Bagdade denuncia “ato hostil” norte-americano após ataques a instalações militares

Bagdade denunciou hoje um "ato hostil" de Washington, após ataques americanos contra instalações militares pró-iranianas no Iraque, de acordo com um comunicado publicado pelo governo iraquiano.

© D.R.

Os ataques, que mataram pelo menos um elemento das forças de segurança durante a madrugada e feriram 18 pessoas, incluindo civis, “prejudicam as relações bilaterais” e representam “um ataque inaceitável à soberania iraquiana”, considerou o governo.

Fontes da segurança disseram que pelo menos um elemento de uma fação iraquiana pró-Irão foi morto e outros 24 ficaram feridos nos ataques a três locais no Iraque usados por estes grupos.

Os números foram divulgados horas depois de Washington ter anunciado ataques norte-americanos contra três instalações no Iraque, em resposta a um ataque contra bases norte-americanas em Erbil, no norte do país.

“As forças armadas norte-americanas realizaram ataques necessários e proporcionais em três instalações utilizadas pela [milícia xiita iraquiana] Kataeb Hezbollah e grupos afiliados no Iraque”, declarou o secretário da Defesa, Lloyd Austin, em comunicado.

A operação foi “uma resposta a uma série de ataques contra pessoal norte-americano no Iraque e na Síria por parte das milícias apoiadas pelo Irão, incluindo um ataque do Kateb Hezbollah (…) contra a base aérea de Erbil”, disse na mesma nota.

O Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) precisou que os bombardeamentos, tendo em conta as primeiras avaliações, destruíram as instalações visadas “e provavelmente mataram vários membros do Kateb Hezbollah”. O CENTCOM afirmou também não ter provas da existência de vítimas civis.

“Estes ataques destinam-se a responsabilizar os elementos diretamente responsáveis pelos ataques contra as forças da coligação no Iraque e na Síria e a diminuir a capacidade de prosseguir os ataques. Protegeremos sempre as nossas forças”, afirmou o comandante do CENTCOM, Michael Erik Kurilla.

Austin disse que o ataque da milícia em Erbil feriu três membros do pessoal dos EUA, um dos quais se encontra em estado crítico.

“Embora não procuremos uma escalada do conflito na região, estamos empenhados e totalmente preparados para tomar as medidas adicionais necessárias para proteger o nosso povo e as nossas instalações”, disse o chefe do Pentágono.

As autoridades iraquianas informaram que um drone carregado de explosivos tinha atacado uma base militar onde estão estacionadas tropas americanas e internacionais, perto do aeroporto de Erbil.

As tropas norte-americanas no Iraque e na Síria têm sido alvo de dezenas de bombardeamentos com drones e projéteis de milícias pró-iranianas, em resposta ao apoio de Washington a Israel na ofensiva contra o Hamas na Faixa de Gaza, na sequência dos ataques de 07 de outubro perpetrados pelo movimento islamita.

Últimas do Mundo

Mais de 3.500 pessoas foram retiradas hoje de casa por precaução na Andaluzia, sul de Espanha, devido às chuvas intensas, com as autoridades a alertarem para o risco de transbordo de 14 rios na região.
O feito ocorreu na sexta-feira, quando Austin Appelbee realizava uma saída em 'paddle' e caiaque com a mãe e os irmãos ao largo de Quindalup, cerca de 250 quilómetros a sul de Perth, no estado da Austrália Ocidental.
Espanha recebeu 96,77 milhões de turistas em 2025, mais 3,21% do que em 2024 e um recorde nos registos do país, revelou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística espanhol (INE).
Com centenas de milhares de novos eleitores a entrar no censo nos próximos anos, os dados mostram que as regularizações estão a transformar-se, de forma silenciosa mas decisiva, em poder eleitoral.
Os emigrantes portugueses votaram em número recorde na primeira volta das presidenciais de 18 de janeiro, mas a abstenção mudou-se dos 96%, segundo os resultados da Administração Eleitoral.
Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.