21 Maio, 2024

Parlamento Europeu insiste na nomeação de candidato a presidente da Comissão

O Parlamento Europeu (PE) deverá aprovar, na quinta-feira, em Estrasburgo (França) uma proposta sobre a escolha do candidato ('Spitzenkandidat') a presidente da Comissão Europeia, insistindo numa escolha entre os cabeças de lista dos grupos políticos.

© D.R.

A resolução não legislativa, da Comissão dos Assuntos Constitucionais do PE, apela a um acordo vinculativo entre o Parlamento e o Conselho Europeu sobre o chamado processo de candidato cabeça de lista para a eleição do presidente da Comissão Europeia.

Os eurodeputados defendem que os candidatos cabeças de lista, juntamente com os presidentes dos partidos políticos europeus e dos respetivos grupos parlamentares, devem encetar negociações imediatamente após as eleições para apresentar um candidato comum, antes de o Conselho Europeu poder apresentar uma proposta.

As eleições europeias decorrem entre 6 e 9 de junho de 2024, após as quais será escolhido um novo presidente da Comissão Europeia.

Nesta sessão plenária, que decorre entre segunda e quinta-feira, o PE vai debater e votar um projeto de alterações das regras fundamentais da União Europeia, na sequência da Conferência sobre o Futuro da Europa.

O texto, elaborado na Comissão dos Assuntos Constitucionais por cinco correlatores que representam uma ampla maioria, propõe um sistema mais bicameral, além de conceder ao PE o pleno direito de iniciativa legislativa e o direito de colegislar sobre o orçamento de longo prazo da União Europeia.

Os relatores propõem ainda, no texto que é debatido na terça-feira e votado no dia seguinte, o aumento do número de decisões tomadas por maioria qualificada no Conselho.

Nos mesmos dias, os eurodeputados debatem e votam a redução do uso e do risco dos pesticidas, no rescaldo da aprovação, pelo executivo comunitário, da autorização do herbicida glifosato por mais dez anos.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados