China cria sistema de verificação ‘online’ de bilhetes de comboio para estrangeiros

A China Railway anunciou na terça-feira, a implementação, a partir da próxima semana, de um sistema 'online' de verificação de identidade para passageiros estrangeiros, facilitando o processo de aquisição de bilhetes de comboio para não nacionais.

© D.R.

Com o novo sistema, os estrangeiros podem completar a verificação de identidade ‘online’, introduzindo o nome, nacionalidade, número de passaporte, e submeter uma fotografia da página principal do passaporte para verificação manual.

Anteriormente, após a compra na Internet, os estrangeiros tinham de apresentar o passaporte no centro de serviços da estação de comboios para verificar a identidade.

O sistema deverá ser implementado na terça-feira, informou a empresa estatal de serviços de transporte ferroviário do gigante asiático.

A medida vem juntar-se a uma série de inovações lançadas nos últimos meses por Pequim para melhorar os serviços prestados aos estrangeiros e turistas no país.

A China anunciou, na semana passada que os cidadãos de Alemanha, Espanha, França, Itália e Países Baixos não vão precisar de visto para entrar no país se a estadia não exceder 15 dias.

Vários especialistas têm afirmado, em diferentes meios de comunicação social locais, que a morosidade dos procedimentos de pedido de visto e o preço dos bilhetes de avião são as principais razões pelas quais o turismo estrangeiro ainda não atingiu os níveis anteriores à pandemia de covid-19.

Também os serviços de pagamento eletrónico WeChat Pay e Alipay anunciaram em julho passado que os sistemas de pagamento vão estar disponíveis para os utilizadores estrangeiros que visitam a China, que por vezes têm dificuldade em pagar no país e em utilizar determinados serviços.

De acordo com o último censo da China, que se realiza a cada dez anos e foi publicado em 11 de maio de 2021, apenas 845.697 estrangeiros viviam no país, entre os 1,41 mil milhões de chineses contabilizados em novembro de 2020, representando apenas 0,06% da população.

Últimas do Mundo

Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.