Perth, no estado da Austrália Ocidental.