Aeronave abatida ao largo da península do Sinai

Uma aeronave não identificada foi abatida ao largo da costa do Sinai egípcio, na fronteira com Israel, informou hoje um meio de comunicação egípcio próximo dos serviços secretos, bem como várias testemunhas.

©Facebook Israel Reports

 

“Um objeto voador por identificar foi abatido a dois quilómetros da costa de Dahab”, uma cidade costeira do Sinai, situada 150 quilómetros a sul da fronteira com Israel, informou o canal de televisão Al-Qahera News, admitindo poder tratar-se de um ‘drone’ (aparelho voador não tripulado).

“Ouvimos o estrondo de uma explosão vinda do mar e depois vimos um objeto estranho cair no mar”, disse uma das testemunhas à agência noticiosa France-Presse (AFP).

A península do deserto do Sinai é limitada a nordeste pela Faixa de Gaza e partilha a fronteira oriental com Israel.

O Egito, mediador histórico entre palestinianos e israelitas e detentor da única porta de acesso ao mundo a partir de Gaza que não está nas mãos dos israelitas, tem estado na linha da frente desde o sangrento ataque do Hamas ao território israelita, a 07 de outubro, e dos devastadores bombardeamentos de retaliação israelitas em Gaza.

Em meados deste mês, um ‘drone’ de “origem desconhecida” foi abatido pela força aérea egípcia ao largo da costa de Dahab, de acordo com uma fonte de segurança.

No final de outubro, seis pessoas ficaram feridas no Egito depois de dois ‘drones’ terem sido abatidos no Sinai.

O Egito afirmou na altura que os ‘drones’ tinham partido do “sul do Mar Vermelho”.

Nas últimas semanas, os rebeldes iemenitas Huthis intensificaram os ataques perto do estratégico estreito de Bab el-Mandeb, que separa a Península Arábica de África.

Os rebeldes iemenitas, apoiados pelo Irão, avisaram que vão atacar os navios que navegam no Mar Vermelho (ao largo da costa do Iémen) com ligações a Israel, em solidariedade com Gaza.

Vários mísseis e ‘drones’ foram abatidos por navios de guerra norte-americanos, franceses e britânicos que patrulham a zona.

Últimas do Mundo

Depois de ter perdido a primeira volta, José Antonio Kast protagonizou uma reviravolta eleitoral e foi eleito Presidente do Chile, impondo uma derrota clara à candidata comunista Jeannette Jara no segundo turno das presidenciais.
A liberdade de expressão mundial caiu 10% entre 2012 e 2024, um retrocesso comparável ao ocorrido com a Primeira Guerra Mundial, alertou hoje a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Quinze pessoas morreram e pelo menos 40 ficaram feridas num ataque armado durante uma festa judaica na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, informou na segunda-feira a polícia estadual numa atualização do balanço de vítimas.
A plataforma de arrendamento de alojamentos turísticos Airbnb terá de pagar uma multa de 64 milhões de euros em Espanha por causa da publicação de anúncios ilegais, anunciou hoje o Governo espanhol.
A polícia australiana considerou um “ato terrorista” contra a comunidade judaica o ataque com tiros na praia de Bondi, Sydney, que causou pelo menos 12 mortos.
Pelo menos duas pessoas morreram e oito ficaram feridas com gravidade num tiroteio ocorrido no campus da Universidade Brown, nos Estados Unidos, informou o presidente da câmara de Providence.
Mais de 40% do território espanhol está num processo de degradação devido à atividade humana que pode conduzir a desertificação, segundo o primeiro "Atlas da Desertificação em Espanha", elaborado por cientistas de diversas universidades e publicado recentemente.
O número de vítimas das inundações e deslizamentos de terra que atingiram a Indonésia subiu para 1.003 mortos e 218 desaparecidos, anunciou hoje a Agência Nacional de Gestão de Catástrofes.
Perante o colapso do sistema de asilo, o Governo britânico avançou com um método relâmpago: milhares de pedidos estão a ser aprovados sem entrevistas, apenas com base num questionário escrito. A oposição acusa Londres de “escancarar as portas” à imigração.
A cidade alemã de Salzgitter vai obrigar requerentes de asilo aptos para trabalhar a aceitar tarefas comunitárias, sob pena de cortes nas prestações sociais.